COISAS QUE DEUS NÃO PODE FAZER

A Bíblia Sagrada nos fala em alguns versículos que não existe nada impossível para Deus, tudo Ele pode fazer, Ele é Onisciente, ou seja, sabe de tudo, também é Onipresente, está em todos os lugares e é Onipotente, ou seja, Ele tem todo poder. Por isso dizemos que não há nada impossível pra Deus. Aqui estão alguns versículos que nos fazem entender isso.

Porque para Deus nada é impossível.

Lucas 1:37

Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.

Lucas 18:27

Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis.

Marcos 10:27

Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

Isaías 43:13

Lendo esses textos fica muito clara a onipotência de Deus e entendemos sim que não há nada que Ele não possa fazer, mas, observe esse versículo:

E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

Mateus 19:26

Esse texto fala de uma forma mais detalhada que “aquilo que é impossível aos homens é possível pra Deus”. Então fica mais fácil de entender as colocações que farei abaixo. Preciso dizer que o caráter de Deus é irrevogável e Deus é imutável. Por causa do seu caráter e por causa da Justiça que é uma das bases do seu trono, existem coisas que Deus não pode fazer pois Ele não pode negar o seu caráter, Não pode negar Ele mesmo. Vamos lá.

Coisas que Deus Não Pode Fazer.

1. Deus não pode mudar ou ser mudado:

(Malaquias 3:6; Tiago 1:17). Seu Ser é imutável. Seus propósitos são inalteráveis. Os objetos de Seu amor e a medida do Seu amor por eles são sempre os mesmos.

Malaquias 3:6: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.

Tiago 1:17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação”.

Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6

Deus é o mesmo sempre, Ele é perfeito, perfeição é algo completo, que não precisa de mais nada, nem sombra de variação. Sendo assim Deus é eternamente o mesmo.

2. Deus não pode mentir:

(Tito 1:2. Isto não coloca nenhuma limitação no Todo-poderoso. É simplesmente a necessidade do Seu caráter. Se Deus tive dito algo, prometido algo, ou ameaçado algo, você pode confiar nisso. Deus não pode mentir. E Paulo nos diz claramente que Deus prometeu vida eterna para algumas pessoas antes do mundo ser criado.

Tito 1:2: “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”.

Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade. Salmo 31:5

Deus é a própria verdade, desta forma não se acha a mentira com Deus, tudo que Ele fala se cumpre cabalmente.

Deus vela pela sua Palavra para a cumprir (Jeremias 1:12), desta forma tudo que Deus fala tem de vir a existência, tudo foi criado pela Palavra dEle; desta forma não tem a mínima condição de Deus mentir, mesmo que isso supostamente acontecesse, a mentida hipoteticamente dita por Deus passaria a ser verdade. Por esses motivos podemos crer que a Palavra de Deus se cumprirá integralmente, sempre.

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Mateus 5:18

3. Deus não salva um pecador sem um sacrifício agradável:

(Hebreus 9:22). Ele não pode perdoar pecado sem uma expiação com sangue. E a expiação não pode ser feita sem um sacrifício agradável. O único sacrifício agradável é aquele realizado por um inocente, um homem de nossa natureza, e um homem de mérito infinito, que é o próprio Deus (João 1:14).

Hebreus 9:22: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”.

João 1:14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

4. Deus não pode levar para o céu alguém que não seja perfeitamente justo à Sua vista (Mateus 5:20; Hebreus 12.14).

Ele é tão puro de olhos que não pode contemplar a iniqüidade. “A pessoa deve ser perfeita para ser aceita”. “O Deu santo requer perfeita santidade. Cristo é nossa justiça, santidade e santificação” (Romanos 5:19). Nós somos completos nEle (Colossenses 1:12; 2:10).

Mateus 5:20: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus”.

Hebreus 12.14: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

Romanos 5:19: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos”.

Colossenses 1:12: “Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz”.

Colossenses 2:10: “E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade”.

5. Deus não pode mandar para o inferno alguém por quem Cristo sofreu e morreu no Calvário (Isaías 53:11; Romanos 8:33-34).

“Deus não pode demandar um duplo pagamento, primeiro da mão sangrenta do meu Fiador, e depois novamente da minha!”. Sua sabedoria, amor, bondade e justiça não permitiriam isso!

Isaías 53:11: “O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si”.

Romanos 8:33-34: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”.

6. Deus não pode salvar um pastor aparte da pregação do evangelho.

Ele não pode porque Ele não quer (1 Coríntios 1:21-24; Tiago 1:18; 2 Pedro 1:23-25). Eu ouço os homens dizerem: “Deus pode salvar homens com o uso de meios, e sem o uso de meios, ou a despeito dos meios usados. Ele é soberano. Ele pode fazer o que quiser”. Deus é soberano. Ele pode fazer tudo o que Ele desejar fazer. Mas Deus não pode mentir. Ele não pode fazer o que é contrário à Sua Palavra. Ele não pode fazer o que Ele disse que não faria. Nem Ele pode falhar em fazer o que Ele disse que faria. E Deus disse que o evangelho de Cristo é o Seu meio ordenado de comunicar a graça salvadora a pecadores mortos. Deus não salvará ninguém aparte da pregação do evangelho (Romanos 1:15-17; 10:17). Nem Ele salvará alguém pela pregação de um falso evangelho (Gálatas 1:6-8).

