As grandes mulheres da Bíblia. (A mulher anônima que abateu Abimeleque).
Porém certa mulher lançou uma pedra superior de moinho sobre a cabeça de Abimeleque e lhe quebrou o crânio. (Jzs 9:53). Este versículo faz parte do desfecho do malfadado governo de Abimeleque. Ele foi uma pessoa que assassinou a outros para poder governar. Deixando-nos uma lição de que todo aquele que deseja ardentemente governar ou liderar, jamais será um bom líder ou governante, porque este sempre tentará satisfazer o seu ego e não a necessidade do povo.
Mas aqui nós vamos evidenciar mais uma mulher que foi de suma importância no desfecho da vontade de Deus para o seu povo. Toda rebelião contra Abimeleque em seu governo usurpador, tem início na fabula/parábola de Jotão. Que se seguiu na rebelião de Gaal, que teve como consequência a destruição de Siquem, e a campanha contra Tebes, para melhor entendimento leia o capitulo nove do livro dos Juízes.
E ao sair em campanha contra Tebes Abimeleque não podia imaginar que sua morte estava próxima. A vitória inicial foi fácil. O texto sagrado diz que Abimeleque “sitiou e tomou” a cidade. Porém, parte dos habitantes conseguiu fugir para a torre fortificada, tanto homens quanto mulheres, tal e qual havia acontecido no caso de Siquém.
Ele então planejou incendiar a torre matando todas as mulheres, crianças e homens que ali estavam. De súbito, uma tremenda surpresa! Uma mulher jogou uma pedra, com mortal pontaria, e atingiu Abimeleque diretamente na cabeça. A pedra era uma pedra “superior'’ de moinho, a pedra móvel que uma mulher era capaz de fazer girar sobre a pedra inferior do moinho. E como ele fez com que o sangue de seus meios irmão vertesse na pedra agora a pedra tirava-lhe a vida.
E aqui mais uma vez o povo é salvo dum tirano pelas mãos de uma valorosa mulher. Ou seja, para Deus não há maior ou melhores, para Ele somos seres humanos que Ele ama de igual maneira e nos usa em iguais tarefas. E assim se faz o dever de todo Cristão, o de honrar sempre o próximo seja ele quem for, pois a joia da vida vibra dentro de todos nós. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).