O choro de Pedro

O choro de Pedro
Ao longo dos evangelhos conseguimos acompanhar o processo em que Jesus se relaciona com Pedro e a transformação do mesmo para realizar o chamado do Senhor. Jesus conhecia a identidade de Pedro, Pedro nem tanto, era necessário que Pedro entendesse quem Cristo era e quem ele era. Cristo não só sabia sobre a identidade de Pedro, mas Ele quem a revelava, a verdadeira identidade, o propósito para o qual fomos feitos só descobriremos a partir de um encontro real com Cristo.

É quando me viro para Cristo e me rendo à Sua personalidade que pela primeira vez começo a ter minha própria e real personalidade.
C.S. Lewis


A fé de Pedro e a nossa deve ser aberta, aberta porque não temos fé em algo mas em alguém, é estabelecido a partir da fé um relacionamento. Não é sobre ter um Deus que pode isso ou aquilo é sobre Deus nos ter. E para que Ele nos tenha precisamos saber quem Ele é, e muitas vezes o processo de relacionamento com Deus se estabelece por meio do sofrimento e amor, primeiro entendendo o dEle por nós e depois o amando acima de todas as coisas.

Pedro fez algumas declarações verdadeiras sobre o Senhor, mas o processo pelo qual ele teria que passar era duro, não bastava palavras, era necessário que ele se encontrasse em Cristo, e que ele entendesse quem Cristo era e para que veio.

Quando Pedro teve seu encontro com Cristo, após a multiplicação dos peixes ele declara: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador. ” (Lc 5:10) Ele não só reconhece a santidade de Cristo e que Ele é Senhor, mas reconhece ali o seu pecado. O encontro com Cristo que é santo expõe a sujeira dos nossos pecados.

Em outro momento, quando Jesus fez a seus discípulos uma pergunta: “Quem dizem aos homens que sou eu?” Pedro responde: “Tu és o Messias”. Mas por trás dessa declaração está a ideia de um Messias segundo ele, segundo o que o povo queria do Messias. Diante do anúncio da paixão, Pedro se escandaliza e protesta, é aí que Jesus diz: “Fique longe de mim, Satanás! Você não pensa as coisas de Deus, mas as coisas dos homens”. Jesus diz a Pedro que não indicasse o caminho, vá para trás e me siga. Em outros momentos Pedro age por impulso e nos mostra que ainda não havia entendido o processo de Deus, mas para percebermos isso, é preciso saber que Pedro continuava ali, permanecia ali com Cristo.

Existem vários outros momentos de diálogo entre Jesus e Pedro, mas queria falar sobre o choro de arrependimento dele. Pedro que tinha prometido fidelidade absoluta e ele realmente acreditava nisso, foi primeiro alertado por Cristo sobre sua negação. Jesus expressava ali para aquele homem uma face da sua identidade: o medo. Mostrava que ela estava passível de fraqueza, passível de pecado. Quando chega o momento em que Pedro nega o Cristo três vezes ele cai no choro, seu coração se enche de arrependimento. Cai sobre ele a revelação de que Cristo sabia tudo sobre ele, e não era só sobre ser fraco e o negar era também sobre se tornar pescador de homens. Talvez no choro, na dor e no arrependimento foi o momento em que Pedro mais soube sobre si, mais soube sobre Cristo. E aquele mesmo Pedro que negou Jesus por medo morreria pelo mesmo Jesus. Com a identidade revelada Pedro entendeu seu chamado.

Pedro então ao conhecer sua fragilidade e reconhecer quem Cristo era e pelo que veio continuou a levar a mensagem de Jesus. Ele correu e atestou que o corpo do mestre não estava no sepulcro. No choro de arrependimento de Pedro nasce um novo homem.

Sobre nós meus amigos, aprendamos com Pedro, aprendamos com Paulo:

"Me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo."
Precisamos estabelecer  essa fé que seja aberta, não só no que Jesus faz mas no que Ele sabe sobre nós, no que Ele e só Ele pode revelar em relação a nossa vida. Foi na fraqueza de Pedro que Ele teve consciência de quem Ele era e na forma com que ele se relacionava com Jesus. É sobre fé, e a fé sincera, o relacionamento com Cristo revela não só quem somos mas quem Ele nos fez para ser. Jesus falou sério sobre a negação de Pedro e também falou sério sobre ele se tornar pescador de homens. Deixe que Cristo te revele sua identidade, para que você foi feito.
GAFerreira
Enviado por GAFerreira em 27/02/2020
Reeditado em 27/02/2020
Código do texto: T6875560
Classificação de conteúdo: seguro