HÁ UM TEMPO PARA TUDO

           O Livro do Eclesiastes, no  seu capítulo três, logo no versículo primeiro, faz uma colocação surpreendente: Para  tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus.  A seguir relaciona algumas situações contraditórias, das quais destaco duas: Tempo para nascer e tempo para morrer, vers. 2 e Tempo par a calar e tempo para falar. vers.7b.
        
            Como o livro não elenca todas as situações possíveis, – nem seria necessário o fazer -, gostaria de apontar, – como possíveis de serem incluídas –, outras duas: 1ª Há um tempo para  sabedoria e outro para a profecia, e 2ª Há um tempo para ser sábio e entendido e outro para ser pequeno.
     
          Jesus, o mais sábio de todos os homens, teve alguns momentos em que não foi considerado sábio pelos seus discípulos, – até o contrário –: um primeiro momento foi quando se dirigiu para Jerusalém, sabendo lá estarem os fariseus predispostos e decididos a matá-lo e o segundo foi quando instituiu a transubstanciação do pão  do vinho, atitude pela qual foi rejeitado pela maioria de seus escandalizados discípulos, (bem como é rejeitado ainda hoje, neste aspecto, por muitos que ostentam o nome de cristãos). Para os atônitos discípulos talvez fosse mais difícil que para nós acreditar que Aquele que estava visível à sua frente, estivesse, também, no pão eno vinho.
         
          Para reforço da 2ª hipótese, – a favor de ser pequeno, eu citaria o louvor de Jesus ao Pai, contido em Mt 11, 25: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos. A favor de ser sábio e entendido, eu citaria a passagem do livro de Daniel 12,3: Os que tiverem sido inteligentes fulgirão com o brilho do firmamento e os que tiverem introduzido muitos (nos caminhos) da justiça luzirão, como as estrelas, com um perpétuo resplendor.
         
          
Confirma-se plenamente a sabedoria do Eclesiastes:  Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento.
         
          
Que significa tudo nas Escrituras? Nas Escritura "tudo" significa "tudo".
         

           Por oportuno: Jesus é o Senhor de tudo. Aceitá-lo como Senhor nos convém, enquanto é tempo.