PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 4,1-20)(30/01/20)
.
Caríssimos, lançando um olhar sobre essa nossa humanidade, vemos que tudo o que está acontecendo atualmente nada mais é do que o cumprimento das Palavras de nosso Senhor Jesus Cristo (cf. MT 24). De fato, a humanidade caminha à passos largos para um fim trágico, e isso por negar e perseguir Jesus e os que lhe são fiéis; por isso, mergulha no mar sem fundo da perdição eterna enganada pelo inimigo de nossas almas.
.
Com efeito, após proferir tudo o que haveria de acontecer no seio da humanidade antes de sua segunda vinda, Jesus acrescentou: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe, nem mesmo os anjos do céu, mas somente o Pai. Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor."(Mt 24,35-36.42).
.
No Evangelho de hoje, Jesus nos alerta para mantermos a vigilância, usando uma frase enigmática: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem."
.
Caríssimos, o que Jesus quer nos dizer com essa sentença acima? Ora, a vida é um dom de Deus; quem dá a Deus o que é de Deus, terá esse dom eternamente; porém, quem tira o dom de Deus para dar ao pecado, perde esse dom para sempre.
.
Portanto, escutemos atentamente o Senhor: "Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.