AS VEZES AS COISAS NÃO ANDAM

AS VEZES A COISA NÃO ANDA

Provérbio chinês:

Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida.

Provérbios 22.6

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Um provérbio chinês diz que não devemos dar um peixe a um homem que o alimentará apenas por um dia, devemos ensina-lo a pescar e este será alimentado por toda a vida. Da mesma forma ao lermos no livro de Provérbios 22.6 este diz que devemos educar a criança como deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Estes conselhos são idênticos diferenciando-se apenas uma criança de um adulto. Mas o importante a ser ressaltado é o ensino! Quando uma pessoa é ensina e o mais importante, está disposta a aprender, esta não irá passar por dificuldades em sua vida.

Tenho visto muitas mensagens que dizem que Deus irá fazer tudo por você! Deus irá resolver seus problemas! Contudo o que é importante destacar é que na maioria das vezes, não foi Deus quem ordenou que nós entrássemos em problemas. Tenho visto pessoas em dificuldades financeiras por terem feito negócios errados ou destinado seu dinheiro para aquilo que satisfaz a alma a curto prazo mas que não previne problemas futuros. Assim como existem pessoas que se alimentam de maneira desordenada e, em consequência, adquire em seus corpos deficiências físicas devido ao uso errado dos alimentos.

Problemas todos tem em suas vidas, mas em sua grande maioria, estes são causados por nós mesmos, por falta de previdência ou mesmo de descontrole no trato dos problemas pessoais. Então chegamos diante de Deus e pedimos que ele resolva nossos problemas quando Ele não foi responsável por eles.

Alguns se agarram a versículos como Rom. 8.28:

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Realmente todas as coisas contribuem para o bem, mas devemos deixar bem claro que é para aqueles que amam a Deus! Muitos estão longe de Deus, nem o amam, nem são chamados segundo o propósito Dele e querem ter direito de receber de Deus o melhor para suas vidas.

Outros se agarram ao Sl. 37.4 que diz:

Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração

Sim, Ele concederá os desejos do coração sim, mas daqueles que se deleitam Nele! Deleitar-se é sentir sensação de contentamento, satisfazer-se. Muitas vezes ouvimos uma música e sentimos prazer em ouvi-la, assistimos a uma peça, um filme, e sentimos prazer em estar presenciando aquilo. Isso é deleitar-se, sentir prazer em estar na presença do Senhor.

Vejamos ainda Prov. 8.17:

Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.

Ele diz que ama aos que lhe amam! A Bíblia de Jerusalém nos mostra este versículo assim:

Eu amo os que me amam, e os que madrugam por mim hão de me encontrar.

Encontramos a Deus quando o buscamos de todo o nosso coração, não apenas nos momentos de desespero, não apenas nos momentos de guerra, mas nos momentos de satisfação, de necessidades supridas, quando não estão presentes a dor e a vergonha, mas em todo tempo.

Chegar e falar que Deus irá lhe abençoar é fácil, dizer-lhe a verdade que temos que busca-Lo é bem mais difícil. Portanto, antes de chegar diante de Deus e dizer-lhe me dá, eu quero, eu preciso, diga-lhe antes que o ama, procure conhece-Lo através de Sua palavra que é a Bíblia, procure conhece-Lo através de Jesus, lembre-se do que Jesus mesmo disse à respeito do Pai em Jo. 14.9

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Jesus disse a Filipe, quem me vê a mim vê o Pai! Quando olhamos para Jesus, vemos seus feitos, seu amor incondicional, vemos Deus Pai.

Portanto, antes de pedir e pedir, admita onde errou diante Dele, peça-lhe perdão por ter-se metido em situações que não o agradam, busque-o de todo o coração e certamente Ele irá atender o desejo do seu coração. Lembre-se de Jer. 29.13:

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Siga o conselho de Jesus em Mt. 7 7-8:

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

Peça, mas antes ame-o, busque-o e certamente após se deleitar Nele o desejo do seu coração será concedido