Eu Sou o que Sou

AUTOGENIA

O nome ATENA em grego, de acordo com Manéton, é indicativo de movimento autógeno.

Autógeno, no que Manéton quis dizer, significa "o que vem de si mesmo".

Cícero explicou a origem do nome do planeta Vênus como sendo algo que vem de todas as cousas, ou seja, em Vênus está contido toda a essência do Universo.

A cidade de Atenas, na Grécia, teve este nome em homenagem a Atena. E Atena era o nome mais antigo dado pelos gregos ao planeta Vênus.

Fonte: Mundos em Colisão, Immanuel Velikovsky, Edições Melhoramentos, 1964, pg 142.

BABILÔNIA e NÍNIVE

Conforme a Bíblia, os astrólogos e feiticeiros da Babilônia tinha um ditado de autogenia, em meio ao seu povo:

"Eu sou e além de mim não há outra" (Is 47:9,13).

Eles não estavam se referindo a cidade da Babilônia, nem tão pouco a si mesmo, mas ao astro que eles observavam nos céus, pois é dito:

"Cansaste-te na multidão de teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplam os astros, os prognosticadores das luas novas,e salvem-te do que há de vir sobre ti" (Is 47:13).

Em Nínive, capital da Assíria, é confirmado que esta ameaça vinha do céu:

"Também vós, ó etíopes, sereis mortos pela espada do SENHOR. Ele estenderá também a mão contra o Norte e destruirá a Assíria, e fará de Nínive uma desolação... Esta é a cidade alegre e confiante que dizia consigo mesma: Eu sou e não há nenhuma além de mim" (Sf 2:15).

Nínive, como Babilônia não eram autógenas, não vieram de si mesmas. Foram fundadas e se desenvolveram graças a intervenção de muitos homens; desde o primeiro até o último homem que naquela região habitou.

Portanto, os ninivitas e os babilônios transferiram para as suas cidades o predicado, o dom, do astro autógeno que adoravam. Este astro era o planeta Vênus.

MELQUISEDEQUE

"e que penetra além do véu (do tabernáculo eterno), onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo... (... sem pai, sem mãe, sem genealogia; que não teve princípio de dias, nem fim de existência, entretanto, feito semelhantes ao Filho de Deus), permanece sacerdote perpetuamente" (Hebreus 6:19,20 e 7:1-3).

O sacerdócio de Melquisedeque é um sacerdócio eterno. Este sacerdócio não teve princípio de dias e nem fim de existência, pois é sacerdócio eterno.

Quando Paulo diz que este sacerdócio sempre existiu e existirá perpetuamente, diante de Deus, por causa da santidade do SENHOR, além do seu aspecto sagrado, estamos frente a um conceito de autogenia, ou seja: de um sacerdócio santo, que saiu de si mesmo.

EU SOU O QUE SOU

"Eu sou o que sou" é o que significa o santo nome de Deus.

E o santo nome de Deus é impronunciável fora da oração pessoal, ou do culto de adoração a Deus, na igreja ou sinagoga. Por isso, não o pronuncio aqui.

Moisés foi autorizado por Deus para dizer aos hebreus, no Egito, qual era o seu nome , e era assim:

"Eu sou o que sou... Eu Sou, me enviou a vós outros... O Deus de vossos pais: de Abraão, Isaque e Jacó... este é o meu nome eternamente" (Ex 3:13-15).

Moisés se apresentou a Faraó, por ordem de Deus, e neste nome santo de Deus, para que o Faraó consentisse na libertação dos hebreus e na sua saída do Egito.

Faraó não consentiu nesta saída, e tão pouco se dobrou ao santo nome de Deus. E sobre ele e seu povo, sobreveio dez pragas fatais.

EU SOU

Jesus alguma vezes se referiu a si mesmo como EU SOU, principalmente quando disse aos judeus que Abraão se alegrou por tê-lo visto; no dia em que ele, Jesus, anunciou a Abraão de que a sua mulher Sara lhe daria um filho (Gn 18).

