Os dois caminhos e a livre escolha. 2

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (Mat 7:13,14). Aqui nesta passagem que faz parte do sermão do monte, vemos Jesus deixar claro que existem dois caminhos e que cabe a cada um de nós a escolha de qual seguir.

Há um caminho largo e fácil de transitar, o qual muitos o escolhem; mas o fim dos que andam por ele é a ruína. Há um caminho estreito e difícil, e muito poucos são os que vão por ele; mas o fim deste é a vida. Pegando de empréstimos o que disse um dos discípulos de Sócrates: “Vê uma porta em frente a um caminho não muito transitado, pois os viajantes são poucos? Esse é o caminho que conduz à verdadeira instrução.”

Pois o caminho que leva a saciação dos prazeres é movimentado e muito concorrido, e apesar da leda satisfação, nos ladrilhos que o pavimenta estão repletos de desilusões, tristezas, amarguras, solidão e de destruição. Mas o caminho da sabedoria que Jesus Cristo nos indica pode até ser árduo e as vezes parecer difícil, mas sempre estaremos acompanhados pelo Espirito santo e os ladrilhos dourados da vida sempre estará aos nossos pés.

Cada ação na vida confronta-nos com uma decisão iniludível; onde não se pode permanecer impassível. Sempre devemos escolher um caminho ou outro. Por isso, uma das funções mais importantes de todos os grandes homens da história, foi confrontar a seus contemporâneos com essas decisões iniludíveis.

Parafraseando o que disse alguns homens da bíblia: Moisés falou com seu povo: “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal.., escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência….” (Deu 30:15-20). Josué ao transmitir o mando de seu povo, ao final de sua vida, disse: “Escolhei hoje a quem sirvais” (Jos 24:15). E por fim o profeta Jeremias transmitiu ao povo o que Deus lhe havia dito: A este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. (Jer 21:8). Ou seja, sempre em nossa vida haverá encruzilhadas cuja a escolha caberá a nós, ainda bem que temos o Espirito Santo que nos ajuda a fazer a escolha certa. Porque o Espirito sempre escolherá o caminho que leva a vida por mais estreito e espinhoso que pareça.

E mesmo diante de tais ensinamentos vemos muitos de nós escolherem o caminho largo da insaciável ganância; o largo caminho do desesperançoso rancor; o largo caminho destruidor do ódio e não menos pior o largo caminho do desalmado egocentrismo. Ou seja, o largo caminho que leva a destruição do ser humano por inteiro. Cabe a cada um de nós vencer o si mesmo e escolher o caminho do amor que nos levará a gloriosa vida. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 21/12/2019
Código do texto: T6823925
Classificação de conteúdo: seguro