Quem pratica o amor anda na luz.

E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. (1Jo 1:5-6). Aqui vemos João pronunciar algo que toda a humanidade deveria ter em seu coração. Pois só podemos ter parte com Deus, se em nossos corações estiver a luz da comunhão do seu amor.

No verso cinco vemos João dizer que em Deus não há trevas, ou seja, em Deus tudo se faz claro diante da luz de seu amor. Ele nos revela tudo e nós jamais conseguimos esconder algo dEle, pois seu espirito habita em nós. O Espirito Santo age em nós como um spyware, um software que observa e conhece até os mais profundos desejos e sentimentos nossos.

Por isso não há engano em seu guiar de nossas vidas. A palavra trevas no verso cinco no grego é (σκοτια skotia), que metaforicamente quer dizer deixar de conhecer as verdades divinas. Verdades que Jesus revelou de forma vívida e vivida, ao fazer a vontade do Pai. Pois Jesus ao resumir os dez mandamentos deixa claro que o praticar do amor é a maior lei, (Ler, Mat 22:34-40).

Já no verso seis vemos que a palavra do grego traduzida por trevas é , (σκοτος skotos), que metaforicamente significa, aquele que opta por ignorar as coisas divinas e dos deveres humanos, seguindo na impiedade e na imoralidade, ou seja, aquele que opta por se deixar levar pela escuridão de suas baixas emoções. Sendo assim aquele que faz isso mente duplamente:

1 – Primeiro demonstra externamente andar na luz, dizendo ter comunhão com Deus, que é inteiramente luz, mas o seu interior está imerso nas trevas, do ódio, do rancor, da inveja, da desmedida ambição e assim por diante, como podemos ver em (Gál 5:16-26). E estes são os que ouvirão a dura frase: Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais o mal. (Mat 7:23).

2 – A segunda é, aquele que diz que ama a Deus, mas nutre ódio pôr outrem que é seu irmão, é um mentiroso, (1 João 4:20). O amor a Deus e o ódio ao próximo não podem conviver na mesma pessoa. A palavra do original grego para ódio é, (μισεω miseo), que significa: Odiar, detestar, perseguir com ódio.

Ou seja, se alguém tem em seu coração o ódio, logo nascerá o rancor, a inveja e o desejo de ver o outro derrotado, e este tipo de sentimento não coaduna com o amor de Cristo Jesus. E sendo Deus o amor este não ama a Deus, e então ele mente novamente. Porque a ordem dada por Jesus é: Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, (Mat 5:44-45a).

E aqui entendemos que se queremos realmente ser filhos de Deus e não somente criaturas, precisamos urgentemente mudar o nosso sentir e o nosso pensar. Pois quando nos pomos a caminhar no caminho do amor o Espirito Santo clareia o nosso caminho e já não andamos em meio as trevas do sentir. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/10/2019
Código do texto: T6778760
Classificação de conteúdo: seguro