Serie: Apocalipse “OS PECADORES DA ULTIMA HORA – O MILENIO”

INTRODUÇÃO

Interpretar Apocalipse é um trabalho muito dificil. O livro é quase ilegivel, porém não podemos deixar de tentar. Mas tentar interpretar Apócalipse não é também dizer qualquer besteira. Nesses dias eu tenho ouvido vários pregadores no Youtube, que tentam dar um sentido aos acontecimentos dos ultimos dias. A maioria difere do outro. O que me faz notar que as muitas diferenças deve ser proposital. Nós temos pessoas inteligentes que não entram num consenso, quando é interpretar Apocalipse. Então fica como certeza, alguns ensinos que não batem com a Bíblia.

Eu não consigo entender um arrebatamento invisivel e anterior à manifestação do Anticristo, o que convencionou-se dizer arrebatamento pré-tribulacional. Assim como não consigo entender que o milenio não é literal, mas um período enorme, que pode ultrapassar e muito o período de mil anos. Há outro que acha que já vivemos no milenio.

O que enxergo é que temos nos afastado dos textos bíblicos o suficiente para não compreende-los mais. E a solução a isso é voltar aos textos bíblicos e tentar lê-los o mais isentamente possível, quer dizer, sem opinar para essa ou aquela doutrina, esse ou aquele ensinamento humano, devendo ficar apenas com o texto bíblico, diga ele o que disser.

O MILÊNIO

O que a Bíblia nos da certeza é de que haverá um dia um período de mil anos, onde alguns fatos vão ocorrer. Quase voltando ao tema anterior, na leitura e na interpretação da Bíblia, não devemos nos afastar da Bíblia. Devemos antes pregar a Bíblia, segundo ela mesma.

O único texto que fala do milênio está em Apocalipse 20.1-10 e é esse que devemos observar de forma isenta. Devemos voltar às antigas veredas e interpretar a Bíblia segundo a Bíblia, doa a quem doer. Doa a essa doutrina daquela Igreja ou doa àquela doutrina da outra Igreja.

A Bíblia é o livro texto da Igreja. Erramos ao tentar defender nossas posições e não à Bíblia. Devemos defneder a Bíblia e não nossas ideias que criamos para nossas Igrejas.

Acredito que esse é um daqueles textos que precisa ser versículo por versículo.

“Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente.

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

( O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição.

Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão

e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.

As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou.

O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.”

Apocalipse 20:1-10

A principio a ordem nos parece ser cronologica. Depois do cap. 19, onde vemos a volta de Cristo, Apocalipse 20 inicia falando de algumas coisas do mundo e de Satanas que nos dão a impressão que são posteriores a Apocalipse 19. Portanto, me parece que estamos seguindo uma ordem cronologica, uma ordem de tempo, e os acontecimentos do cap. 19 e os anteriores, realmente foram antes do Milênio do cap. 20.

Vers. 1 e 3 – A narrativa diz que um anjo desceu do céu com uma chave e prendeu o Diabo com uma corrente e o lançou no abismo durante mil anos, pôs um selo sobre ele, um lacre e ele não podia sair para enganar as nações durante esse tempo.

Já dissemos que Apocalipse é um livro quase que na totalidade simbólico e que é um livro que tenta interpretar fatos que vão acontecer na Terra e que nunca aconteceram na história humana, sendo assim não temos base alguma para compreender exatamente oq eu nunca aconteceu. Também notamos que o inicio de Apocalipse João estava na Terra e obteve revelações enquanto estava na Terra. As suas revelações eram sobre a Igreja. Levado ao Céu, se no corpo, ou fora do corpo nem ele sabia dizer, João teve até o final do livro revelações dos ultimos acontecimentos do mundo. Pelo que compreendemos João, no céu, sempre esteve diante do Trono de Deus, recebendo revelações.

Para que João compreendesse o minimamente possível e repassasse à Igreja, ele compreendeu da maneira que ele poderia compreender. Um anjo com uma chave e uma corrente, prendeu o Diabo durante mil anos em algum lugar chamado abismo. Outra leitura dessa passagem é que morreram tantas pessoas na Tribulação que o mundo está despovoado e o Diabo não tem a quem tentar.

O grande sofrimento de alguns irmãos é tentar descobrir fatos eu não nos competem. Se era para sabermos a Bíblia teria sido escrita de modo diferente. Vamos sofre e errar feio ao tentar dar nome a um anjo que Joaão viu em revelação e a Bíblia não dá nome. Vamos nos angustiar em tentar entender um anjo com uma chave e uma corrente, assim como um lugar chamado abismo, uma prisão, onde o Diabo vai ficar durante mil anos.

Não é dificil compreender que durante um período de mil anos, Deus vai anular qualquer manifestação do Diabo. Oum anjo com uma chave e uma corrente, deve ser um anjo com a chave do cadeado da corrente, que veio para prender o Diabo, restringir suas ações durante um tempo.

O final do versículo 3 é interessante: Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Lá na frente João explica por que o Diabo precisa ser solto no final dos mil anos, para tentar a fé de alguns.

Versículo 4 – João viu tronos onde se assentaram os que receberam autoridade para julgar. Nós sabemos quem são esses que vão julgar: são a Igreja. 1 Coríntios 6.2-4.

