O evangelismo missão da igreja

IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS RESTAURANDO VIDAS

“Oficina de treinamento de Missões e evangelismo pessoal capacitando vidas para exercício do serviço no reino de Deus.

MANUAL PARA EVANGELISMO EM MASSA E PESSOAL

BASE BÍBLICA:

Romanos 10.1-17.

VERSÍCULO CHAVE:

“Quão formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a Introdução salvação, que diz a Sião: o teu Deus reina!” (Is 52.7).

INTRODUÇÃO:

Diante de um mundo tão corrompido pelo pecado onde está a esperança?

Haveria resposta?

O que estaria Deus fazendo em meio a toda essa situação, que envolve o ser humano?

E mesmo aqueles que têm uma vida afastada do pecado, estarão em suas obras à resposta para uma vida eterna com Deus?

Como saberão que a condenação está próxima?

Quem há de anunciar a este mundo que há solução e que pode haver esperança? Se verdadeiramente se entregar de corpo, alma e espirito ao senhor Jesus para viver uma experiência e receber uma nova vida em Cristo pelo poder da palavra.

1- PORQUE EVANGELIZAR?

A importância de evangelizar vê-se logo no fato de que a evangelização dos pecadores foi à última ordem deixada por Jesus (At. 1.8,9). “... e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima”. Disse Jesus a nosso respeito: “Vós sois a luz do mundo”. Não se pode esconder a cidade edificada

Sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:14-16).

Ele disse que a nossa luz tem que ser colocada no alto. O que ele quis dizer com isto? Que não devemos nos omitir que temos que ser corajosos, que devemos nos posicionar.

Certo autor falou: “PIOR DO QUE AS OBRAS DOS INÍQUOS, É O SILÊNCIO DOS JUSTOS.” Deus vai cobrar de nós: “Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para adverti-lo do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da sua mão o requererei.” (Ezequiel-3:18).

Por que algumas comunidades, com grande quantidade de cristãos, não são transformadas? Será que estamos com medo de enfrentar a injustiça? Estamos fechados em nós mesmos? Ou ajudamos só os cristãos, quando o mundo está perecendo ao nosso lado? O nosso próximo é aquele “mais próximo” em determinado momento. Não é estranho passarmos ao lado de pedintes e mendigos nas cidades e acharmos isto normal? Não paramos ao menos, de vez em quando, para uma conversa? Achamos que é trabalho para instituições de caridade ou é responsabilidade só do governo! Não poderíamos fazer um movimento na sociedade contra as drogas, contra a pornografia, contra a corrupção, etc.

2- QUEM PODE EVANGELIZAR?

O alvo da igreja é tríplice: salvar os perdidos, restaurar os desviados e edificar os crentes. Ganhar almas e anunciar o seu reino foi a principal tarefa de Jesus aqui na terra (Lc. 19.10); Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. O “Ide” de Jesus para irmos aos perdidos (Mc. 16.15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregue o evangelho a toda criatura.), não é dirigido aos missionários institucionalizados pela igreja, ou aos pastores, ou até mesmo ao departamento de Evangelismo Pessoal, mas a todos, indistintamente, como bem revela o texto acima. Durante um longo período da história a igreja reclamou para si toda a autoridade. Esta frase estaria correta se igreja aqui fossem todos os crentes (não somente um grupo seleto) e se a autoridade não fosse para excomungar, matar, vender lugar no “céu”, enfim deter todo conhecimento para domínio sobre as pessoas. Seria verdade se a igreja e a autoridade não estivessem restritas a algumas pessoas em particular (clero) ao ponto de se colocarem acima das Escrituras. Estes foram chamados sacerdotes sem exercer o verdadeiro

Sacerdócio: Apresentar o homem perante Deus de modo a ajuda-lo a encontrar perdão em Cristo. O sacerdócio vétero-testamentário nos seus moldes de rituais encerra-se em Cristo quando Ele mesmo é sacerdote e sacrifício perfeitos. Daí passou a viver o sacerdócio universal do crente que não só dá direito a aproximar-se de Deus por meio de Cristo como também o incumbe da responsabilidade de levar pessoas a terem seus pecados perdoados através de Cristo.