Os judeus ficaram confusos e não entenderam nada. Como podia uma pessoa que falava com eles, naquele instante, ter visitado Abraão? - Só se ele tivesse mais de 2.200 anos de idade.

Jesus, ante ao espanto deles, disse-lhes: Antes que Abraão existisse, EU SOU (João 8:58).

Nesta exclamação: EU SOU, Jesus, como Deus, com o Pai, mostra toda a sua auto-suficiência.

O Pai e o Filho são onipresentes, oniscientes e onipotentes.

Estão em todos os lugares, tem ciência de tudo, e podem tudo.

JACÓ LUTA COM DEUS, DE MADRUGADA

"Levantando-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.

Tomou e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia.

Jacó, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a ALVA subia.

Vendo (o varão) que não prevalecia contra ele, tocou-lhe na articulação da coxa; desloucou-se a juntura da coxa de Jacó, na luta com esse varão.

Disse o varão: Deixa-me ir, porque já a ALVA subiu..." (Gn 32:22-32), (edição SBB 1955).

Jacó lutou com o Varão de MADRUGADA, pois ocupou-se quase toda noite em transportar as pessoas e seus bens, para o outro lado do Jaboque.

Ao romper da manhã subiu a Alva, e cessou a luta: o Varão tinha que ir embora, porque findara a madrugada.

Por que esse Varão tinha a necessidade urgente de ir embora?

- Porque o seu turno, o da madrugada, acabara, e iniciava-se o turno da alva.

Havia duas "estrelas da manhã". Uma era a Madrugada e a outra Alva (Jó 38:7,12,13).

JACÓ PROSTROU-SE DIANTE DO IRMÃO

A luta de Jacó com Deus (materializado num varão) foi uma luta de oração e clamor, de muitas e incessantes dobras de joelho, para que ele o abençoa-se, pois Jacó estava muito angustiado, temendo que seu irmão Esaú o ferisse ou até mesmo o matasse, porque Jacó enganou a seu irmão Esaú, tomando-lhe a primogenitura.

Deus, primeiramente, deu outro nome a Jacó, pois Jacó deriva das palavras "enganador" e "agarrado ao calcanhar do irmão, no parto", e Deus o chamou de Israel.

Esaú diante do seu pai, com amargura disse que Jacó o enganou duas vezes: na primogenitura e na usurpação da benção paterna (Gn 27:36).

Deus respondeu ao clamor de Jacó, sinalizando como ele iria ganhar o perdão de seu irmão... prostrando-se sobre os joelhos diante de seu irmão.

Para isso, desloucou-lhe a junta de sua coxa, afim de que, em estado deplorável, Jacó dobrasse o joelho perante seu irmão.

Esta autorização de Deus para que um homem se prostre diante de outro é única na Bíblia, e é um ensinamento a nós, de como deveria ser o nosso estado de ânimo, diante de Deus, ou seja: de temor e submissão total, para conquistar o seu perdão e misericórdia.

Deus desloucou a junta da coxa de Jacó, afim de que, em estado de plena submissão, Jacó dobrasse o joelho e se prostrasse diante de seu irmão, afim de ganhar o seu perdão.

Jacó prostrou-se sete vezes até aproximar-se do seu irmão.

Esaú correndo para ele, o abraçou e arrojado ao seu pescoço, o beijou. E ambos derramaram lágrimas de reconciliação (Gn 33:3,4).

JACO VIU A DEUS FACE A FACE

"Perguntou-lhe (o varão), pois: Como te chamas? - Ele respondeu: Jacó.

Então, disse o varão: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? - Respondeu o varão: Por que perguntas pelo meu nome? - E o abençoou ali.

Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva" (Gn 32:27-30).

Este varão era Jesus, o Filho de Deus.

O ANJO DO SENHOR e o nascimento de SANSÃO

"Anjo do Senhor" quase sempre é uma referência ao arcanjo Miguel. Entretanto, também, em alguns casos se refere a Jesus.