João viu então as almas dos que foram decapitados pelo testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não adoraram a besta nem a sua imagem e não receberam a marca da besta nem nas mãos e nem na testa. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Me parece que o versículo 4, descreve de modo diferente, duas turmas de pessoas que são a mesma turma: a igreja. Quem vai sentar nos tronos e julgar é a igreja. E os que foram decapitados porque testemunharam de Jesus e pregaram a palavra é a Igreja. A igreja, essa Igreja do Milênio eu vai julgar, não se contaminou e conseguiu não ter uma marca na testa e nem nas mãos, que sabemos que ocorrerá apenas na Tribulação. Essa igreja veio da Tribulação, ela passou por ela.

Verso 5 – O restante dos mortos que não voltaram a viver até se completarem os mil anos faz referência ao julgamento diante do Grande Trono Branco, que ocorrerá no versículo 11. Isso faz referência ao restante de todo o mundo que ressucitara para ser julgado diante do Grande Trono Branco. Todo mundo estará diante desse Grande Trono Branco: Os demônios, todos os homens que vivem ou já viveram, a Trindade e os anjos de Deus. Os livros serão abertos e dirão sobre nossas obras e seremos juglados pelos livros.

Verso 6 – Felizes os que participam da primeira ressurreição, essa que ressuscitou a Igreja para julgar as nações, com Cristo no Milênio. Entenda julgar aqui com administrar. E João continua a falar deles. Esses não sofrerão a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo.

Verso 7 – 9 – Depois dos mil anos Satanás será solto e sairá para enganar as nações que vão se reunir como a areia do mar, contra a cidade amada, que é Jerusalém. Mas um fogo desceu do cé e acabou com eles. A vitória será milagrosa e vai destruir esses pecadores de ultima hora. Após isso o Diabo será lançado no lago de fogo.

O que acho extremamente interessante do Milênio é que no final dessa época havarão pessoa propensas a pecar, o pecado da revolta contra Cristo e a cidade santa. Satanás tentará mais uma vez, pela ultima vez, derrubar a Cristo e a Deus e dessa vez éa derradeira, depois disso ele não tentará mais ninguém.

Quem são esses que ainda vão pecar no final do Milênio. Acredoito que só podem ser pessoas que nasceram nessa época. Isaías 65 nos fala que no final dos tempos Deus criará novos céus e nova Terra. Diz ainda o profeta que não haverá criança que morra com poucos dias. Quem morrer aos cem anos ainda será jovem. Observe que se fala de morte, então ainda não é o estado final, mas quase. Acreidto que Isaías está tendo uma revelação do Milênio.

Então pessoas nascerão após a Tribulação, no período do Milênio e esses que terão a Cristo reinando na Terra, juntamente com a Igreja que passou pela Tribulação, e que nunca sofreram nenhuma vez uma tentação de Satanas, precisam passar por essa provação. Temos um povo no Milênio que vive me paz, num reinado de felicidade, porém que nunca, jamais foi tentado. Mas é muito fácil compreender o que a Bíblia disse no versículo 3, onde se diz que era necessário que Satanás fosse solto por um período de tempo, para tentar esses e provar a fé deles.

A NECESSIDADE DA PROVAÇÃO

Provação é uma dificuldade que prova a nossa fé. Deus permite que passemos por provações, mas ele nunca é o causador das nosas provações. Acredito que Deus usa as situações que nos acometem para nos provar. Deus usa um desemprego, uma dor, uma demora, uma situação.

A nossa fé precisa ser provada. No final do Milênio Deus permitiu que o Diabo fosse solto durante algum tempo, talvez alguns anos, ou até décadas, para tentar esses pecadores de ultima hora. Está nos sendo prometido, aquem vencer, a eternidade. Uma vida de eternidade. Uma vida num lugar onde nunca mais existirá dor, sofrimento ou angustia. A promessa aos que vencerem é gloriosa. Não devemos pensar que a prova é para o nosso mau, mas é para dizer quem é quem. Conforme eu me lembro, eu sofro angustias e dores e perseguições que posso creditar ao Diabo, desde que eu existo. Assim como você também sofre. Todos sofremos desde que nascemos. Só não sofreram Adão e Eva e só não sofrerão tentação no inicio da vida esses viventes do Milênio. Esses nascerão numa época de novo céu e nova Terra, onde não haverá Satanás durante um bom tempo. Será um tempo glorioso, abençoado, de reconstrução e paz. O Milênio, no começo, será um tempo ausente de qualquer pecado. Não teremos Satanás tentando. Mas no final do Milênio Deus vai soltar Stanás para enganar os que querem ser enganados e acham que Cristo reinar e a Igreja reinar não está bom. Satanás conseguirá ludibriar aqueles que querem ser ludibriados. Satanás tem uma força maligna de tentação e lançara novamente essa força contra os homens. Esse será um tempo dificil. Adão e Eva não resistiram, mesmo nascendo no Jardim do Eden, e mesmo tendo a visitação física de Deus todos os dias. Esses da ultima hora terão a presença física do Cristo glorioso, mas ainda assim o pecado falara mais fortem em muitas nações e milhares de pessoas morrerão. Mas ainda assim, muitos serão salvos, os que nem nos minutos finais resistiram a se ajoelhar perante o Diabo.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 11/11/2019
Código do texto: T6792594
Classificação de conteúdo: seguro