3. QUEM É O EVANGELISTA?

Tema sério aqui tem haver com o caráter. Passa por uma vida de testemunho (Atos 16.1-2) “dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio.” Ninguém pode vir a ser chamado se não for conhecido como um bom cristão. O evangelista deve viver sóbria, justa e piedosamente (Tito 2.11-12) Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente. É o que está disponível e, quando enviado, deixa tranquilo os que o amparam. (Fp 2.19-20) Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação.

Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses. O Evangelista se preocupa com os corações dos que ouvirão – Atos 16.3-5 - circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego. Timóteo era filho de mãe judia e de pai grego não havia sido circuncidado. Paulo se preocupou com este fato e tomou providências para evitar o escândalo. Ensina esta verdade em outro texto:

1Co 9.19 a 23.

O evangelista precisa estar atento ao mandado de Deus. Atos 16.6-10 e 11-12. O plano de Paulo era ir para a Ásia, (v.6 depois Bitínia – v.7), mas o plano de Deus era outro v6-9: “tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. À noite, sobreveio a Paulo uma visão. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho. E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis; a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade, permanecemos alguns dias”.

CONCLUSÃO:

A Igreja é o corpo de Cristo. Com a presença do Espírito Santo ela está capacitada a anunciar em alto e bom som que há resposta para o pecado. Mais que isso tem a responsabilidade de anunciar que, em Cristo Jesus, os pecados podem ser perdoados e a esperança de vida eterna pode ser plantada no coração daquele que passará a andar em novidade de vida. De acordo com a visão dos primeiros cristãos, todo crente é um sacerdote com esta missão e o seu caráter será provado o tempo todo como exemplo de vida no que diz e no que vive. Você é parte desta igreja, logo está capacitado e incumbido da missão do “ide”. Saia e cumpra o seu papel na sociedade: EVANGELIZE!

A igreja precisa usar uma metodologia eficaz, para realizar a missão da evangelização do mundo perdido:

INTRODUÇÃO:

Quando falamos de metodologia, estamos falando de como se aproximar do homem ou mulher, que está fora do alcance da misericórdia do senhor Jesus, devido a sua ignorância sobre as normas espirituais pela falta do conhecimento da palavra de Deus.

Cabe a nós servos do Senhor a obrigação de anunciar o evangelho puro e verdadeiro sem mistura moldados nos princípios ensinados por Jesus, para isso é necessário conhecimento da vida e obra do Senhor e dos apóstolos na divulgação do reino de Deus.

Vejamos alguns versículos que nos cobra a realização desta ordem divina:

Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?” E eu respondi: “Eis-me aqui. Envia-me”! (Isaías: 6.8)

Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”. (Mateus: 9.37-38)

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus: 28.19-20).

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!1Coríntios 9:16.

A METODOLOGIA PARA O EVANGELISMO:

Método sig:

- Procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa, de acordo com um plano.

- Processo organizado, lógico e sistemático, instrução, investigação, apresentação etc..

O Evangelismo que tem resultado frutífero tem suas características definidas:

1- Evangelismo Eficiente.

2- Evangelismo agressivo.

3- Evangelismo Bíblico.

4- Evangelismo Social.

EVANGELISMO EFICIENTE

O evangelho é sempre eficiente. O evangelismo não. O evangelho nunca falha, as vezes se registra o fracasso do evangelismo. Para ser eficiente, o evangelismo tem que ser feito pela igreja. Tudo quanto as organizações podem e devem fazer é oferecer condições e suporte para os seus membros incentivando-os a sair do comodismo e cumprir a missão do IDE dado por Jesus.

EVANGELISMO AGRESSIVO

O evangelismo não deve ser uma tarefa passiva. É, ao contrario, profundamente ativo. Evangelismo agressivo não significa Evangelismo irreverente, imprudente e impulsivo. A fé e o poder não excluem a sabedoria. Evangelismo agressivo significa. Evangelismo ousado, disposto, a demonstração do poder no Espirito Santo. Evangelismo é a realização do Ide por homens e mulheres cheios de fé, cheios de inteligência e cheios de fervor.

EVANGELISMO BIBLICO

O evangelismo sempre deve ter a sua base nas escrituras sagradas, e nos ensinos de Jesus e na doutrina dos apóstolos.

