PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 21,5-11)(26/11/19)
.
Caríssimos, cada dia que passa nos aproximamos do dia eterno, ou seja, do tempo escatológico que é o fim de todas as coisas visíveis. E mais do que nunca precisamos está preparados para este dia no qual se dará o juízo final. De fato, não percorremos sozinhos essa via existencial que pode findar a qualquer momento; por isso mesmo, fiquemos atentos aos acontecimentos desse tempo, e não nos deixemos abalar, como nos ensinou o Senhor no Evangelho de hoje.
.
São Paulo na Carta aos Romanos, assim se refere a respeito desse tempo: "A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei. Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé.
.
A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites." Ou seja, essa é a verdadeira preparação que precisamos para acolhermos o Senhor no seu grande e temível dia.
.
Conclusão: Caríssimos, as batalhas espirituais que travamos, são lutas ferrenhas contra as tentações e os pecados; porque eles nos enfraquecem e são portas de entrada do inimigo em nossas almas, que tenta à todo custo destruir aqueles que a ele não se submetem.
.
Mas, o Senhor por sua infinita misericórdia, nos concede todas as graças para vencermos essas batalhas por meio da oração, do poder de Sua Palavra e dos Sacramentos da confissão e da Eucaristia, como também pela intercessão da Virgem Maria, de são José e de todos os santos. Portanto, quem desse modo se une a Cristo, torna-se um só com Ele, com o Pai e o Espírito Santo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.