Homilia do 3° Dom do Advento (Mt 11,2-11)(15/12/19)
.
Caríssimos, a liturgia deste 3° Domingo do Advento traz em sua expressão a alegria da espectativa da vinda do Senhor e de tudo o que acontecerá conosco neste dia; pois, será acompanhada dos sinais e prodígios já anunciados pelos Profetas no Antigo Testamento, como é o caso do Profeta Isaías na primeira leitura de hoje.
.
Diz Ele : "Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Pois seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar. Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos."
.
De fato, a primeira vinda de Cristo comemorada em cada Natal que celebramos, foi em preparação para a sua segunda e definitiva vinda. Porém, como Ele nos ensinou: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." Ou seja, o Senhor está realmente conosco no mistério da Eucaristia e dos outros Sacramentos; e também onde dois ou mais se reunem em seu nome; e ainda em nossa oração pessoal.
.
Caríssimos, tudo o que diz respeito à criação do mundo e à vida humana se reveste de grande mistério que só nos será revelado totalmente na eternidade; todavia, desda já o Senhor nos dá conhecer como será o disfecho final por meio de sua Palavra e da prática de nossa fé.
.
Portanto, fiquemos atentos aos avisos dos céus, pois, ela acontecerá como relatou o anjo depois da ascensão: "Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.