CRISTO É A RESPOSTA

Alguém, comentando um dos cânticos avulsos cantados nas Igrejas Evangélicas de nosso país (Brasil) – “Cristo é a resposta para o mundo atual, não há nenhum outro Ele é real!”, questionou, levantando a seguinte pergunta: “Se Cristo é a resposta, qual é a pergunta?” Conforme o anônimo articulista, se não há pergunta, então, como pode haver resposta?

Ora, todos sabemos que nem sempre as respostas advêm de pergunta anteriormente levantada!

Há inúmeras ocasiões em que as respostas são dadas por diversos aspectos sem que haja perguntas. Antes de entrar na questão, com exemplos diversos, cito apenas um exemplo bíblico (há muitos outros: Mateus 15.23 e 26), onde o autor sagrado, na versão da SBB/RA “Revista e Atualizada de Almeida), faz menção, por duas vezes de respostas, sem que tenha havido perguntas anterior por quem quer que a tenha feito.

Nem toda resposta é resposta de pergunta, mas de confrontação, de desafio que se quer rebater ou contraditar (usando de linguagem jurídica).

Pode ser resposta de confronto sobre o caráter de alguém (quando se duvida da boa índole de outrem), mas um terceiro discorda e responde, provando o contrário das alegações infundadas, demonstrando as boas atitudes e o bom caráter de seu defensado).

Há ainda o confronto de dúvida sobre o dinamismo de outrem (Alguém que duvida que o outro trabalhe!) A resposta, a confrontação, o contraditório, estabelece-se, mostrando esse “alguém’ com diversas obras, e uma tradição secular de prestação de relevantes serviços a terceiros – com diplomas ou sem eles, com fotos ou sem elas!

E assim por diante!

Resposta tem a mesma raiz etimológica de responsabilidade, quando alguém tenta provar o contrário de uma alegação anterior, pois haviam tentado denegrir a imagem alheia!

Quando alguém é acusado justa ou injustamente, ele tem o direito de responder sem ser perguntado. NÃO HOUVE PERGUNTA, mas esse alguém responde (em juízo, processualmente), provando sua inocência: com palavras, com documentos ou com a mais pródiga das provas (testemunhal) ou ainda por meio de trabalhos periciais (envolvendo profissionais adredemente compromissados na forma legal).

Este último exemplo, se dá por força de lei, que prevê o “princípio do contraditório”, cabendo a cada cidadão, que é respaldado pela nossa Constituição Federal.

Enfim, a resposta pode vir desafiando uma alegação duvidosa, maldosa ou mentirosa e não somente provocada por uma pergunta ou questionamento qualquer!

“Aqui e agora” e também na eternidade, CRISTO É e será a RESPOSTA para todas as perguntas, contradições, dúvidas e certezas deste mundo tenebroso! Mil vezes mais do que foi Salomão diante dos questionamentos da Rainha de Sabá (do Oriente – 1º Reis 10.1-13).

Rive (ES), 02 01 – 2020

Fernandinho do forum