O REINO DE DEUS E A IGREJA

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6 : 33)

17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm. 14.17)

O que é o Reino de Deus?

Esses dois temas, o caráter messianico de Jesus e a presença do Reino de Deus, são inseparavelmente ligados, e cada qual inclui um mistério um novo desvendar do próposito remidor divino, como diz o apóstolo Paulo em Rm. 16 25-26:

25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,

26 Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;

O apóstolo fala da revelação do mistério que desde tempos eternos este oculto.

E qual é este mistério o apóstolo se refere? A resposta ele mesmo nos dá em Cl. 1.27:

27 Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;

Este mistério é o próprio Cristo, e mais ainda, Cristo em vós!

Ele! le e somente Ele é o mistério, que esteve oculto e que agora, é-nos revelado em Cristo atraves do Espirito Santo de Deus.

É necessário deixar claro o que Jesus disse sobre o Reino deDeus em Mt. 6.33:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O Reino de Deus tem que ser buscado! Ou como deixa implicito no texto, buscar ansiosamente! Essa busca ansiosa é como Ele mesmo nos mostra comparando com a parábola da ovelha perdida em Lc. 15.4:

4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?

Outra comparação é na parábola do dracma perdido ainda no evangelho de Lc. 15.8:

8 – Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

Outra parábola ele nos diz em Lc. 15.17-18:

17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

Estes tres casos exemplificam o que é o buscar ansiosamente. Quando procuramos algo que é do nosso interesse o procuramos ansiosamente!

É importante deixa claro que Jesus quer dizer que o Reino de Deus deve ser buscado ansiosamente!

Interrogado pelos fariseus quando viria o Reino de Deus, Jesus lhe dá uma resposta claríssima, Lc. 17 20-21:

20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.

21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

O Reino de Deus, naquele momento estava entre eles, o Reino era o próprio Jesus! Jesus era o Reino, Ele e somente Ele é quem nos liga ao Reino de Deus!

Os fariseus e todos aqueles que não aceitavam a Jesus como Senhor não podiam compreender o que Ele significava para eles.

João Batista ao pregar já dizia a todos que Jesus estava vindo, e que Ele era o Reino que todos deveriam esperar, vemos isto implícito quando ele declara em Mt. 3.2:

2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Como precursor de Jesus, como aquele que anunciava a vinda do Messias, ele também falava de um Reino que o messias que estava vindo iria estabelecer.

Quando olhamos para o significado do Reino de Deus, e procuramos referências a ele, percebemos verdades impressionantes na Palavra de Deus.

É importante lembrar que quando Jesus separou os discípulos e lhes deu poder e autoridade para sobre todos os demônios e curar como nos mostra Lc. 9.1:

1 E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.

Jesus deu aos seus discípulos virtude e poder, mas além disso, ele lhes que deveriam pregar o reino de Deus como vemos em Lc. 9.2:

2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.

O reino de Deus é poder sobre demônios e curas! Por que foi isso o que Jesus veio fazer, não apenas falar do reino de Deus mas provar que Ele era o próprio reino! O reino é o poder de Deus em ação. Mas ao vermos algo que aconteceu com Jesus quando ele libertou um endemoninhado cego e mudo nos dá uma resposta quando Jesus foi acusado de expulsar demônios pelo poder de Belzebú, ele respondeu em Mt. 12.28:

28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.

Jesus declara que quando ele expulsa demônios, é chegado o reino de Deus! No reino de Deus não existem demônios nem doenças, no reino de Deus não existem preocupações com nada.

Jesus disse se eu expulso os demônios pelo Espirito de Deus, realmente ele era cheio do Espírito Santo! Não podemos esquecer da passagem quando ele mesmo declara ser aquele do qual falava o livro de Isaias aos citar esta passagem ele diz que ela estava se cumprindo Nele como nos mostra Lc. 4 16-21:

16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,

19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.

20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

21 Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos

Jesus repete o trecho do livro de Isaias 61 1-2., e quando termina a leitura ele deixa claro que naquele momento esta Escritura se cumpriu!

Jesus era o cumprimento da profecia de Isaias, Ele era o reino de Deus naquele momento! Jesus não era apenas o anunciador do reino, Ele era o próprio Reino.

