Sabedoria que advém do amor de Deus. (Parte 1).
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que dúvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. (Tgo 1:5-6). Estes versículos fazem parte da exortação que Tiago faz aos fiéis da época e ela chega até a nós de forma viva e atual.
Aqui vemos uma íntima relação entre esta passagem e a anterior. Tiago acaba de dizer que se usarmos de forma correta todas as experiências que a vida nos apresenta, sairemos delas com uma indeclinável perseverança que é a base de todas as virtudes. Mas dentro de nós, grita um questionamento: "Como posso usar assim tais experiências de prova? Onde posso encontrar sabedoria e entendimento para utilizar em forma correta essas adversidades?"
A resposta de Tiago é que: Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus (Tgo 1:5 a). O saber podemos adquirir nas escolas técnicas, nas universidades ou no viver diário, mas a sabedoria para podermos viver e usar tais conhecimento para o bem comum vem de Deus.
Uma coisa se destaca aqui. Tiago, era um mestre cristão de formação hebraica, e para ele a sabedoria era algo prático e não uma especulação filosófica nem um conhecimento intelectual. A sabedoria é sabedoria para a vida. Os filósofos estoicos definiam a sabedoria como o "conhecimento das coisas humanas e divinas". Ou seja, a capacidade de enfrentarmos as batalhas da vida entendendo-as com a clareza do amor.
Tiago usa a palavra do grego (σοφια sophia), esta palavra tem outros três sinônimos e um deles é (γνωσις gnosis), que é o conhecimento, a experiência, o entendimento dos fatos ou das verdades, está ligada a visão e o discernimento. Temos também (συνεσις sunesis), que está ligado ao conhecimento crítico, que compreende o sentido das coisas.
E ainda temos (φρονησις phronesis), este é um termo médio, algumas vezes tendo um significado quase tão alto quanto sophia, mas algumas vezes muito inferior. Significa prudência, inteligência, e a capacidade de adaptação.
E Tiago usa a mais viva e superior de todas as palavras sophia. Ela denota excelência mental no sentido mais alto e completo, expressando uma atitude bem como um ato da mente. Compreende conhecimento e implica bondade, que inclui o esforço pelos fins mais dignos, bem como o uso dos melhores meios para a sua realização.
E ninguém pode nos dar em abundancia a não ser Deus em seu vivo amor. E Ele nos dá sem pedir nada de volta, porque o amor é assim, ele se alegra e se fortalece no servir. Então cabe a cada um de nós servir com sabedoria e amor a Deus e ao próximo, e se a fraqueza e a tristeza vierem bater a nossa porta oremos, pedindo discernimento e sabedoria, e o Pai nos atenderá. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).