DEUS USA DO MACRO AO MICROCOSMO

Ainda no Éden, Deus notificou ao primeiro homem que por causa da desobediência a terra se tornaria maldita, e que a própria natureza se voltaria contra o homem: “Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas” (Gn. 3:18).

No Egito o vemos usando rãs, piolhos, moscas, úlceras entre outras pragas, ensinando uma dura lição aos egípcios incrédulos. (Ex.7 a 12).

No deserto Deus usou serpentes abrasadoras para ensinar uma lição aos israelitas ingratos e murmuradores (Nm. 21.6). No livro de Jonas, o encontramos usando tanto um gigantesco peixe como um minúsculo verme para trazer ensinamentos aquele profeta desobediente (Jn.1.17, 4.7).

Isso sem mencionar que muitas vezes Ele tem permitido que os próprios homens perversos inflijam sofrimento aos demais para nos trazer outros tantos aprendizados, como tem acontecido através dos ditadores e genocidas. Assim diz provérbios 16.4 “O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade”.

Muitos perguntam, mas como um Deus amoroso pode permitir o sofrimento de seus próprios filhos?! A Epístola aos Hebreus no capítulo 12, verso 7 nos responde com outra pergunta: “pois que filho há que o pai não corrige?”

Finalmente...

Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.

Que possamos sair melhores deste período de disciplina.