Vamos lembrar o que diz o apostolo em Rm. 14.17:

17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo

Paulo deixa claro que o reino de Deus e o Espírito Santo são os mesmos, pois o reino é justiça, paz e alegria no Espírito Santo!

Jesus mesmo antes de ser elevado aos céus Ele dá ordem aos discípulos como nos mostra Atos 1.3:

3 Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus

O que seriam estas coisas concernentes ao reino de Deus? Na realidade o que o livro de Atos ensina é que a vida de Jesus continua em sua igreja. A igreja tem que ser a continuidade do modo de viver de Cristo.

A igreja tem que continuar a vida de Cristo. A igreja recebeu poder para fazer isso! Naqueles dias Jesus ficou ensinando em que os pontos principais seriam:

Sua autoridade.

A pregação do evangelho a todo o mundo

O batismo nas águas

A observância aos seus mandamentos

Os sinais que acompanhariam a pregação do evangelho

Cristo como o tema central das escrituras

Aguardar o recebimento de poder a fim de proclamar o evangelho.

Jesus lhes havia dito que eles receberiam poder, após a descida do Espirito Santo, sabemos que ele é o Consolador, mas no inicio da igreja era mais que isso, no latim a referência ao Espirito Santo é fortis, que significa valente. O Consolador é aquele que enche os homens de coragem e força. Ao observarmos o livro de Atos, e em todo o Novo Testamento, é impossível traçar uma linha entre a obra do Espírito Santo e a de Cristo ressuscitado. É preciso compreender que a chegada do Espírito Santo é o cumprimento da promessa de Jesus em Mt. 28.20 onde Ele diz que estaria conosco para sempre:

20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Os apóstolos se reuniram para aguardar a chegado do Espírito Santo, ganharíamos mais poder se aprendêssemos a esperar, nos assuntos da vida precisamos aprender a ficar tranquilos. É o que nos mostra o profeta Isaias em 40.31

31 Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão

Em meio as crescentes atividades da vida deve haver lugar para uma sábia passividade, não quero dizer indolência ou abandono de tudo á nossa volta, passavidade no sentido de não deixar que os problemas do dia a dia venham a nos impedir de ter comunhão com Deus. Em meio de todas as lutas, deve haver um momento para receber poder como os discípulos receberam.

O significado do reino de Deus é bem mais amplo do que estamos acostumados a pensar, está muito além daquilo que tem sido ensinado. O reino de Deus, Jesus e a atividade do Espírito Santo em nossas vidas são paralelos que Deus nos deu para que nós pudessemos desfrutar do máximo de Deus em nossas vidas.

Quando olhamos para o texto que diz em Rm. 8.28:

28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito

Sim, com toda a certeza tudo contribui para o bem daquels que amam a Deus. Mas o apóstolo deixa claro que é somente para aqueles que amam a Deus!

Vejo muita gente dizer que Deus vai me abençoar nisso ou naquilo contudo, em sua maioria estas pessoas não amam a Deus! Falam Dele como um hábito religioso, não tem noção do que Ele é ou mesmo o mínimo conhecimento da Sua Palavra!

A grande maioria das pessoas não agrada à Deus! Vejamos outro texto em Hb. 11.6:

6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

As pessoas acreditam que agradar a Deus é ter certas atitudes, evitar certas coisas, ter determinadas condutas absurdas, como vestimentas, comidas e sofrimento e tantas outras coisas mas esquecem do que este versículo determina. Para agradar a Deus é preciso ter fé! Para agradar a Deus temos que crer que Ele existe!

O grande problema da maioria das pessoas é que elas se prendem somente á última frase do versículo, que Deus é galardoador!

Este mesmo versículo na versão J.B. Phillips fica assim:

Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem dele se aproxima deve ter fé em duas coisas: primeira que Deus existe, e segunda, que ele recompensa aqueles que o buscam.

As pessoas em sua maioria se aproximam de Deus pensando apenas no galardão, ou como nos mostra esta versão, na recompensa.

