Errei, e agora?

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

(Pv 28.13)

...........................................

Pra início de conversa

Já dizia o dito popular: “Errar é humano”. E é verdade. Faz parte da nossa natureza. Desde a entrada do pecado do mundo lá no Éden, se tem algo que vai acompanhar toda a humanidade é o erro. Na vida do jovem e adolescente, parece que junto com erro, vem uma avalanche de sensações estranhas, de incertezas, de crises (não precisa de muito nessa idade para se criar uma).

.

Pois bem. O sábio Salomão nos deixa o ensinamento sobre atitudes após o erro. Precisamos também ponderar que pra Deus tudo é erro, tudo é pecado. Nós que colocamos uma “escala de valores” onde há pecados e pecados. Pode até ser, mas o processo precisa ser o mesmo.

.

Indo direto ao assunto

A pior decisão acerca do erro é esconder. Encobrir o erro te faz envergonhado e até constrangido temporariamente. Após esse período inicial, a fé já se enfraqueceu, o erro foi hibernado, “jogado pra debaixo do tapete” e assim continua-se a viver como se nada tivesse acontecendo. Em pouquíssimo tempo você abandona a fé. O texto é claro: Quem esconde, não prospera!

.

Mas esse mesmo verso mostra que há saída. E que obedecendo as suas orientações você se fortalecerá novamente. Primeiro você deve confessar. 1) Pra Deus para que Ele te perdoe e tire de você todo sentimento de culpa da sua alma. 2) Confessar para alguém. Se você errar contra alguém é importante ir até a pessoa. Se lhe faltar coragem, procure a ajuda de alguém mais experiente e de confiança para que essa conciliação seja feita. A confissão é reconhecimento de erro. E a cura já começa quando você entende que precisa dela.

.

É necessário abandonar! Quando eu erro, sinto que estou no erro, mas não abandono, eu estou com remorso. O remorso vai passar e eu vou cometer os mesmos erros. No remorso você chora, até se deprime, porém não conserta. O arrependimento não. Alguém que se arrepende lutará todos os dias, horas, minutos e segundos para não fazer mais. É uma batalha árdua, todavia não é impossível vencer. Isso te dará forças para continuar mesmo após um tropeço que você venha a ter.

.

Para finalizar

Errei, e agora? Primeira coisa a fazer: Não finja que nada aconteceu. Procure imediatamente Deus em oração, restabeleça sua comunhão com Ele e tente consertar com as pessoas as quais você errou. No primeiro momento será dolorido, o ofendido pode até não te perdoar de início, porém você está fazendo sua parte consertando o seu lado do problema. Tenha certeza. Ao se arrepender de verdade, o Senhor derramará sobre tua vida porção dobrada da Sua misericórdia. Confie! Deus te abençoe! Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 19/12/2019
Código do texto: T6822824
Classificação de conteúdo: seguro