Em Ap 7:1,2 que é uma referência a Mt 24:30,31 Jesus é chamado de "Anjo que tem o selo do Deus vivo".

O Anjo do Senhor apareceu a mulher de Manoá, em Dã, e, embora ela tenha sido estéril até aquela data, anunciou-lhe que ela teria um filho.

Na segunda aparição deste anjo, Manoá perguntou se era ele que tinha falado com sua mulher. Ao que ele respondeu laconicamente: Eu Sou (Jz 13:11).

"Eu sou" é o nome de Deus, usado pelo Pai e pelo Filho (Êx 3:14 e João 8:58).

Manoa perguntou ao Anjo do Senhor qual era o seu nome.

Ele lhe respondeu com uma pergunta, de modo sutil:

"Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?

Manoá e sua mulher, tão logo viram o Anjo do Senhor subir ao céu, juntamente com a fumaça do holocausto do alta, caíram com o rosto em terra (prostraram-se); e disse Manoá a sua mulher: Certamente morreremos, porque vimos a Deus (Jz 13:20,22).

Ninguém deve prostrar-se diante de homens e de anjos, a menos que esse homem e esse anjo seja Jesus, o Filho de Deus.

Isaías profetizou o nascimento de Jesus:

"... eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel" (Is 7:14).

O significado de Emanuel é "Deus conosco", mas em sentido mais amplo significa :

"Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Is 9:6).

Embora o nosso Senhor e Salvador se chama Jesus, ele também tem outros nomes, e também um nome que só ele conhece.

Quando diz que ninguém conhece este nome específico, está se referindo ao não conhecimento de nós, carnais. Evidente que Deus Pai conhece, pois foi ele que o gerou; e possivelmente também os seus anjos conhecem este nome específico.

Outros nomes de Jesus, o Filho de Deus, são:

"Fiel e Verdadeiro" , "Verbo de Deus" , "Rei dos Reis" , "Senhor dos Senhores" , bem como: "Príncipe da Paz" , "Eu Sou" , "Nazareno" , "Cordeiro de Deus" , "Emanuel" e "Maravilhoso" (Ap 19:11-16).

Jesus, acompanhado de dois anjos, apareceu e conversou com Abraão e Sara (Gn 18), com Jacó (Gn 32), com Moisés (Êx 33), com Josué (Js 5:13-15), e com a mãe e o pai de Sansão, nos dias finais que Abdom julgava Israel (Jz 13), respectivamente nestes anos: 2075, 1950, 1443, 1403 e 1130 anos antes de Jesus se encarnar como homem.

Agora ele quer conversar com você, meu caro leitor. Aceitas?

........................................................................................

FORÇA INVISÍVEL (imã, e efeito gravitacional)

"Eles de repente morrem; e até a meia noite os povos são perturbados e passam, e os poderosos são tomados por força invisível" (Jó 34:20).

Até a meia noite os povos eram perturbados, mas de MADRUGADA havia alívio, pois, Vênus e sua espada (destroços de Seth) aliviavam a sua força gravitacional sobre a Terra; mas, os poderosos, de dia, eram sacudidos da terra e arrebatados por força invisível.

Por isso havia o hábito de orar de madrugada (Jó 1:5).

ESTRELA DA MADRUGADA

"Levantando-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.

Tomou e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia.

Jacó, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a ALVA subia.

Vendo (o varão) que não prevalecia contra ele, tocou-lhe na articulação da coxa; desloucou-se a juntura da coxa de Jacó, na luta com esse varão.

Disse o varão: Deixa-me ir, porque já a ALVA subiu..." (Gn 32:22-32), (edição SBB 1955).

Jacó lutou com o Anjo do Senhor de madrugada, pois ocupou-se quase toda noite em transportar as pessoas e seus bens, para o outro lado do Jaboque.

Ao romper da manhã subiu a Alva, e cessou a luta: o Anjo do Senhor tinha que ir embora, porque findara a madrugada.

