Vigiando e orando em busca da docilidade do amor. (Final).

Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma. (Tiago 1:21). Neste capitulo Tiago trata sobre o praticar do ensinamento de Cristo Jesus. E aqui neste versículo ele trata sobre despir-se do seu antigo ser e da busca incessante da docilidade.

Ele usa aqui uma série de palavras que para os da época tinha um rico e vívido significado. No outro estudo cuidamos de algumas destas palavra, aqui terminaremos o estudo delas.

Ele diz: acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada; isto soa como um caro convite para adentrarmos o caminho do amor. Ele incita-nos a receber com mansidão a palavra implantada (εμφυτος emphutos), o significado deste termo é: congênito, implantado pela natureza, implantado pela instrução de outros. Ou seja, isto nos leva a dois significados.

Primeiro pode significar algo inato, contrário ao adquirido. Se for este o significado que Tiago atenta, ele tem em mente (Deuteronômio 30:11-16). Ou seja, ele se refere a nossa consciência que grita para que atentemos ao bem e ao amor de Cristo Jesus. Se isto é o que Tiago quer dizer, significa que há no coração do ser humano um conhecimento instintivo do bem e do mal, e que devemos em todo momento obedecer à direção deste conhecimento.

Mas o outro significado que vemos aqui é o de “implantada”, como a semente que se deposita na terra. Se Tiago está usando a palavra neste sentido, ele se refere a parábola do Semeador (Mateus 13:1-8), a qual nos diz como é semeada a semente da Palavra nos corações humanos. Mediante seus profetas e seus pregadores e, especialmente, mediante Jesus Cristo, Deus semeia sua verdade no coração humano, implanta-a ali, e aquele que é sábio a recebe e aceita.

E por fim Fala-nos aqui de receber a palavra com mansidão. Segundo os linguistas o intento de traduzir o significado profundo do vocábulo (πραυτης prautes), é o de traduzir o intraduzível, e é tendo em mente este significado profundo que Tiago o emprega neste caso. Para que entendamos um pouco mais sobre este vocábulo: Aristóteles o define como o ponto médio entre a ira excessiva e a ausência de ira, é a característica da pessoa cujos sentimentos, emoções e impulsos estão sob controle perfeito.

É assim que devemos receber e praticar a palavra de Deus. Pois o espírito dócil é amigável, maleável, ensinável, portanto, é suficientemente humilde para aprender. O espírito dócil não guarda ressentimento nem ira e, por conseguinte, é capaz de enfrentar a verdade mesmo quando está o fira ou lhe condene.

O espírito dócil não está cegado por seus próprios tirânicos eitos, preceito e preconceitos, mas sim tem os olhos bem abertos à verdade. O espírito dócil não é seduzido pela preguiça, mas se controla tão bem a si mesmo que pode voluntária e fielmente aceitar a disciplina da aprendizagem.

Eis a real busca, e o real caminho que o Cristão deve primar, poderemos até tropeçar na caminhada, mas jamais devemos desistir, pois temos o mais forte, fiel e amoroso ajudador que é o “Espirito Santo”. Então jamais desista, persista! E tenha sempre o amor de Cristo Jesus como árbitro do seu coração.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/02/2020
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