Pastorear ou mestrear se faz negando a si mesmo por amor. (Parte 1)
Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; (Judas 1:12). Este versículo faz parte da admoestação aos falsos pastores e mestres.
Aqui Judas disserta sobre aqueles que mergulhados em seus egoísmos se divertiam com suas próprias turmas e não manifestavam nenhum sentimento de responsabilidade para com ninguém, pensavam somente em seus lucros, dedicando um amor de classe, ou seja, amando somente a eles próprios. O egoísmo e a maldade andam juntos, visto que ambos sublinham o querer egoísta das pessoas perversas. E isto é dito não para que julguemos, mas sim para que nos autoavaliemos para não incorrer no mesmo erro.
Ele faz alusão as panelinhas. Paulo condena esta situação em 1ª Coríntios. O intuito das celebrações fraternais deveriam ser um ato de comunhão; e comunhão traz a firme garantia da participação de todos. Em lugar de participar, as panelinhas dos perversos que se mantinham, e ainda hoje se mantém em suas próprias turmas, e reservavam para eles mesmos tudo o que tivessem. Ou seja, comunhão é a capacidade de amarmos e de partilharmos o pão sem olhar a quem.
E Judas diz mais: “a si mesmos se apascentam”. Não sentem nenhuma responsabilidade por ninguém, salvo por eles mesmos. O dever do dirigente da Igreja é ser um pastor do rebanho de Deus (Atos 20:28). O falso pastor cuida muito mais de si mesmo que da ovelha que foi entregue a seu cuidado. E o falso mestre ensina somente o que lhe interessa, fazendo do ensinamento um compendio de suas eisegeses.
O profeta Ezequiel descreve os falsos dirigentes e aos falsos pastores, que perderão os seus privilégios: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e se tornaram pasto para todas as feras do campo, por não haver pastor, e que os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, -- portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo no seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto. (Eze 34:8-10).
Aqui fica a mensagem para todo aquele que tem uma alma sob os seus cuidados. Neste momento cuja a escuridão da incerteza bate a porta estejamos prontos para cumprir a ordem que Jesus Cristo nos deu: Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mat 16:24). Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).