JESUS, O PLANO PERFEITO DE DEUS.

Eu estava pensando aqui comigo mesmo sobre a morte de Jesus, Sobre o sacrifício de Jesus na cruz. Estive tentando entender o coração de Deus e porque Ele permitiu seu filho morrer daquela forma. Digo isso como pai, eu não teria estrutura para aguentar essa tortura. Só o fato de entrega-lo à morte é doido de pensar.

Mas teve algo que me confortou, eu Entendi que Jesus não veio somente para morrer na cruz pela humanidade. O plano era muito maior do que isso. Pra que você entenda é preciso voltar no tempo milhões de anos atrás. Talvez seja preciso voltar lá no inicio da Eternidade passada quando nem mesmo os anjos existiam.

Sabemos que inicialmente Deus criou os anjos, mas Tentar determinar quando isso aconteceu é um pouco complicado porque qualquer coisa que Deus fez "antes da fundação do mundo" coloca o evento fora do tempo em si. O tempo e o espaço são características do nosso mundo, não de Deus. Ele não é limitado por horas, dias e anos como nós. Na verdade, a Bíblia nos diz que "[...] para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia" [...] (2° Pedro 3:8).

Sabemos ao certo que Deus criou os anjos antes de criar o universo físico. O livro de Jó descreve os anjos adorando a Deus durante a criação do mundo: "Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-me, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?" (Jó 38:4-7).

Se considerarmos a função dos anjos, podemos concluir que Deus os criou bem antes da criação da humanidade, já que um dos seus deveres é ser "espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação" (Hebreus 1:14). Também sabemos que já existiam antes do jardim do Éden porque Satanás, que anteriormente era o anjo Lúcifer, já estava presente no jardim em seu estado caído. No entanto, uma vez que outra função dos anjos é adorar a Deus ao redor de Seu trono (Apocalipse 5:11-14), eles podem ter existido milhões de anos - como contamos o tempo - antes de Deus criar o mundo, adorando e servindo a Ele.

Então, embora a Bíblia não diga especificamente quando Deus criou os anjos, com certeza foi antes do mundo ser criado. Quer tenha sido um dia ou bilhões de anos antes - novamente, como nós calculamos o tempo - não podemos ter certeza.

É evidente e não tem como não falar daquele que foi estabelecido no monte santo do Senhor, aquele que Ezequiel 28:13 descreve suas características. Estou falando de Lúcifer, que habitava no Éden antes da criação do homem. A ideia inicial de Deus era essa, deixar Lúcifer tomando conta do Éden (Ezequiel 28.13). Então vamos seguir o seguinte raciocínio:

Deus é o inicio, o start, o ponto de partida de tudo, então no mundo primitivo existe Deus e seus anjos. Deus exalta um deles acima de todos, mas esse a quem Deus exalta se vira contra Deus e é lançado de lá de cima e cai na terra. Bem, eu preciso dizer que Deus é perfeito em tudo oque Ele faz, é Santo, Poderoso. E por Ele ser perfeito, Não existe injustiça no coração de Deus, não existe maldade no coração de Deus e até então Deus não conhecia a ingratidão.

Penso eu que a perfeição de Deus o impediu de entender a ingratidão de Lúcifer e dos demais anjos que ele convenceu a se virarem contra Deus. Deus não conhece nenhum sentimento ruim ou maldoso. Eu acredito que lá dentro do coração de Deus surge um ponto de interrogação e Ele se pergunta: Porque Lúcifer me desapontou? Será que faltou alguma coisa a ele?

Quem sabe, a procura de respostas, Deus começa um processo novo no mundo. O tempo agora deixa de ser Kairós (que significa tempo de Deus), e passa a ser o Cronos (tempo em que vivemos). Nesse tempo, Deus passa a criar tudo oque existe ainda, tudo oque conhecemos e coisas ainda escondidas das lentes humanas.

Deus cria a Adão, o primeiro homem do mundo e o põe no Jardim e é bem sucinto nas suas ordens:

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis.1:26)”

Aqui fica claro qual é a ordem dada por Deus a Adão e pra qual propósito o homem foi criado. O homem foi criado para dominar a terra, cuidar da criação divina, lavrar a terra. Com o passar dos dias Deus conduziu Adão e Eva ao monte Sião, lugar onde se localizava o trono que fora dado a Lúcifer. Ali, o Criador, num gesto surpreendente, cobriu o homem com o manto real, colocando sobre sua cabeça a coroa que fora cobiçada por Lúcifer. Tendo constituído o homem como o senhor de toda a criação, o Eterno, com voz solene, passou a conscientizá-lo da grandiosidade de sua missão. Como um guardião, deveria cuidar do paraíso. Como um cetro racional, caberia ao homem, em gesto de reconhecimento e gratidão, aceitar livremente o governo d'Aquele que o criou. Baseado nisso, digo algo que talvez você nunca ouviu alguém falar; o homem não foi criado para adorar a Deus.

Digo isso porque adoração era oque mais tinha no céu, e uma adoração pura e sincera. (Is.6:1) A parte b de Genesis 1:26 revela qual seria a função do homem na terra e pra que ele foi criado. Mas porque precisamos adorar a Deus? Daqui a pouco eu chego lá. Deus também não criou o homem para salvá-lo e o levá-lo para o céu. Eu entendo que nós passamos a precisar da salvação a partir do momento que Adão e Eva pecam. O pecado deles foi a desobediência e isso causou uma divisão entre Deus e sua Criação. Satanás conseguiu germinar no coração humano o mesmo sentimento que o consumiu na eternidade passada levando-o à queda. Com raiva, inveja e ódio da raça humana ele planejou destruir os planos de Deus para com a humanidade, e com sucesso, assim o fez.

