PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 9,14-29)(24/02/20)
.
Caríssimos, esta liturgia nos mostra a necessidade de vivermos em permanente comunhão com Jesus em todos os sentidos de nossa vida, porque sem essa comunhão facilmente nos deixamos enganar pelas tentações e concupicências que atormentam aqueles que não vivem numa constante interação com o Senhor.
 
Com efeito, é isso que vemos na primeira leitura de hoje, onde são Tiago, nos exorta dizendo: "Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria. Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica."
.
No Evangelho de hoje Jesus expulsa o demônio de uma criança que vive atormentada por uma enfermidade psíquica espiritual que hoje em dia a ciência médica diagnostica com o nome de epilepsia; ora, para muitos é apenas mais uma enfermidade psíquica; no entanto, pelas palavras e as ações de Jesus, percebemos que todo mal psíquico, físico e espiritual tem sua origem no maligno e precisa ser combatido e expulso de nossa vida.
.
Destarte, caríssimos, meditemos com esta exortação de Hermas, do livro o pastor, (séc. II): "Volta-te de todo o coração para o Senhor, e reza-Lhe com total confiança. Então conhecerás a extensão da sua misericórdia; verás que, longe de te abandonar, Ele atenderá os desejos do teu coração.
.
Porque Deus não é como os homens, que nunca se esquecem do mal; nele não há ressentimentos, mas uma terna compaixão para com as suas criaturas. Assim, pois, purifica o teu coração de todas as vaidades do mundo, do mal e do pecado, e reza ao Senhor. Tudo obterás, se rezares com total confiança."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.