POR QUÊ DEUS SALVA OS ESCOLHIDOS?
Os que fazem culto e os que não fazem culto. Respondendo a Calvino e Arminio.
Todos estão condenados, mas dentre esses Deus escolhe alguns para salvação. Aqueles que ele escolhe, pela sua intervenção: oração pelo outro, vizinho, familia ou familiar, Deus pode salvar aquele que ele não havia escolhido.
Adão e Eva perderam a salvação com o pecado. Deus julgou o homem, a mulher e a serpente, tudo poderia ser destruído. Adão e Eva tiveram então dois filhos, expulsos do Jardim: Caim e Abel. O mais novo, Abel, um dia inspirado pelo Espírito Santo matou um animal de seu rebanho e o colocou em uma pedra. O seu ato foi um culto, o primeiro culto a Deus, que significa voltar para casa. A pedra significava Jesus, o sangue derramado era o de Jesus e o animal morto é o inocente (Jesus) que morre no lugar dos pecadores.
Em Abel, ou no culto de Abel, acredito que Adão e Eva foram salvos. Então temos no mundo dois tipos de gente: os que fazem culto e os que não fazem. Os que fazem culto tem a responsabilidade de oferecer Jesus aos que não fazem culto. Pois todos pecaram e estão todos perdidos, a não ser que façam culto.
A escolha de Deus segue parâmetros que o homem nunca entendeu ou descobriu até agora. Uma boa forma de pensar é que Deus escolhe alguns para que outros, ou todos sejam salvos. Não se explica assim no Antigo Testamento, onde não havia igreja ou o IDE, mas no Novo n´so temos o chamado de falar do evangelho a todos e todos que aceitarem afirmativamente serão salvos. Então algumas idéias de Calvino e Arminio serão melhores explicadas à luz de que Deus escolheu representantes na Terra, para ganharem todos. Mas sabemos que nem todos vão responder afirmativamente ao evangelho e ainda outros que fazem culto debandarão e pararão de fazerem seus cultos, voltando a uma situação de perdidos destinados ao Inferno.
Então, a nossa oração pelo outro é uma intervenção e Deus acolhe as nossas orações e quer salvar aqueles que nós pedimos que sejam salvos.
Essa é a minha explicação, pois Calvino diz que Deus escolhe quem escolhe e só esse será salvo. Arminio, contemporâneo de Calvino, interpretou um pouco diferente isso, mas não conseguiu responder completamente por que Deus escolheu uns e outros não. Entretanto o evangelismo responde tudo isso.
Deus então dá um sacerdócio aos moldes levita, aos que fazem culto, dotando-os de dons de poder e dons ministeriais, para fazerem culto e levar o evangelho a toda criatura. Deus quer salvar a todos? Sim, o Novo Testamento afirma isso. Infelizmente alguns vão responder negativamente e vão largar o culto e vão voltar às praticas antigas, ou nem chega a fazer culto, definindo seu estado eterno.
Calvino e posteriormente Arminio, trouxeram uma boa discussão para a gente, que na verdade já tinha respostas no evangelismo. É só observar direitinho. A cada dia que passa a Igreja da atualidade está mais perto do fim dessa era e do inicio da vindoura. Estamos mais perto da Tribulação e mais perto da vinda de Jesus, no fim da Tribulação. Então a Igreja a cada dia que passa tem mais revelações do que as gerações anteriores. Hoje sabemos mais do que todas as gerações anteriores. A Igreja atual deve saber responder todas as perguntas relevantes. Entendeu.
Amém? Entendeu!