Religião, Ciência, Ateísmo e Verdade

RELIGIÃO, CIÊNCIA, ATEÍSMO E VERDADE
Miguel Carqueija

Nas discussões com nossos irmãos ateus ou céticos percebi que, em algumas ocasiões, eles confundem as coisas, apresentando seus argumentos materialistas como se estivessem defendendo a Ciência contra a Fé, o que é uma flagrante distorção da discussão. Assim, gostaria de clarificar alguns pontos:
1) Ciência é uma coisa e Ateísmo é outra, e são duas coisas completamente diferentes.
2) A Ciência não assinou nenhum contrato com o Ateísmo.
3) A Ciência não tem nenhuma obrigação — vejam bem, NENHUMA — de endossar o Ateísmo ou suas teses. O compromisso da Ciência é com a Verdade.
4) A Fé e a Ciência, longe de se contradizerem, se completam harmoniosamente, pois ambas estudam a Obra Divina. A Religião debruça-se sobre o mundo espiritual e a Ciência, sobre o mundo físico, mantendo profundo respeito mútuo.
5) O Cristianismo nutre um grande amor pela Ciência. No caso específico da Igreja Católica tanto isto é verdade que no Vaticano existe o mais antigo observatório astronômico em funcionamento. Além disso a Santa Sé tem a Pontifícia Academia de Ciência, da qual fazem parte, atualmente, umas duas dezenas de Prêmios Nobel. Para ser membro desta academia não é necessário ser católico; Stephen Hawking, que se dizia ateu, era membro.

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2019.


imagem cleofas.com.br (Observatório Specola Vaticana)