Como devemos honrar o Próximo.
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. (Rom 12:10). Podemos honrar a outros de duas maneiras. Honramos alguém por motivos que trazemos ocultos em nossos corações.: honramos a nossos chefes a fim de que depois nos recompensem, a nossos empregados para que trabalhem mais, aos ricos para que contribuam a nossa causa, aos que tem cargos públicos para que utilizem seu poder a nosso favor, aos líderes na igreja por que achamos que eles fizeram por merecer.
Mas na realidade isto não é honrar, está mais para bajulação ou investimento. A maneira certa de honrar é a maneira que Jesus Cristo nos ensinou, pois nela se encerra o amor. Como cristãos, enquanto cópias de Cristo devemos honrar às pessoas porque elas foram criadas à imagem de Deus, porque são nossos irmãos em Cristo, porque estamos agradecidos pela forma em que contribuem à edificação do corpo de Cristo.
Deus nos honra de maneira uniforme, os mais famosos líderes ao menor dos obreiros, porque Ele olha o coração. Para Deus maior é aquele que sabe amar. O que nos leva entender que Jesus formou a Igreja não para que ela fosse uma coleção de conhecidos, nem mesmo uma reunião de amigos; a igreja é uma família em Deus. Então devemos tratar um ao outro com respeito e igualdade sempre tendo o outro como maior que nós.
Devemos ser afetuosos uns com os outros em amor fraternal. A palavra que Paulo usa para amando-os é: (φιλοστοργος philostorgos é a união de (φιλος philos e στοργή storge), ou seja, o amor amizade, e de irmão e o amor família sendo assim. Devemos amar uns aos outros, porque somos membros de uma mesma família, a família de Deus.
E isso até pode parecer difícil para nós devido a nossa natureza competitiva, por isso devemos orar e pedir ao Espirito Santo que faça nascer em nós o seu fruto ( Ler Gál 5:16-26), e então entenderemos a verdadeira maneira de honrar o próximo que é a maneira que Deus honra a todos nós. Pois quando lutamos contra o nosso lado egoísta, começamos a fazer a vontade de Deus na terra. Até que chegue o dia que a faremos no céu. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).