PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 2,13-17)(18/01/20)
.
Caríssimos, este mundo está gravemente enfermo, diria até, em estado terminal; e tudo isso por conta dos pecados aqui praticados. Ora, quais são as doenças causadas pelo pecado? A primeira delas é o ódio a Deus e aos seus filhos e filhas; e depois dessa aparecem todas as outras, nas almas e nos corpos, afetados pelo ódio satânico que as contaminou.
.
Com efeito, Jesus é o único Remédio que Deus Pai enviou para curar essa e todas as doenças maléficas que se apossam das almas que se entregam ao pecado. No entanto, essa medicina divina tem sido rejeitada há mais de dois mil anos, porque para absorve-la é preciso arrependimento, confissão, perdão sacramental e reparação dos pecados praticados.
.
Comentando a frase de Jesus: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei." (Mt 11,28); o Papa Francisco (Angelus 06/07/14), disse: "Estas palavras ditas por Jesus, indicam o caminho misterioso da graça, que se revela aos simples e revigora os cansados e exaustos. Tais palavras exprimem a solidariedade do Filho do Homem, Jesus Cristo, com a humanidade aflita e sofredora."
No Evangelho de hoje, Jesus respondendo a àcida crítica dos fariseus, disse: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”. Com isso, Ele nos mostra que a humanidade precisa se converter urgentemente para alcançar a cura de todos os seus males; caso contrário, permanecerá na via da perdição que a doença do pecado gera nas almas.
.
Caríssimos, Jesus é o Grande Médico que está sempre perto de nós. Ele tomou sobre Si as nossas doenças, curou-nos e continua a curar-nos pelas suas chagas (cf Is 53,5; Mt 8,17); e por meio dos Sacramentos do batismo, confissão e Eucaristia; de nossa parte precisamos acolher Sua presença Sacramental para nos manter salvos e fiéis até o fim.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.