PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 25,31-46)(02/03/20)
.
Caríssimos, a santidade não é uma utopia, ou seja, não é algo inalcansável; pelo contrário, a santidade é a vontade de Deus para todos os seus filhos e filhas; e isso ouvimos do Senhor na primeira leitura: "Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo." Ora, na palavra que o Senhor nos fala já está o poder para cumpri-la, pois, jamais o Senhor nos dá uma ordem sem antes nos dar a graça de realiza-la.
.
Com efeito, ao que parece nos acostumamos tanto com a nossa naturalidade que nos acomodamos como se a vida fosse somente essa finitude que vivemos; no entanto, Jesus nos mostra, no Evangelho de hoje, que haverá um julgamento final onde seremos julgados pelo o nosso modo de ser e estar neste mundo tendo como base o nosso livre arbítrio.
.
Porém, de uma coisa fiquemos certos, o poder do livre arbítrio só o temos enquanto aqui vivermos, pois, depois da morte natural nãoo mais o teremos; por isso, na condição que morrermos, essa será a nossa condição eterna, ou seja, jamais poderemos muda-la. Falando à esse respeito, escreveu são Paulo: "Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação."
.
No livro a Imitação de Cristo, o autor nos dá uma prévia desse julgamento: "Relembra agora e chora teus pecados, para que no dia do juízo estejas seguro entre os escolhidos. Pois erguer-se-ão, naquele dia, os justos com grande força contra aqueles que os oprimiram e desprezaram (Sab 5,1). Então se levantará, para julgar, Aquele que agora se curvou humildemente ao juízo dos homens. Então terá muita confiança o pobre e o humilde, mas o soberbo estremecerá de pavor."
.
"Então se verá que foi sábio, neste mundo, quem aprendeu a ser louco e desprezado, por amor de Cristo. Então dará prazer toda tribulação, sofrida com paciência, e a iniquidade não abrirá a sua boca (Sl 106,42). Então se alegrarão todos os piedosos e se entristecerão todos os ímpios. Então mais exultará a carne mortificada, que se fora sempre nutrida em delícias."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.