Ministério de Jovens - apontando soluções

Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. (1 João 2.14b)

Pra início de conversa

Esse texto vem para fechar os outros dois artigos onde coloquei problemas com os ministérios de jovens. A crítica é sempre muito pertinente – desde que seja construtiva. A crítica sem a sugestão de ideias para a melhora perde o sentido.

Indo direto ao assunto

Começa pela visão da igreja sobre a juventude. Há igrejas para todos os perfis. Se a congregação quer ter jovens em comunhão, precisa tratá-los como prioridades e não como um grupo que só está lá porque não podem colocar pra fora.

Liderança que permaneça – Não há a mínima condição ter um ministério de jovens onde a liderança é trocada todo o ano. Quando começa a se firmar, há a troca. Precisa ser evitado.

O Pastor presidente precisa apoiar – Alguns pastores utilizam os “pastores de jovens” porque a igreja é grande e precisa de líderes para ajudar. Outros, infelizmente, usam essa ferramenta porque não querem se envolver ou porque jovens não são “rentáveis” – a maioria não trabalha então não entregam dízimo. E para esses (que é a minoria) jovens não são tão importantes. O líder de jovens precisa participar com força da vida e do planejamento da igreja.

A linguagem – Tudo para o ministério de jovens avançar precisa ser de acordo com a sua linguagem. Explorar as redes sociais, grupos pequenos, informalidade nos relacionamentos e eventos que forem produzidos. Importante: a forma muda mas não o conteúdo. A linguagem é jovem, mas a Palavra jamais deve ser rejeitada. Alguns acham que é por causa de luz negra, latão, efeitos especiais e outras coisas que fazem os ministérios de juventude crescerem. Ledo engano.

Trabalho – Fazer um ministério crescer dá trabalho. A oração, a leitura da Bíblia e o discipulado “um a um” são fundamentais para o crescimento. Quem não quer trabalhar, não verá crescer a liderança. E nisso, também, está a participação ativa na vida de cada um dos liderados. É cuidado, não intromissão e nem abuso de autoridade. É tudo em Deus.

Eventos off – Um ministério de jovens precisa estar atento e fazer valer os relacionamentos. Levá-los à praia, um sítio, cinema, pizzaria, encontros nas casas mostrando pra eles que vale a pena ser cristão e que ser crente está muito mais além do que frequentar cultos durante a semana.

Pra finalizar

Aí estão sugestões para que possamos colocar em prática em nossos ministérios. Tudo vai dar certo? Depende da sua realidade. Em primeiro momento pode até haver rejeição, mas após esse período, vá implantando a visão de Deus para aquele ministério e seja bênção onde o Pai te colocou. Não desista! Deus quer te usar onde Ele te plantou! Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 06/12/2019
Código do texto: T6812222
Classificação de conteúdo: seguro