PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 4,43-54)(23/03/20)
.
Caríssimos, no atual momento o mundo inteiro vive o tormento desta pandemia Covid-19; de certo modo, está havendo um dispertar, um desejo de mudança, ou seja, de viver mais intensamente a fé, pois, o inimigo é invisível e dele só vemos os efeitos devastos. De fato, ele está pronto para atacar e destruir qualquer um à qualquer momento, basta um discuido.
.
Com efeito, a liturgia de hoje nos revela o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, ou seja, novos céus e uma nova terra onde reinará o amor, a verdade, a justiça e a paz; onde Deus será tudo em todos (cf. Jo 17). Ora, só em ter consciência de que o mal não mais existirá, já sentimos um profundo alívio, e o desejo de que a Parusia do Senhor aconteça o mais beve possível.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos faz um alerta: "Se não virdes milagres e prodígios, não credes". Ora, esse alerta do Senhor ao mesmo tempo revela a nossa fragilidade e o que nos leva à supera-la, ou seja, a fé como confiança inabalável em Sua divina palavra que tudo realiza para a nossa salvação e a glória de Deus Pai.
.
Caríssimos, rezemos então com o Salmo responsorial: "Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes quando estava já morrendo!
.
Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.
.
Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.