Por que esse Anjo tinha a necessidade urgente de ir embora?

- Porque o seu turno, o da madrugada, acabara, e iniciava-se o turno da alva.

Havia duas "estrelas da manhã". Uma era a Madrugada e a outra Alva (Jó 38:7,12,13).

Leia artigo já postado "Segundo a Bíblia, havia duas estrelas da manhã"

ESTRELA DA MADRUGADA

Sabemos que, até então, haviam duas estrelas da alva, uma se chamava Madrugada e a outra Alva (Jó 38:7,12,13).

Alva (os destroços do extinto planeta Seth) estava apegado as orlas da terra (Jó 38:13).

Madrugada, a estrela do Altíssimo, reinava absoluta no mais alto céu (Is 14:13-15).

"Ao som de sua queda fiz tremer as nações, quando o fiz (Alva) passar para o além com os que descem à cova" (Ez 31:16).

Quanto à essa queda, disse Jesus, laconicamente:

“Eu VIA Satanás caindo do céu como relâmpago” (Lc 10:18).

Na cova não há nenhum conhecimento, pois a sua memória jaz no esquecimento (Ec 9:5).

Quem desceu à cova foi "Alva" como profetizou Jó:

"A sua memória desaparecerá da terra... Da luz o lançarão nas trevas e o afugentarão do mundo" (Jó 18:17,17).

ESTRELA DA MADRUGADA

“Mas se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo poderoso pedires misericórdia” (Jó 8:5).

“Eu, porém, Senhor, clamo a ti, e de madrugada te envio a minha oração” (Salmo 88:13).

Jó se levantava de madrugada (turno em que Vênus brilhava mais) e oferecia holocaustos para que Deus perdoasse e santificasse todos os seus filhos (Jó 1:5).

Vênus, o planeta mais brilhante, era chamado nos dias de Jó e de Jacó: de estrela da Madrugada (Jó 38:7,12,13).

Na aliança de Deu com Abraão é dito:

"Ao por do sol, caiu profundo sono sobre Abraão, e grande pavor e cerradas trevas o acometeram... E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços (holocausto) " (Gn 15:12,17).

Abraão, levantando-se de MADRUGADA, foi ao lugar onde estivera diante da face do Senhor... e viu a fumaça que saia da campina e de Sodoma e Gomorra, destruídas que foram pelo Anjo do Senhor (Vênus), (Gn 19:27-29).

O arcanjo Miguel era e é o guia de Vênus, e o protetor do povo de Deus (Dn 12:1).

ESTRELA DA MANHÃ

A Estrela da Alva, ou Estrela da Manhã (Vênus) é a estrela de Jesus, pois, lhe foi dada pelo Pai (Ap 2:28).

Para entender melhor medite sobre (Ap 22:16 , Mt 2:2 , Nm 24:17 , Jó 38:6,7,12,13 ).

Jesus diz de si mesmo:

"Eu sou a a raiz e a descendência de Davi, e a brilhante estrela da manhã" (Ap 22:16 - Bíblia King James - fiel 1611).

A Sociedade Bíblica do Brasil - SBB - suprimiu o "e" em "e a brilhante estrela da manhã".

"e" nesta frase é uma conjunção aditiva, ou seja, acrescenta mais alguma cousa.

Suprimindo este "e" muda o sentido completo da frase.

Jesus diz que ele é a origem de Davi, e também a sua descendência.

Como Deus, Jesus criou Davi. Como Filho do homem, Jesus foi descendente de Davi.

Jesus diz também que ele é a brilhante estrela da manhã.

*****************************************************

o livro FIM DOS TEMPOS: O ENCOBERTO DESCOBERTO

está à venda na editora http://www.clubedeautores.com.br/

várias páginas deste livro podem lidas no site abaixo:

serhttps://www.recantodasletras.com.br/autores/darciubirajara

contatos por e-mail: darcijara@yahoo.com.br

contatos por celular: 51.984358252 (Tim)

***************************************************