1 Coríntios 1:21-24: “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”.

Tiago 1:18: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”.

1 Pedro 1:23-25: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”.

Romanos 1:15-17: “E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”.

Romanos 10:17: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.

Gálatas 1:6-8: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho”.

7. Deus não pode falhar em salvar qualquer pecador que confiem no Senhor Jesus Cristo,

Seu Filho amado (João 3:16,36). Deus, que não pode mentir, prometeu vida eterna a todo aquele que crê. Fé em Cristo é o fruto da eleição, redenção e regeneração. E fé em Cristo é a evidência da eleição, redenção e regeneração. Você crerá agora? Você confiara no Filho de Deus?

João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

João 3:36: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

8. Deus não pode negar a si mesmo.

Se formos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo. II Timóteo 2:13

A questão de negar a si mesmo, é uma questão de personalidade, até nós humanos, também temos isso; imagine uma pessoa honesta tendo que enganar, isso é inadmissível para essa pessoa, a consciência lhe pesa nas ações erradas. Semelhantemente com Deus. Deus é bom, assim Ele nunca se portará com maldade, nem pode ser forçado a isso. Essas características regem a personalidade de Deus, amor, bondade, sabedoria, justiça, verdade, etc.

9. Deus não fará nada sem antes anunciar.

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7

Uma das características marcantes de Deus é ser o Deus que se revela, sem revelação nunca saberemos a vontade dEle. Consoante a isso todas as obras e vontades de Deus são anunciadas de forma antecedente.

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antigüidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho subsistirá, e farei toda a minha vontade. Isaias 46: 9-10

Deus por soberania não dá a sua glória a ninguém (Isaías 42:8), sendo assim Ele anuncia as suas ações antes mesmo de fazer, para que não haja engano sobre quem fez. Seguindo este podemos ter certeza que se Deus anunciar alguma coisa a alguém e essa pessoa não tiver certeza do que Deus falou, provavelmente não foi Deus quem falou, pois Ele é muito claro e o maior interessado em ser entendido, pois é o próprio Deus quem será glorificado. Não existe na Bíblia nenhum fato que Deus se manifestou e não foi bem entendido, nem Suas ações foram incompletas.

10. Deus não pode ser tentado e não tenta a ninguém

Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Tiago 1:13

Essa é uma colocação lógica, Deus não incentiva ou tenta ninguém a fazer coisa errada, orem vemos no Velho Testamento algumas colocações como: Deus endureceu o coração de Faraó, Deus encheu o coração de Davi para numerar o povo, etc. Aceitar o fato de que Deus levou o homem a pecar, seria dizer que o homem não tem livre arbítrio, já que Deus a vontade de Deus é soberana em detrimento a vontade do homem, sendo assim até o pecado original (Adão no Éden), não seria culpa do homem, e sim um projeto de Deus cujos motivos não sabemos.

O que existe realmente é a permissão de Deus, liberação de Deus para o diabo agir ou ainda a não ação de deus com um propósito. Veja:

E o Senhor perguntou: Quem induzirá Acabe a subir, para que caia em Ramote-Gileade? E um respondia de um modo, e outro de outro.

Então saiu um espírito, apresentou-se diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe perguntou: De que modo?

Respondeu ele: Eu sairei, e serei um espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Ao que disse o Senhor: Tu o induzirás, e prevalecerás; sai, e faze assim.

Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito mentiroso na boca dentes da casa dele; sim, tornarei a tua casa como a casa de respeito de ti. I Reis 22: 20 -23

Perceba que Deus não mente, Deus é a verdade (João 14:6), sendo assim vemos neste trecho da Bíblia acima uma clara permissão de Deus para o diabo agir, o diabo é quem mente, o pai da mentira (João 8:44). E partindo desta premissa vemos Deus usando tudo para o bem, mesmo as ações dos inimigos: Deus sabia que Faraó não se converteria à mensagem de Moisés, Deus deixou o diabo agir no coração de Davi e até o anjo da morte dos primogênitos no Egito (ultima das 10 pragas) segundo alguns teólogos, era o próprio diabo.

A verdade é tudo tem der ter a permissão de Deus, até para o mal acontecer, uma morte ou doença, tem de ser permitido por Deus, Ele é Soberano, mas em suma o mal não é feito por Deus, porém é permitido, até uma doença que temos não veio de Deus porém foi permitida por Ele.

11. Deus não fará o que o homem deve fazer

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares. Josué 1:9

Certas ações Deus exige que o homem faça, veja no exemplo de Josué, Deus mandou a ele se esforçar, também anteriormente tinha ordenado ao povo para marchar, e tantas outras coisas que Deus requer de nós: ânimo, esforço, coragem, fidelidade, etc. Não podemos querer que Deus faça tudo, se não Ele seria o servo e não o Senhor como É. Cabe a Deus fazer o que Ele quiser, impossível ou não, e cabe a nós sermos fieis e obedecermos. É como a pedra que Jesus mandou tirar do tumulo de Lazaro (João 11:39), Deus pode tudo, mas Ele quer ver em nós algo agindo de nosso íntimo.