Com certeza Deus sempre abençoará aqueles que o buscam, mas aqueles que o buscam, não para receber dele algo, mas por que o amam verdadeiramente lembrando o que nos mostra Rm. 8.28 também na versão de J.B. Phillips:

Além disso, sabemos que, para aqueles que amam a Deus e são chamados de acordo com seu plano, tudo se encaixa em um plano voltado para o bem.

Quando amamos a Deus, entendemos o melhor Dele para nós, quando isso acontece todas as coisas cooperam para o nosso bem.

O reino de Deus começa a acontecer em nossas vidas quando compreendemos a importância dele, de Cristo e do Espírito Santo em nossas vidas.

É importante voltar a uma passagem quando Jesus comissionou os seus discípulos. Antes de tudo antes de escolhê-los, ele passou a noite em oração como nos mostra Lc. 6 12-16:

12 E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.

13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

14 Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;

15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;

16 E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Antes da escolha dos discípulos ele subiu ao monte e passou a noite em oração a Deus! Jesus estava diante de um grande momento, que era de não apenas escolher os discípulos como conceder poder e autoridade para eles.

Então quando vemos o texto de Mt. 10.7-8:

7 E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.

8 Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Jesus disse para que eles pregassem que o reino dos céus era chegado. E realmente o reino dos céus era chegado com certeza, na pessoa de Jesus.

Quando olhamos para o texto de Mateus 21 33 a 42, vemos Jesus falando de duas parábolas a primeira sobre um homem que plantou uma vinha e arrendou a alguns lavradores, no momento da colheita mandou servos para receber os frutos e estes foram mortos e apedrejados por aqueles que ele havia deixado cuidando da vinha. Uma vez que não respeitaram seus enviados, por último mandou seu filho achando que a ele, por ser filho seria respeitado, mas eles o mataram para se apoderar da herança, diante disso, aquele senhor mandou matar aqueles lavradores e colocou outros para cuidar da vinha.

Finalmente Jesus lhes fala sobre a pedra rejeitada pelos construtores, uma clara referência a Ele em Mt. 21.42:

42 Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?

Os lavradores que aquele senhor deixou cuidando da vinha e os construtores que recusaram a pedra era uma clara referência as judeus, Israel, a nação que o recusou.

Aqueles lavradores que haviam sido enviados para pegar a colheita é uma alusão aos profetas que durante suas vidas apontava o caminho certo para Israel e nunca foram ouvidos, pelo contrário, muitos foram mortos por pregarem aquilo que Deus lhes determinava. O filho herdeiro que foi morto seria uma clara alusão a Jesus. Ao falar da pedra rejeitada, Ele fez uma alusão clara a Is. 8 13-15:

13 Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e rocha de escândalo, às duas casas de Israel; por armadilha e laço aos moradores de Jerusalém.

15 E muitos entre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos.

Jesus é a pedra angular, Ele é aquele no qual a igreja deve se espelhar e imitar.

Não deixei do assunto do reino para trás, estas verdades precisam ser faladas. Voltando a reino, ao observarmos a vida de Jesus e o início da igreja o alvo era o reino e o reino é Cristo.

Voltando para a igreja, vamos lembrar que o centro da mensagem de Jesus era o reino de Deus. Antes dele, João Batista já pregava sobre o reino, vamos lembrar Mt. 3.2:

2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

João anunciava o reino, mais que isso, o reino sobre o qual ele falava era Jesus.

Antes de tudo devemos explicar que os judeus concebiam o reino como um dia em que Deus entraria na história humana e com seu poder os levaria a soberania do mundo. Concebiam o Reino em termos políticos.

Jesus concebia o Reino de outra maneira, ao olharmos para o Pai Nosso, vemos dois pedidos juntos, como nos mostra Mt. 6.10:

10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

Uma característica do povo hebreu dizer as coisas em duas formas paralelas, a segunda repete ou amplia a primeira. Isso é o que fazem estas duas petições, do Pai Nosso, a segunda é uma definição da primeira. Por reino Jesus queria dizer de uma sociedade sobre a Terra na qual se cumprisse perfeitamente a vontade de Deus como se faz no céu. Este reino seria baseado no amor e não no poder. Foi isso que Jesus legou aos discípulos através do Espírito Santo.

