PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 7,7-12)(05/03/20)
.
Caríssimos, as tentações são realidades adversas daquela que Deus preparou para nós como herança eterna. Com efeito, o inimigo que as segere é sutil e mentiroso e tem por finalidade nos tirar da comunhão com Jesus, para nos fazer vaguear sem rumo por uma vida infestada de vícios e de todo tipo de concupicências.
.
Por isso, precisamos das armas espirituais da oração e penitência para vencermos esse duro combate contra as seduções do malígno presente nas tentações que chegam à nossa mente. Na primeira leitura vimos como a rainha Ester, por meio de sua humilde prece, resistiu às forças do mal e as venceu, fazendo triunfar a vontade de Deus por sua entrega total a Ele.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina as vias da perfeita oração: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta." Ou seja, três atitudes fundamentais que nos levam à alcançar todas as graças; uma vez que Deus, nosso Pai, nunca deixa de responder às nossas preces, tendo em vista a nossa salvação.
.
Comentando esse Evangelho, são Luis-Maria Grignion de Monfort, escreveu: "O maior desejo do Pai eterno a nosso respeito é comunicar-nos as salutares águas da sua graça e da sua misericórdia; por isso, exclama: «Vinde beber das minhas águas pela oração».
.
Agrada a Jesus Cristo que Lhe peçamos graças; quando não o fazemos, Ele queixa-Se amorosamente: «Até agora, nada pedistes. Pedi-Me e dar-vos-ei, procurai em Mim e achareis, batei à minha porta e Eu abrir-vos-ei». E, para nos dar ainda mais confiança na oração, empenhou a sua palavra, garantindo-nos que o Pai eterno nos daria tudo o que Lhe pedíssemos em seu nome."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.