12. Deus não rejeita quem se arrepende

O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmo 51:17

Deus é amor, esta é a sua característica principal, desta forma é impossível a Deus recusar alguém que se arrepende verdadeiramente, existem vários exemplos disso na Bíblia, exemplo disso esta relatado no resumo da historia de Israel nos Salmos 78, 81 e em Atos 7, nestes textos podemos ver o amor de Deus renovando-se sempre, apesar da rebeldia humana. Jesus reitera esta posição divina quando diz que de maneira nenhuma lançara alguém que o busque fora.

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

Assim podemos confiar no amor de Deus para nos perdoar e receber, como o filho pródigo da parábola.

13. É impossível para Deus ser injusto.

Não fará justiça do Juiz de toda a terra? (Gênesis 18.25b).

Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto (Deuteronômio 32.4b).

Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! (Apocalipse 15.3c).

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta (Tiago 1.13).

14. É impossível para Deus deixar de existir.

Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus (Salmos 90.2).

Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso (Apocalipse 1.8).

15. É impossível para Deus fazer algo mal.

O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras (Salmos 145.9).

O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam (Naum 1.7).

16. É impossível para Deus fazer algo impuro.

Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a opressão não podes contemplar (Habacuque 1.13a).

17. É impossível para Deus não estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá (Salmos 139.7-10).

18. É impossível para Deus não se irar contra o pecado.

Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá (Salmos 1.5-6).

19. É impossível para Deus deixar de agir graciosamente para conosco.

Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? (Romanos 8.32)

20. É impossível para Deus ser limitado por alguém.

E segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? (Daniel 4.35b)

21. É impossível para Deus ficar cansado.

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? (Isaías 40.28)

22. É impossível para Deus ganhar algum conhecimento novo.

Não! Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento (Jó 12.13).

Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir (Salmos 147.5).

23. É impossível para Deus dormir.

É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel (Salmos 121.2).

24. É impossível para Deus deixar de cumprir suas promessas.

Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo ele falado, não o cumprirá? (Números 23.19b).

Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará (Habacuque 2.3).

25. É impossível para Deus abrir mão de sua glória

Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória não darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura (Isaías 42.8)

O fato de haver coisas impossíveis para Deus não o torna menos Deus. Pelo contrário! Isso o exalta ainda mais. O único Deus verdadeiro é infinitamente bom, justo e santo. Por causa de sua natureza divina, Ele não faz nada contrário às suas infinitas perfeições. Ele nunca peca, nunca é injusto ou faz algo que não seja santo. Que Deus grandioso nós temos! Que maravilha viver em um mundo governado por um Deus assim! Aí está uma coisa impossível: não adorá-lo.

26. Deus não pode pecar.

Deus é puro e Deus é impecável. Não há nenhuma mancha ou defeito nele. Ele é santo e justo e Ele não pode pecar. Levítico nos diz:

“Eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo" Levítico 11:44

Samuel diz-nos:

"Não há santo como o Senhor, Na verdade, não há ninguém além de ti, também não há rocha como a nosso Deus" 1 Samuel 2:2

Nosso Deus tem grandes expectativas para o Seu povo - porque Sua natureza é sem pecado, puro e santo. Quando você está lidando com Deus não pense que você está lidando com um simples homem. Você não está! Ele é completamente puro e santo - Ele nunca permitiu que o pecado entrasse em sua vida ou alterasse seu caráter.

O profeta Habacuque disse a Deus: "Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade..." Habacuque 1:13

Não - Deus não gosta nem de olhar para o pecado. Ele é puro. Ele é santo.

27. Deus não pode salvar quem se recusa a crer:

O livro de Romanos nos diz: "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" Romanos 10:9-10

A sua salvação depende de o que fazer com Jesus. A Bíblia nos diz que você deve confessar Jesus como Senhor - você precisa acreditar que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Se você fizer isso - uma promessa é feita. "Você será salvo”.

Como um jovem cristão eu cheguei a ponto em que eu questionava se ou não, eu estava realmente salvo. Deus me trouxe a este versículo em Romanos. Perguntei a mim mesmo estas perguntas. Será que eu realmente acredito no meu coração que Jesus ressuscitou dos mortos? Será que eu realmente confessei que Jesus é o meu Senhor? A resposta a ambas as perguntas foi - Sim! Confessei - eu acreditava. Eu tinha feito o que Deus tinha me pedido para fazer - eu mantive minha parte - agora eu preciso confiar em Deus para fazer a Sua parte. Eu acreditava - confessei - agora Deus vai me salvar.

Não deve haver nenhuma sombra de dúvida em minha mente, porque Deus sempre mantem suas promessas. Lembre-se de Deus não pode mentir. Nossa salvação depende de nossa relação com Jesus. Devemos crer Nele. Em João capítulo cinco encontraram um aviso. Diz: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!" João 5:39-40

Silvio A Vargas
Enviado por Silvio A Vargas em 11/12/2019
Código do texto: T6816340
Classificação de conteúdo: seguro