Sacrifício

Sacrifício

Ide e aprendei o que significa:

Misericórdia quero e não

sacrifícios.

(Matheus, 9/13)

A palavra misericórdia tem alguns significados diferentes, mas que acaba sendo a mesma coisa. Em hebraico Rechem que se relaciona ao útero, que tem significado de início da vida. Porém o mais importante é que significa ter amor pelo próximo, por aqueles que estão em situação de miséria e desgraça. Ter misericórdia é sentir a dor do outro. Se compadecer de situações humilhantes que tantos passam. É se colocar no lugar do outro.

Diante da ignorância, muitas pessoas não entendem que sacrifício é algo que causa tortura, dor a si mesmo. E isto é justamente o que Jesus repudia. Quando Ele diz; misericórdia quero e não sacrífico, está se referindo aos sacrifícios de sua época praticados nos templos e os sacrifícios dos dias atuais. Na época de Jesus as pessoas eram orientadas a irem aos templos confessarem seus “pecados” e como forma de serem perdoados os sacerdotes vendiam-lhe um animal de acordo com a quantidade de pecados que a pessoa tinha e sua classificação. Poucos pecados e leve era necessário apenas sacrificar uma pomba, mas se fossem muitos e “cabeludos”, então já seria uma ovelha, um novilho, e por aí ia.

Hoje infelizmente temos ainda muita gente que não entendeu a mensagem de Jesus e continua fazendo absurdo de sacrifícios afim de provarem, não sei a quem, o tamanho de sua fé. Para Jesus seria mais aceitável por nosso Deus que ao invés das pessoas caminharem tanto a ponto de estourarem os pés nas estradas quente pelo calor escaldante do sol, caminhassem para visitarem um parente, um enfermo no hospital, um amigo, uma pessoa que necessita de uma palavra amiga ou apenas de ser ouvido.

No entanto seria mais bem visto por Jesus, se ao invés de pagarmos tanto dízimos para ganharmos um lugarzinho no céu, ajudássemos na cesta básica de quem realmente está precisando. O momento hoje é de vivermos a boa nova e a boa nova é Jesus. Não vai adiantar muito se eu ficar vivendo historias antigas de antes de Jesus, pois todo cristão vive Cristo, o novo, o presente em nossos corações. Aquele que nos ensina a amar infinitamente. Neste caso fazer sacrifício seria da alma, para que possamos nos limpar do mal que existe em nós. Fazemos o sacrifício da abstinência, da oração, da penitência pelos nossos erros.

Alan Lane
Enviado por Alan Lane em 15/01/2020
Código do texto: T6842696
Classificação de conteúdo: seguro