Não somos obra do acaso, afinal "Deus não joga dados"

"Deus não joga dados" - Albert Einstein

Eu sou seu criador. Você estava sob meus cuidados mesmo antes de nascer" - (Isaías 44.2)

Não somos obra do acaso. O Senhor tem um propósito para cada um de nós. E este plano não passa pela tristeza. Deus não nos deu vida para desejarmos morrer, para subsistirmos em cavernas… As trevas não podem definir nossos caminhos… A luz precisa prevalecer em todos os ambientes.

O profeta Isaías no capitulo 61.1 a 3: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”

Vivemos em um mundo cercado por más notícias. Nos últimos dias temos vivido e ouvido muito sobre morte, destruição, desolação, sofrimento, injustiça. A depressão conhecida como doença deste século, tem trazido desespero as famílias e se tornado comum. No entanto o grande problema não é ficar deprimido, mas continuar deprimido! É quando, em vez de ser uma válvula de escape, o choro se torna o principal “ladrão” das suas energias. A tristeza é uma pequena brecha que pode se tornar um grande cárcere emocional.

Diante de tudo isso a Palavra de Deus se contrapõe e nos comunica vida e esperança. A nossa alma, anteriormente vestida de pesar e dor, agora é restaurada pela esperança, cura e alegria.

Através da mensagem da palavra de Deus encontramos algumas reflexões que nos ajudam a nos libertar das amarras das tristezas e outros sentimentos que insistem em nos aprisionar.

Vencendo o que nos aprisiona- Que tal “ Sair da “tenda”!

Gênesis 15.1 a 4: “Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliezer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.”

Todos nos conhecemos a historia de Abraão, de sua frustração pelo fato de não ter filhos, e nada o reanimava. Por mais determinado que fosse em confiar nas promessas de Deus, Abrão assim como todos nós, foi tentado a desistir Ele foi testado em sua maior vulnerabilidade, ele queria um filho que desse continuidade a sua linhagem e provavelmente sentia a pressão de não alcançar sucesso nessa área, que era tão valorizada em seus dias. Nada conseguia reanimar Abraão, diante de sua grande frustração: não poder ter filhos. Mas, ao sair da tenda, que representa o nosso lugar de dor e de abandono, ele foi renovado pelo Senhor!

O processo de libertação parte de uma decisão. É quando decidimos sair da “tenda”! É quando transformamos nosso ambiente de dor no nosso “quarto de guerra”. É quando transformamos nosso ambiente de dor em um lugar de adoração.

Exercício da gratidão! A falta de gratidão também aprisiona -

Expressar gratidão pela vida é uma atitude capaz de transformar os nossos dias. “Basta começarmos a praticar um pouco de gratidão que logo a gente se dá conta de que se sentir grato por todas as coisas boas que há a nossa volta é a base da felicidade”, diz a psicóloga do Zenklub Marjorie Carvalho.

A gratidão é o sentimento mais poderoso que existe para trazer prosperidade em todas as áreas da nossa vida. Não estou somente falando em prosperidade financeira, mas também prosperidade nos relacionamentos e na saúde física. Vibrar no estado da gratidão pode gerar verdadeiros milagres na vida de qualquer pessoa. Por isso eu preparei um poderoso exercício que você vai poder acessar no final do artigo. Mas antes, é importante que você entenda por que a gratidão é tão importante e como ela pode transformar a sua vida. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado (Mateus 25:29) - Quando aplicamos o conceito de gratidão a este versículo, somos mais gratos pois entendemos que quanto mais agradecemos, mais motivos temos para agradecer. Meu conselho: em vez de pensar no que você não tem, seja grato pelo que você tem! Em vez de sofrer por aqueles que por algum motivo te deixaram, valorize os que permaneceram! Seja grato pelos dias bons, porque eles mostram que o melhor ainda está por vir. Seja grato também pelos dias ruins, porque eles mostram o quanto você é capaz de suportar e superar qualquer adversidade!

È libertador - Ter consciência de que a sua felicidade está em suas mãos!

Parece letra de musica! Não, é uma verdade, sem proselitismo, você é o grande responsável pela sua felicidade, não os outros! O melhor caminho nessa busca é ser o seu melhor amigo! Invista um horário do dia para se dedicar às atividades que você gosta! Fuja de tudo que lhe traz lembranças ou sentimentos negativos, evite ficar deprimido por objetivos que você ainda não atingiu. Tome atitudes positivas como a prática diária de exercícios físicos, por exemplo, é um dos métodos recomendados pelos psicólogos. Uma caminhada diária de 30 minutos é o suficiente para te dar mais ânimo e disposição, porque estimula a produção de endorfina, uma substância que ajuda a aliviar a dor e ainda regula as nossas emoções. Movimente-se espiritualmente também! Faça o compromisso de ir pelo menos uma vez por semana à igreja, tenha períodos diários de oração e de leitura bíblica!

Por último e sempre, lembre –se que temos um Deus bom!

Sua mensagem nos reveste de salvação e vida. Agora, podemos acordar todos os dias e crer que há um bom projeto de Deus preparado para nós, que vai muito além de sofrimento e angústia, Deus promete abundância de vida a quem o ama. Deus nos dá tudo que precisamos para viver. Quem confia em Deus sempre terá provisão.( João 10:10)

A abundância de Deus não é só provisão de comida e bens. Deus promete nos dar abundância de amor, paz, graça e alegria. A salvação de Jesus traz abundância de bênçãos!

É bom mostrar a abundância de Deus em nossas vidas. As bênçãos de Deus não acabam. Podemos partilhar as bênçãos abundantes de Deus com as pessoas à nossa volta.

Carmem Lucia

Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira
Enviado por Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira em 26/01/2020
Reeditado em 08/11/2021
Código do texto: T6851285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.