PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,7b-15)(21/04/20)
.
Caríssimos, entendemos claramente a linguagem divina quando a acolhemos da mesma forma que o Senhor nos acolhe para nos comunicar as suas graças e nos fazer plenos do Seu amor e da Sua Santidade. Querer entender Deus da mesma forma que entendemos as suas criaturas; é querer submete-lo aos nossos critérios; ora, isso é impossível, porque o Senhor é infinito e somente a nossa obediência poderá acolhe-lo em nossas almas. (cf. Jo 14,23).
.
No Evangelho de hoje, Nicodemos, um dos doutores da Lei, procurou Jesus para ter uma conversa com Ele, pois estava imprecionado com o que dizia e realizava da parte de Deus, como ele mesmo reconheceu: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
.
Com efeito, essa abertura de coração que vemos em Nicodemos só é possível quando se ama a Deus sobre todas as coisas; isto porque somos apenas um sopro de vida e jamais poderemos exigir do Senhor qualquer explicação das desordens que nós mesmos causamos com os nossos pecados na obra da criação. Na verdade, nós é que precisamos nos arrepender e clamar a Sua Divina Misericórdia para voltarmos à prática do bem e à felicidade do seu convívio.
.
Portanto, caríssimos, peçamos ao Senhor Jesus um coração manso e humilde como o Seu para aprendermos com Ele a obediência perfeita sem a qual jamais poderemos agradar a Deus.
.
Destarte, como vimos nesse Evangelho que estamos meditando, Nicodemos procurou Jesus, não com o intuito de pô-lo à prova; mas, para se unir à Ele, porque na sua humildade reconhecera que Ele era realmente o Messias, o enviado de Deus.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.