Procrastinação

Efésios 5.15-16 (NVI)

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.

..........................................................

Pra início de conversa...

Dizem que quando um mal se aproxima, ele nunca vem sozinho. E se encaixa bem nesse termo tão usado atualmente: PROCRASTINAÇÃO.

.

Segundo o site dicio.com.br procrastinação é adiar; deixar alguma coisa para depois. Há pessoas que precisam deixar algumas coisas para a posteridade por causa de projetos e circunstâncias urgentes. Não é isso. Falo de pessoas que podiam fazer com mais tranquilidade e preferem “empurrar com a barriga”. Tem todas as condições de fazer com calma, mas preferem a pressão e aí acabam ansiosas porque o tempo está findando e por fim, entrega qualquer coisa.

.

Indo direto ao assunto

Se você leu o parágrafo anterior percebeu que a ANSIEDADE apareceu junto. É necessário pontuar que a procrastinação está longe de ser uma desorganização de horários, mas sim um equívoco na escolha das prioridades. Antes de qualquer conclusão precisamos identificar os dois tipos de pessoas assim: os procrastinadores eventuais e crônicos.

.

Os EVENTUAIS são aqueles que colocam o despertador no modo “soneca”, por exemplo. Os CRÔNICOS escolheram PROCRASTINAR COMO ESTILO DE VIDA. Pagam contas atrasadas, perdem voos com frequência, atrasam pagamentos, pagam academia meses, mas não aparecem, enfim, um procrastinador crônico deixa tudo para o dia seguinte, mesmo quando não deveria. E aí quando ele percebe que se descontrolou, entram em pânico, crises de ansiedade, etc.

.

Pra finalizar

Servimos a um Deus que sempre age na hora certa. O Salmista diz que o “nosso protetor está alerta”. Que Ele “protege a nossa entrada e a nossa saída desde agora e para sempre” (Sl 121).

.

Uma coisa importante é entender em sua vida quais sãos as suas prioridades. Têm jovens e adolescentes que priorizam o namoro, por exemplo, em vez do aspecto profissional. E alguns avançam muito nessa área, esquecendo-se da outra, porém, quando você assume um compromisso você deve honrá-lo. E sem a questão financeira como objetivo, fica muito mais difícil ter um relacionamento sadio.

.

Aprenda a escolher com sabedoria suas prioridades. Não sabe como? Comece lendo Mateus 6.33. Deus te abençoe!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 25/10/2019
Código do texto: T6779301
Classificação de conteúdo: seguro