PALESTRA ESPÍRITA - NO AMOR ENCONTRO A PAZ

Sou assim, gosto de ouvir palestras com um bloco de anotações na mão. Pois sei que o bom palestrante sempre irá ensinar algo interessante, novo e/ou importante para seu público.

E não foi diferente na palestra de Lana Leite: "NO AMOR ENCONTRO A PAZ", proferida hoje, no centro espírita onde frequento. O título é o mesmo de seu livro, de psicografias. Toda a renda das vendas será revertida para o Instituto Ivone Pereira, de Volta Redonda.

Lana Leite inicia sua preleção citando o livro NÃO HÁ MAIS TEMPO, de Agnaldo Paviani. A hora de agir é agora.

Nossas dificuldades movimentam possibilidades de transformações que temos. Necessitamos de reflexões profundas hoje, porque este é o único dia que temos. Informação já temos muita e de nada vale se não tem ação. E falando de Paulo Freire: "ninguém educa ninguém, a gente se educa no encontro." A gente se melhora no trato uns com os outros.

A autora enfatiza: "Só existe um lugar para o amor e é agora! O Dar e o Receber são dois lados de uma mesma porta". A grande virada é passar do lugar de ser servido, para servir.

E quanto ao seu sofrimento, segundo a máxima Budista: "Qual dor é tão avassaladora se mesmo a vida é passageira?" Muitas pessoas passam por tragédias na vida mas se olharem para o lado verão que outras pessoas também têm suas dores e em alguns casos até pior. "Os problemas não são para que nossa vida fique pior, são para que fique melhor", argumentou. Quando o ser fica sentindo raiva, ódio e pena de si é porque ainda está preso na criança espiritual, numa carência. "Toda pessoa que tráz prejuízo à vida do outro, tráz uma pessoa ferida dentro dela."

Como melhorar esta questão:

1º Passo: ORAR. As dores não trabalhadas se perpetuam. O verdadeiro perdão é entender que a ação do outro não podia ser diferente naquele momento. Foi tudo o que era possível que eles conseguiram fazer.

2º PASSO: EMPATIA. Desenvolver a empatia quando entende que tudo que acontece ao outro me importa.

3º ACEITAÇÃO: Aceitar o outro como ele é, sem querer mudá-lo.

Outro ponto importante tocado por Lana Leite foi quanto à meditação: "Precisamos aprender a cultivar o silêncio interior, senão a mente fica como macaco pulando de galho em galho e não tem compreensão." A manejar o campo emocional na direção do amor. Dizer sim à vida, ao outro como ele é.

E por fim, e não menos importante, ela lembrou;

"A melhor oração é o amor!"