A PESCA MILAGROSA I - LUCAS 5:1-11

INTRODUÇÃO – LUCAS 5:1-11

No texto que acabamos de ler, Lucas descreve um dos milagres ocorridos no início do ministério de Jesus. O milagre em questão, é conhecido como “a pesca milagrosa”.

Tudo começou quando Jesus estava no lago de Genesaré, também conhecido como mar da Galiléia ou de Tiberíades, que fica a 220 metros abaixo do nível do mar. A multidão começou a apertá-lo, pois ansiavam ouvir a Palavra de Deus. Ao avistar 2 barcos junto a praia do lago, Jesus percebeu que os pescadores tinham descido deles, e estavam lavando as redes.

Ele então entra em um dos barcos (que pertencia a Simão Pedro), pediu-lhe que o afastasse um pouco da margem, se senta e começa a ensinar a multidão. Após sua fala, Jesus manda Pedro jogar a rede novamente, e ele obedece ao Mestre, e pesca uma quantidade tão grande de peixes, que a rede começa a romper, o levando a chamar os outros pescadores que encheram seus barcos, de maneira que quase afundaram, tamanha era a quantidade de peixes! Lucas termina a descrição desse milagre relatando que após deixarem o barco em terra, deixaram tudo e seguiram à Jesus.

Um detalhe interessante de observar aqui, é que essa é a segunda vez que eles decidem segui-lo. O evangelho de Mateus, capítulo 4, dos versos 18 a 22, descreve o momento do primeiro chamado de Jesus. Pode parecer apenas um pequeno detalhe, mas ele tem uma grande ligação com esse milagre, e eu separei 5 pontos que me chamaram muito a atenção e que nos ensinam muitas coisas, vamos a eles:

1 – JESUS OS VIU LAVANDO AS REDES – O ofício de um pescador não era nada leve: noites sem dormir, tempestades repentinas, navegar sobre as ondas, e o contínuo lançar de redes. Isso sem contar o sol e o vento forte que é comum encontrarem também. Após a pesca, que durava a noite toda, eles ainda tinham que lavar e fazer manutenção nas redes, barcos e equipamentos de forma que tudo estivesse pronto para a próxima pesca. Além disso, tinham que negociar a pesca com os mercadores.

Um dia inteiro de trabalho que não rendeu absolutamente nada! Imagine você trabalhar o dia todo e não conseguir ganhar o dinheiro necessário para o seu sustento. E a primeira coisa que chamou a atenção do Mestre, foi o fato deles terem decido do barco e estarem lavando as redes. Ele percebeu que eles estavam cansados e decepcionados!

O mesmo acontece conosco, Ele não está insensível ao que estamos vivendo. Nada foge aos seus olhos. Ele percebe tudo, e deseja nos ver felizes, nos ver bem! Ele viu o problema, mas também viu a solução!

2 – ELE ENTRA NO BARCO – O que fica claro para nós aqui, é que no momento desse milagre, eles tinham deixado de seguir a Jesus. O milagre só aconteceu depois que Jesus assumiu o centro do barco. Depois que Ele assumiu o controle do barco.

Quando Jesus está no barco, pode ventar, o mar pode se agitar, os peixes podem se esconder, pode acontecer tudo de ruim e inesperado, mas se Ele está no barco, o milagre acontece, pois ninguém pode impedir o seu agir. Precisamos deixar Jesus assumir o controle do barco do nosso casamento, do nosso ministério, do nosso trabalho, de nossa família, de nossa vida! Ninguém é melhor que Ele para assumir o leme do barco de nossas vidas!

3 – ANTES DO MILAGRE VEM O ENSINO – Jesus sabia exatamente o que devia fazer. Ele tinha todo poder para num simples piscar de olhos, ou num estalar de dedos operar o milagre que aqueles homens necessitavam. Mas Ele não deixou o urgente tomar lugar do essencial. E em todo o seu ministério, muito mais que operar milagres, Ele queria ensinar princípios. O milagre resolve um problema momentâneo, enquanto um princípio resolve problema de uma vida! Primeiro veio ensino, depois o milagre.

A forma de Deus operar em nossos dias é a mesma, não mudou! Antes vem a Palavra, o ensino, com o ensino vem o direcionamento. Por isso é importante buscarmos a Deus através da Bíblia, dos cultos, reuniões celulares e toda forma que nos permite ter esse contato.

Outro detalhe é que o comprometimento d’Ele era maior com sua missão do que com o milagre. Ao ministrar a palavra Ele ensinou não só aqueles pescadores, mas toda a multidão que os acompanhava.

REPORT THIS AD

4 – O MILAGRE VEM APÓS A OBEDIÊNCIA – Pedro responde à Jesus: “…Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, por que mandas, lançarei a rede. ” A palavra “Mestre”, usada por Pedro ao se referir à Jesus, na língua original grega, é epistata, que significa: “Aquele que tem o direito de mandar”. Só isso já diz muita coisa não? Porém, tudo indicava que eles não teriam sucesso novamente:

• O melhor horário para a pesca naquele local era a noite.

• Pedro e seus companheiros eram muito experientes no ramo, Jesus não, já que era carpinteiro.

• O fato de terem trabalhado a noite inteira e terem apenas sujado as redes.

E mesmo assim Pedro resolve obedecer. O milagre vem sempre após a obediência! Obedecer sempre é a melhor opção! Agora imagine como seria se Simão Pedro não o obedecesse após sua Palavra? E muitos fazem isso, ouvem a Palavra várias vezes, mas não a colocam em prática.

5 – O MILAGRE NÃO É SÓ PARA MIM – Uma coisa que me chama muito a atenção aqui é o fato do milagre não ter beneficiado só a Pedro, mas também a todos os outros pescadores. A quantidade de peixes foi tão grande que as redes começaram a romper e os barcos quase afundaram!

Quando Deus opera em nossas vidas, todos que estão à nossa volta são beneficiados, todos são abençoados! A amplitude do poder de Deus é sempre maior do que pensamos ou imaginamos e através do que ele faz em nossas vidas, outras são alcançadas.

CONCLUSÃO – Esse relato de Lucas nos mostra que algumas posturas são essenciais para obtermos o milagre que desejamos, mas mostra também, que Deus está muito mais interessado em nos ministrar do que apenas realizar um milagre em nossas vidas. A obediência sempre vem antes do milagre e quando somos abençoados, abençoamos outros.

Silvio A Vargas
Enviado por Silvio A Vargas em 09/12/2019
Código do texto: T6814406
Classificação de conteúdo: seguro