PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,1-8)(20/04/20)
.
Caríssimos, no Evangelho de hoje ouvimos Jesus dizer: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito." Com isso, entendemos que o nosso Batismo é a porta de entrada no Reino de Deus.
.
Em outras palavras, isso significa que pelo Sacramento do Batismo o Espírito Santo nos gerou na ordem da graça para a vida eterna. Ou seja, do mesmo modo que Ele gerou Jesus no seio de Virgem Maria, também nos gerou no seio da Santa Igreja para vivermos como filhos e filhas de Deus, ressuscitados com Cristo.
.
São Paulo, na Carta aos Romanos, assim se expressou à esse respeito: "Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição." (Rm 6,3-5).
.
Destarte, caríssimos, oremos com a oração da bênção da água batismal feita durante a Vigília Pascal: "Senhor Nosso Deus: pelo vosso poder invisível, realizais maravilhas nos vossos sacramentos. Ao longo dos tempos, preparastes a água para manifestar a graça do Batismo. Logo no princípio do mundo, o vosso Espírito pairava sobre as águas, prefigurando o seu poder de santificar.
.
O vosso Filho, Jesus Cristo, ao ser batizado por João Batista nas águas do Jordão, recebeu a unção do Espírito Santo; suspenso na cruz, do seu lado aberto fez brotar sangue e água e, depois de ressuscitado, ordenou aos seus discípulos: «Ide e ensinai todos os povos e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28,19).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.