Quando o homem cai, Lúcifer comemora e Deus chora, pois mais uma vez alguém que Ele criou com tanto amor e carinho se vira contra Ele e o fere. Aqui eu tenho que repetir oque já escrevi cinco parágrafos a cima. Penso eu que a perfeição de Deus o impediu de entender a ingratidão dessa vez de Adão e Eva. Quem sabe, novamente Ele se pergunta: Porque Adão me desapontou? Porque me traiu? Será que faltou alguma coisa a ele?

Em Gênesis 6.3 Deus dá o seguinte veredito:

Então, declarou o SENHOR: “Por causa da malignidade do ser humano mortal, o Espírito que lhe dei não permanecerá nele para sempre; portanto, ele não viverá além dos cento e vinte anos!”.

Ou seja, o Espirito que foi dado no inicio da criação do homem, foi retirado, e por causa disso o homem teve os seus dias abreviados por Deus. Constantemente vamos ver alguém sendo chamado e vocacionado por Deus para uma grande obra, mas uma boa parte desses homens e mulheres falham e não conseguem concluir com exatidão o plano de Deus para a humanidade.

Desde a queda de Lúcifer, Deus vinha procurando entender o coração do homem; perguntas aparentemente simples, mas como eu falei anteriormente, Deus não conhece nenhum sentimento ruim ou maldoso. Ele é santo, adorado, dono de toda a glória, mas oque adiantava isso se Ele não tinha mais contato com a criação?

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Romanos 3:23.

A verdade é que Deus não conseguia entender a razão de tanta ingratidão, tanta indiferença da sua criação para com Ele. Se tudo oque Ele fez é perfeito, bom e agradável, porque procurar fora se em Deus temos tudo oque precisamos? Deus não conhecia curiosidade então não tinha resposta pra isso. Com o passar do tempo homens e mulheres foram surgindo e Deus decide usar e se manifestar a muitos homens e mulheres que até tentam mas não conseguem concluir com exatidão o plano de Deus para trazer novamente sua criação de volta a Ele.

Tinha alguma coisa que impedia um relacionamento duradouro com Deus, mas oque era? Era algo que Deus não conhecia e nunca viria a conhecer: O pecado. Essa era a barreira que o homem não conseguia ultrapassar.

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.

Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

Isaías 59:1,2

Essa barreira parecia ser mais forte! Adão desobedeceu, Caim assassinou, Abraão mentiu, Jacó trapaceou, Acabe se corrompeu, Eli fez vista grossa aos seus filhos, Ofni e Finéias que abusaram e muito da misericórdia de Deus, ao ponto de se prostituirem dentro do templo. Saul se engrandeceu, Davi adulterou e matou, Sansão se entregou aos prazeres carnais e tantos outros mais.

Mas e Débora? Daniel? Isaías? Oque falar dessas pessoas? Bom, a minha resposta é que Deus conseguiu sim, ter contato com alguns homens e mulheres, mas isso não foi suficiente para quebrar a barreira que existia. A profecia de Genesis 3.15 precisava acontecer, a semente da mulher precisava nascer e esmagar a cabeça da serpente.

Vem Jesus, como um homem, nasce de uma forma totalmente oposta à forma que todos esperavam. O povo judeu cria que viria o Messias, mas o esperavam em um berço de ouro, rodeado de riquezas e riquezas da terra. Esperavam que Ele fosse filho de um Rei e uma Rainha poderosos, mas se assim fosse, a chegada dEle e a autoridade dEle seriam incontestáveis.

Seria fácil demais, ninguém o rejeitaria, todos em prontidão o aceitariam, pois se acontecesse assim, Ele viria e sustentaria as teses e as ideologias dos judeus e muito provavelmente exerceria uma grande influência perante o Sinédrio.

Pois bem, Ele veio como homem, de carne e osso assim como eu e você. Sentiu fome, sede, o Porque o homem chora, porque sente dor, porque ama ou deixa de amar, enfim, Jesus veio para, antes de morrer na cruz, fazer com que Deus entendesse o coração humano.

Foi preciso que Deus enviasse Jesus como homem também pra nos mostrar e provar que mesmo sendo homem de carne e osso, podemos resistir às astutas ciladas de Satanás. Não foi fácil pra Jesus ter fome, sede, resistir à parte da sensualidade e, quem sabe também, desejos sexuais, pois a Bíblia diz que Cristo foi sujeito às mesmas “paixões” que nós somos.

Acredito que Ele foi tentado de todas as formas possíveis a um homem. Mas todas as vezes que Satanás tentou o derrubar, Ele sempre vencia pela palavra. A morte de Jesus era inevitável, porém a lição que Ele nos ensinou é muito maior que a cruz.

Ele veio como homem e nos fez entender que tudo o que podemos enfrentar pode ser vencido. Veio pra ensinar o que é o amor e o que é amar. Todos os que vieram antes de Jesus tiveram sérios problemas com seus egos, seus preceitos, seus ideais, enfim, eram pessoas, homens e mulheres que não tinham estrutura para cumprir o plano de Deus para com a humanidade. Depois que ressuscitou, foi assunto aos céus com o mesmo corpo que esteve aqui. Mas foi Santificado! Concluo que é possível viver oque vivemos aqui, passar por todas as provações que passamos aqui, ser tentado por todas as formas possíveis assim como Cristo, mas ainda assim, ir morar com Deus nos céus de glória, afinal de contas, eu e você fomos gerados lá. Nossa essência é o céu. Lá é nosso Lugar.

Silvio A Vargas
Enviado por Silvio A Vargas em 05/12/2019
Código do texto: T6811262
Classificação de conteúdo: seguro