EVANGELISMO SOCIAL

A igreja precisa reconhecer que não basta apenas palavras mas é necessário obras de amor ao próximo. A igreja deve levar a palavra, mas também está incumbida de auxiliar os necessitados, carentes, desprovidos de proteção. Realizando campanhas para combater a miséria, a fome, desigualdade social com ações humanísticas pautadas por intermédio do evangelho do senhor Jesus Cristo.

Podemos realizar reformas, doações de alimentos, ajuda jurídica, ajuda na saúde, realizações de cursos, construção de creches escolas Etc..

DEFERENTES METODOS DE EVANGELISMO

1- Nos lares at.5.42.

2- Nos hospitais MT. 25.43.

3- Nas prisões MT. 25.43.

4- Nos pontos de ônibus.

5- Na igreja em culto a Deus.

6- No colégio.

7- Na faculdade.

8- Nos cemitérios.

9- Nas feiras livres.

10-Nas praças e avenidas.

11-pota a porta, casa a casa direto.

PARA ALCANSARMOS UMA IGREJA ENGAJADA EM MISSÕES E EVANGELISMO É PRECISO:

Estudos com base em evangelismo e capacitação:

a- Preparações de Obreiros.

b- Encontros de Mulheres.

c- Encontros de Jovens.

d- Encontro com crianças.

A igreja precisa realizar e organizar tarefas evangelísticas no bairro, na cidade, bem como no estado e porque não dizer no país:

¬__ O pastor é o responsável por dar as diretrizes e responsabilizar os ministros, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos, Diaconisas, Cooperadores e Cooperadoras; Para que essa missão seja realizada com zelo e autoridade em prol do reino...

Precisamos viver o que fora escrito em Atos dos Apóstolos:

”E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

Atos 2:42-47.

A igreja precisa:

• Se preocupar com a salvação dos que estão afastados da graça de Deu por causa do pecado.

• Orar por salvação de almas e libertação de vidas oprimidas.

• Orar por cura e milagres e maravilhas pelo poder do Espirito Santo.

• Contribuir para missões.

II

A MISSÃO CONTINUA APÓS ANUNCIAR O EVANGELHO POR MEIO DO EVANGELISMO:

Introdução:

O grande problema é a manutenção de quem foi alcançado, às vezes saímos e vamos e levamos o evangelho da salvação aos não convertidos, porém após a realização do evangelismo, a igreja desaparece, abandona, não procura mais a alma alcançada pelo poder da palavra e do Espirito Santo.

É preciso de um plano pós-evangelismo para manutenção dos novos convertidos em sua nova jornada espiritual.

1- Visita para suporte de crescimento espiritual.

2- Sempre orar e jejuar de forma gradativa até a maturidade do novo convertido.

3- Estudos preparatórios para o batismo em aguas.

4- Batismo em aguas.

Após ser batizado em aguas é preciso descobrir, por meio de oração e observação o que Deus tem preparado para esse servo do senhor em sua obra, no qual Ele seja capaz, de desenvolver talentos e os frutos do Espirito Santo em sua vida para que outros sejam alcançados pela imensa graça do Senhor, para salvação e libertação de outros para viverem a vida do Reino.

Na igreja existem tantas áreas para serem engajados os novos soldados de Cristo na realização de sua obra e do serviço do reino.

1- Departamento de louvor feminino.

2- Departamento de Jovens.

3- Departamento de crianças.

4- Departamento dos varões.

5- Conjunto musical da igreja.

6- Portaria.

7- Ceia do Senhor.

8- Manutenção e limpeza da casa do Senhor.

9- Auxilio aos enfermos e desempregados viúvas e órfãos.

Conclusão:

Agora que nos inteiramos desta missão e aprendemos como nós devemos estar capacitados para realizar a obra do evangelismo, precisamos por em pratica tudo o que aprendemos pela palavra do Senhor e ri em busca das almas perdidas e sem esperança da salvação e sem conhecer a promessa da vida eterna em cristo Jesus.

Vamos trabalhar para o senhor levando as boas novas do evangelho.

Pastor Jeferson Modesto

Missionaria Ana Lucia Modesto