PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 23,1-12)(10/03/20)
.
Caríssimos, vivemos numa sociedade onde o poder, a fama e o prazer são os itens mais desejados do kit das ilusões deste mundo tenebroso. Ora, não precisamos buscar em outros perfis esses três itens capciosos para confirmar essa afirmação; basta olharmos para as nossas próprias redes sociais e vermos, quem nelas exaltamos: a misericórdia, o amor, a humildade, a bondade de Jesus ou à nós mesmos e ao nosso vão desejo de aparecer e receber elogios?
.
Com efeito, a liturgia de hoje nos chama para uma constante conversão, isto é, total mudança de mentalidade; porque, de fato, ainda não transparecemos a humildade e o amor de Cristo, por vivermos imersos no abismo do próprio egoísmo buscando satisfações meramente carnais. E quantos não vivem enganados pelas seduções ilusórias do pecado que os atrai e alicia, tirando-lhes o verdadeiro desejo de conversão?
.
No Evangelho de hoje Jesus nos mostra que o grande pecado dos mestres da lei e dos fariseus era o viver de aparências, buscando os elogios e a aprovação dos que os viam; e com isso, mergulhavam num abismo sem fundo de incoerência e hipocrisia, tornado-se intolerantes e perversos com os que não aprovavam suas ações.
.
Ora, mesmo não cultivando a verdade e a humildade em suas ações, tais agentes não foram capazes de impedir as graças e bênçãos de Deus em favor do seu povo eleito. Então, escutemos Jesus: "Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo."
.
Conclusão: Caríssimos, qual a lição que tiramos dessas Palavras de Jesus? O valor e a grandeza da carta não depende do carteiro que a porta, mas sim, do seu conteúdo e de quem a envia. Portanto, a Palavra de Deus dá fruto por si mesma na vida daqueles que lhe obedecem, mesmo se os agentes que a portam não correspondam ao seu conteúdo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.