PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 18,12-14)(10/12/19)
.
Caríssimos, o processo de nossa conversão, isto é, do nosso crescimento na graça, no conhecimento e santidade de vida, se dá à medida que cultivamos a nossa comunhão com o Senhor por meio dos Sacramentos que Ele disponibiliza para a nossa salvação. Em outras palavras, isto significa, manter-se em estado de graça até a sua vinda gloriosa que se dará no dia de nossa páscoa.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que a lógica divina é infinitamente diferente da lógica humana, e Ele nos mostra isso por meio da parábola da ovelha desgarrada. A nossa lógica nos diz que uma ovelha perdida não é nada em relação às noventa e nove que ficam; a lógica divina nos ensina que a ovelha perdida tem o mesmo valor de cada uma das noventa e nove, por isso, precisa ser resgatada; bem como Ele já o havia dito: "Eu vim salvar o que estava perdido. Pois, foi para isto que o Pai me enviou."
.
Caríssimos, o mundo em que vivemos é um mundo disperso que dispersa aqueles que seguem seus atrativos, que na verdade, não passam de armadilhas enganosas que dispersam as ovelhas ingênuas do rebanho do Senhor. Com efeito, nesse nosso tempo os homens dão mais atenção aos atrativos dispersantes dos meios de comunicação, à exemplo de celulares e outros, do que ao recolhimento interior; a meditação da Palavra e sua prática; a adoração e contemplação do Senhor.
.
Por isso, o resultado nefasto dessa dispersão é um mundo mergulhado no obscurantismo, sem rumo, perdido. Ora, mais do que nunca as pessoas que vivem nessa triste condição precisam se deixar encontrar pelo Senhor para que encontrem Nele a verdadeira felicidade e a paz de que tanto precisam.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.