Por este motivo é que os discípulos precisavam do Espírito Santo, o reino de Deus só poderia ser estabelecido através do poder de Deus, sempre através do Espirito Santo, sem este Espírito Santo não haveriam condições de se estabelecer este Reino.

Jesus veio para os seus, veio pregando aos judeus e tentando provar para eles que Ele era o messias esperado. Contudo eles não o aceitaram, diante disso Jesus lhe diz em Mt. 21.43:

43 Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.

Jesus falava de outra nação para a qual o reino seria entregue e esta nação é a igreja! E a igreja somos nós! Nós somos a nova nação da qual Jesus falou. Nós somos os abençoados com o reino e este reino está dentro de nós na pessoa do Espírito Santo.

Voltemos para o livro de Atos, 8.12:

12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.

Filipe havia descido para Samaria, e lá pregava com intrepidez e sem medo sobre o reino de Deus e o nome de Jesus Cristo. Todos criam nele não apenas por sua pregação, mas também porque havia demonstração de poder através dele.

Quando Paulo e Barnabé estiveram em Listra, curaram um coxo, após isso, judeus que odiavam os que pregavam a Cristo apedrejaram a Paulo e chegaram a levar seu corpo para fora da cidade e o darem como morto. Mas no dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe, depois foram de volta para Listra, Icônio e Antioquia. O grande apóstolo fortaleceu assim a fé dos seus discípulos e disse em Atos 14.22:

22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

Todo aquele sofrimento pelo qual ele passou apenas fortaleceu a sua fé, e deixou claro para eles que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus. Realmente como diz o próprio ele mesmo ao seu filho na fé, Timóteo, em II Tim. 3.12:

12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

A versão J.B. Phillips assim mostra este mesmo versículo:

A perseguição é inevitável para aqueles que estão decididos a viver uma vida verdadeiramente cristã.

Viver uma vida cristã verdadeira é algo que não encontramos nos dias de hoje. Isso me faz lembrar o apóstolo Tiago quando de ajudar aos necessitados em Tg. 4.17:

17 Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Quantas vezes temos oportunidade de ajudar alguém e não o fazemos, não digo no sentido material, mas no momento de trazer uma palavra de conforto, quantos não precisam de apenas uma palavra que alavanque sua fé!

Falar de Jesus é fácil como mostra I Jo. 2.6:

6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

Temos que andar como Cristo andou, apenas isso! Não estou falando apenas de trazer libertação ou cura, mas amar como ele amou.. Ainda olhando para as epístolas do apostolo do amor em I. Jo. 4.20:

20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

Voltando para Tiago o que ele diz em Tg. 2 15-16:

15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

Nossa atitude não deve ficar meramente em palavras, mas em atos de amor.

Devemos procurar estabelecer o reino primeiro em nossas vidas e, uma vez estando este estabelecido em nós, certamente não apenas faremos aquilo que Jesus disse em Jo. 14.12:

12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Fazer as mesmas obras! Que obra maior não seria demonstrar o amor de Cristo? Que obra maior não seria amar o próximo como a nós mesmos? Olhemos Mt. 22 37-39:

37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

38 Este é o primeiro e grande mandamento.

39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos! Existe obra maior do que esta para se seguir e fazer? O princípio de tudo no reino de Deus é o amor, haja vista o que lemos em Jo. 3.16:

16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O amor é o dom maior como nos mostra o apóstolo Paulo em I Cor. 13.13:

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

O maior de todos os dons é o amor! Se não existir o amor, não existe libertação, cura, transformação de vida. Esse é o maior de todos os dons, este é um dom que todos podemos cultivar, basta querermos.

O reino de Deus é estabelecido através do amor, nunca será por puro interesse de ser maior ou menor. Este sentimento está em desuso nos dias de hoje, seja no seio da família, entre amigos, este sentimento tem sido sufocado por interesses mesquinhos e pequenos.

Quando aprendermos a não apenas falar do amor mas vive-lo, certamente os milagres acontecerão em grande profusão, por que existirá amor pelos perdidos, pelos doentes, pelos oprimidos.

Então podemos dizer sem medo venha o seu reino, mas para o reino vir, é preciso que entendamos o seja feita a Tua vontade.