E OS EVANGELICOS DISSERAM DAI-NOS UM REI

4 Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,

5 E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.

6 Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR.

7 E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

19 Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei. (I Sm. 8 4-7 e 19)

Aqui temos um breve resumo do que ocorreu ao povo de Israel quando pediram um rei ao Senhor. Na realidade os filhos de Samuel se perverteram, haviam sido colocados como juízes sobre o povo, mas como nos mostra o versículo 3:

Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

Seus filhos não tiveram a mesma vida de retidão dele, perverteram-se e aceitavam suborno, perverteram o direito pois se inclinaram para a avareza.

Então o povo queria um rei como tinham todas as outras nações.

Quando Samuel foi consultar a Deus este lhes disse que atenderia o desejo deles e assim foi feito. Ele ainda argumentou dizendo o que este rei farei com eles, como nos mostram os versículos 11 a 17.

11 E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os empregará nos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.

12 E os porá por chefes de mil, e de cinqüenta; e para que lavrem a sua lavoura, e façam a sua sega, e fabriquem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.

13 E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.

14 E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus servos.

15 E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais, e aos seus servos.

16 Também os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores moços, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.

17 Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de servos.

Deus lhes disse tudo o que aquele rei lhes faria, mas o povo estava decidido e no versículo 19 temos a confirmação:

Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.

O povo não quis ouvir a voz de Samuel que, na verdade era a voz do próprio Deus e disseram: mas haverá sobre nós um rei!

É certo que os filhos de Samuel, então juiz que governava o povo, se perverteram e o povo cansou de tudo aquilo, é certo que outras nações tinham um rei e o que na realidade eles queriam era um rei! Não importava o que ou ao que este rei os levasse, mas haverá sobre nós um rei!

E com certeza Deus lhes permitiu ter um rei, este foi Saul, e no capítulo seguinte conhecemos este rei em I Sm. 9.2:

Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.

Saul era alto, mais belo que todos os outros, aliás não havia em Israel alguém mais belo do que ele Alguém do jeito que o povo queria, que aparentava ser grande no tamanho, bonito, alguém do jeito que o povo queria, uma pessoa grande no tamanho.

Mas o povo queria um rei, não importavam as condições que este rei fosse impor, eles queriam um rei!

Todos que conhecem a história de Saul sabem as coisas que ele fez de certo e errado. Todo mundo erra na vida, todos cometemos erros em maior ou menor grau, erros são inevitáveis na vida, não há como escapar deles. Boa parte dos nossos erros cometemos por não termos seguido o conselho de alguém com ais experiência de vida, outras vezes cometemos erros por livre e espontânea vontade.

Saul foi aconselhado, por Samuel, foi cheio do Espirito Santo de Deus e chegou até a profetizar no meio dos profetas I Sm. 10.10:

E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles

Como vemos, Saul chegou a deixar Deus através do Seu Espirito Santo apoderar-se dele e faze-lo profetizar, mas mesmo assim Saul não mudou. Existem pessoas que em determinados momentos de suas vidas, ficam cheias do Espirito Santo, mas uma coisa é ficar cheia deste maravilhoso Espírito Santo outra e deixar este mesmo Espírito Santo transforma-lo.

Todos sabem o que ocorreu com Saul, tentou matar a Davi que em certos momentos tocando sua harpa expulsava da presença dele um espírito maligno, poupou a vida de um povo ao qual, por ordem de Deus, não deveria ter poupado, fez sacrifício no lugar do profeta quando não poderia nem tinha autoridade para fazê-lo e por fim, foi consultar uma feiticeira, as mesmas que ele próprio havia banido.

Saul errou mais de uma vez, mas não foi por falta de orientação ou aviso do próprio Deus para sua vida, o povo o ergueu e ele mesmo se destruiu.

Saul foi escolhido pelo povo, não foi Deus que o escolheu, nem era a primeira escolha Dele.

Com certeza muitos pastores já escolheram membros de suas igrejas para determinados cargos sem o embasamento bíblico necessário ou sem a orientação do Espírito Santo, e estes mesmos escolhidos mais tarde acabaram trazendo desonra ao nome do Senhor. Muitos foram escolhidos por suas condições financeiras, outros por proximidade familiar e outros por pura teimosia em não prestar atenção à vida de alguns irmãos.

O que quero dizer com isso é que cometemos erros em nossas escolhas em muitos momentos da vida, mas quando deixamos o Espírito Santo escolher para nós, a escolha sempre será acertada.

Agora gostaria de fazer uma colocação, dar uma opinião diante de tantas coisas que estamos vendo em nossos dias.

Muitos estão criticando o atual presidente do Brasil, mas não vamos esquecer que há dois anos, Face book, Watts App, Instragam, estava repleto de evangélicos falando sobre o que foi escolhido.

Presenciei nas redes pessoas até perdendo amizade devido às suas escolhas politicas, ou seja, como fez o povo de Israel no texto já citado: dá-nos um rei!

Em certos momentos os crentes ou evangélicos chegavam a comparar por causa do nome do atual presidente ao Messias prometido por Deus. Cansei de ver irmãos dando mais importância aos seus escolhidos políticos do que ao próprio Cristo.

A palavra de ordem foi dá-nos um rei!

Há muito tempo não me posiciono politicamente, cansei de ver candidatos irem às igrejas pedindo votos e nunca mais aparecerem nem para agradecer. Infelizmente muitos homens que se dizem "servos de Deus” tem apoiado este ou aquele candidato visando cargos no governos para si ou para seus filhos.

Lembram-se da Igreja Renascer em Cristo? Pois é, depois que se envolveu com politica perderam templos sobre templos, aconteceram desastres sobre desastres, traições sobre traições.

Cristo não está à venda, a igreja não está à venda embora muitos “homens de Deus” transpareçam isso em suas vidas.

Finalizo apenas dizendo que nem sempre a escolha do povo é a mais sábia, o mesmo povo que gritava Hosanas ao Rei no domingo de ramos, foi o mesmo que gritou adiante, solta-nos Barrabás!

Diante da pergunta de Poncio Pilatos do que fazer pelo Cristo todos gritaram: Crucificai-o! Crucificai-o!

É preciso que os evangélicos, cristãos em geral aprendam que o cristão verdadeiro é guiado pelo Espírito Santo de Deus, em tudo, principalmente nas questões que envolvem os dirigentes de uma nação.

Não estou aqui advogando este ou aquele candidato, este ou aquele partido o próprio nome já diz tudo eles são PARTIDOS. Não existe união, não existem princípios que não sejam o lucro desmedido de alguns poucos. Não devemos orar por uma pessoa apenas, mas devemos nos concentrar em pedir a Deus pela nação como um todo, para que Ele, e somente Ele escolha aqueles que deverão estar dirigindo o povo. Em sua maioria os políticos são guiados por interesses próprios, interesses que atendam em sua maioria, não digo todos, os seus interesses financeiros.

No passado conheci grandes pregadores que transformaram-se em políticos e, quando iam as igrejas e encantavam os irmãos com sua oratória, diziam entre si, “o que eu quero é o voto deles, só isso” Foram em sua maioria lobos interesseiros cujo interesse era apenas o seu ventre com nos mostra Fil. 3.19:

Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.

É preciso que a igreja se prenda às coisas espirituais como está escrito em Col. 3.12:

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

O cristão tem que se ligar nas coisas de cima, como disse o próprio Jesus em Mt. 6.33:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Quando buscamos o reino de Deus, quando estamos ligados nas coisas de cima é nisso que devemos pensar.