SÉRIE: SALVAÇÃO “A SALVAÇÃO”

Jesus, pela sua morte expiatória comprou a salvação para os homens. Precisamos agora saber, então, como ela se aplica e como ela é recebida pelos homens para que se toren uma verdade experimental. As verdades relacionadas com a aplicação da salvação agrupam-se sob três títulos: Justificação, Regeneração e Santificação. As verdades relacionadas com a aceitação da salvação, por parte dos homens, agrupam-se sob os seguintes títulos: Arrependimento, Fé e Obediência.

A NATUREZA DA SALVAÇÃO

Há três aspectos da salvação, onde cada qual tem uma palavra que a define.

1. Justificação - é um termo juridico que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo — isto é, justificado.

2. Regeneração – é a criação de uma nova natureza.

3. Adoção - sugere uma cena familiar. A alma, morta em transgressões e ofensas, precisa duma nova vida, sendo esta concedida por um ato divino de regeneração. A pessoa, por conseguinte, torna-se herdeira de Deus e membro de sua família.

4. Santificação - Harmonizadas suas relações com a lei de Deus e tendo recebido uma nova vida, a pessoa, dessa hora em diante, dedica-se ao serviço de Deus.

CONDIÇÕES DE SALVAÇÃO

As Escrituras apresentam o arrependimento e a fé como condições da salvação; o batismo nas águas é mencionado como símbolo exterior da fé interior do convertido.

1. Arrependimento - Alguém definiu o arrependimento das seguintes maneiras: "A verdadeira tristeza sobre o pecado, incluindo um esforço sincero para abandoná-lo".

2. Fé - no sentido bíblico, significa crer e confiar. É o assentimento do intelecto com o consentimento da vontade.

3. Conversão - segundo a definição mais simples, é abandonar o pecado e aproximar-se de Deus.

CONCLUSÃO

Aqui, nós estamos apenas começando a falar sobre o tema. Basicamente é isso que foi dito acima, mas em cima disso temos muitas considerações.

Amém.

Fique na paz de Cristo.

BIBLIOGRAFIA

Conhecendo as Doutrinas da Bíblia – Myer Perlman

pslarios
Enviado por pslarios em 30/10/2019
Código do texto: T6783206
Classificação de conteúdo: seguro