Um amoroso conselho para a ensinança do amor de Cristo.

Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade. (1Tm 4:6-7). Estes versículos fazem parte da passagem onde Paulo orienta a Timóteo, como ele deve orientar o seu ministério.

E estas orientações chegam até nós de forma nova e vívida. Dividiremos este estudo em algumas partes. Aqui trataremos como deve agir aquela ou aquele que ensina, seja um mestre, um líder religioso, profissional ou no âmbito familiar.

A palavra que se traduziu por propondo no grego ela é (υποτιθημι hupotithemi), que tem o significado metafórico de: suprir, aconselhar, assessorar, assinalar, sugerir. Segundo os linguistas ela é uma palavra amável, humilde e modesta. Ou seja, o mestre e o líder não devem jamais estabelecer uma lei de maneira dogmática, pugnaz ou belicosa.

As instruções devem ser livres do dogmatismo de um ditador ou a arrogância de um tirano. Ele deve agir como se estivesse lembrando as pessoas de algo que já conhecem, ou sugerindo, não que devem aprender dele, mas sim devem descobrir o bem em seus corações. A direção amável será sempre mais efetiva que as instruções dadas forçada e arbitrariamente. É uma grande verdade que as pessoas podem ser guiadas, mas se rebelam ao serem conduzidas.

E no ensinamento da fé no amor de Deus, ele diz a Timóteo que ele deve nutrir sua vida com a palavra de fé e de amor. Pois ninguém pode ensinar, sem antes aprender. E mais, aquele que deseja ensinar deve estar continuamente aprendendo. Quem ensina tem que ter em mente, que ao acordar num novo dia deve ter consigo a disposição de aprender algo de novo daquilo que ele já havia aprendido anteriormente, pois ninguém sabe tudo de tudo e a vida é um eterno aprendizado.

Não é certo que quando alguém chega a ser mestre deixa de aprender. Assim sendo devemos nutrir sempre a nossa própria mente antes de poder nutrir a mente de outros; devemos conhecer Jesus Cristo diariamente antes de poder levarmos a outros o amor de Cristo. Ou seja, para que possamos instruir a outros que aceitem a fé no amor de Cristo, nós devemos aprender e apreender cada vez mais sobre a viva fé do gracioso amor que nos nutre.

Então que sejamos capazes de ensinar sobre a fé no amor com vivos exemplos daquele que vive e aprende sobre este amor a todo instante, pois o aprendizado sobre o amor começa aqui, e se estenderá pela eternidade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 12/11/2019
Código do texto: T6792843
Classificação de conteúdo: seguro