Servos da luz que ilumina, do sal que dá sabor, servos do amor. (Parte 5).
Mas, Jesus, sabendo disto, afastou-se daquele lugar. Uma multidão o seguiu e a todos Ele curou. Contudo, os advertiu para que não divulgassem suas obras. (Mat 12:15-16). Estes versículos fazem parte da passagem que disserta sobre algumas características do verdadeiro servo.
Continuando o nosso estudo vemos três características que a vinda de Jesus traz ao mundo: Não esmagará a cana rachada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencer a justiça. (Mat 12:20).
Ele começa dizendo: Não quebrará a cana rachada, a palavra do grego usada aqui é (συντριβω suntribo), que entre os seus significados tem o de: quebrar, esmagar, dilacerar o corpo de alguém ou destruir a força de alguém. Ou seja, Jesus jamais infundiu o medo em seus discípulos, Ele sempre primou por mostrar o caminho da verdade. Verdade que se mostra quando nos autoconhecemos, e este autoconhecimento nos leva ao verdadeiro arrependimento (μετανοια metanoia). Mudança de mente e direção.
Sendo assim a cana pode estar quebrada pelo peso da culpa, e não ser capaz de manter-se em pé. Mas o amor de Jesus o levanta infundindo-lhe bom ânimo, ou seja, a viva coragem aliada a paz do divino amor. Jesus não veio para tratar os fracos com orgulho, como um rei ou deus que se mantem distante dos seus, Ele veio para nos constranger com amor e compreensão.
Aqui ainda vemos dizer que Ele não apagará o pavio que fumega, o pavio pode ser débil e a luz não passar de uma penumbra. O mundo com sua opressão pode nos tornar débil e fraco, pois a nossa mente tende a valorizar os acontecimentos e os nossos atos ruins. Tornando o nosso testemunho débil e temeroso, fazendo com que a luz da nossa vida possa parecer só uma penumbra e não uma chama, mas Jesus não trouxe peso nem uma carga pesada Ele trouxe um jugo leve.
E aqui começamos a entender o que Ele disse: Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas. Pois meu jugo é bom e minha carga é leve”. (Mat 11:29-30). Como se faz belo saber que Jesus, não veio esmagar o fraco com mais peso, Ele não veio para apagar a chama débil, e sim para ajudá-la a tornar-se uma luz mais clara e potente.
E o mais precioso a respeito de Jesus é que Ele não é o grande desalentador e sim o grande alentador que trouxe ao mundo a verdadeira justiça, que num tempo certo virá para brindar a todos os seus. E assim deve-se agir todo aquele que se diz Cristão, levar a luz do amor, e a viva misericórdia que dá sabor a vida de outrem. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).