A Bíblia e os Erros corriqueiros praticados por muitos na hora de interpretá-la

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo."

Efésios 4: 29-32 (NVI)

Muitos são os conceitos dados à palavra de Deus quando a mesma é interpretada por pessoas leigas espiritualmente. O fato é que um texto fora do contexto é simplesmente um pretexto que envolve pessoas ora de boa intenção e cheias do agir de Deus em suas vidas, mas, que possuem pouco entendimento para interpretar a palavra conforme Deus ungiu seus escolhidos para escrevê-la, ora de má intenção que apesar de terem seus grandes títulos de doutores letrados não são capazes suficientes para distinguir o que é interpretar algo com olhos espirituais.

O erro de não observar que o significado é determinado pelo contexto é o mais comum, de fato se trouxéssemos para os nossos dias atuais tais palavras muitos talvez se auto corrigisse. E, em virtude disso é extremamente comum ouvirmos absurdos, que, muitas vezes, acabam causando enormes contradições doutrinárias e até mesmo as famosas “heresias de púlpito”.

A questão é que nossos púlpitos estão abarrotados de pessoas na maioria das vezes cheias de egocentrismo. Pessoas que buscam propagarem seu nome e não o de JESUS CRISTO, como manda as Escrituras Sagradas.

É muito comum também, por exemplo, vermos muitos pastores ensinando em suas congregações aquilo que as Escrituras não ensinam. Alegorizam as Escrituras Sagradas sem pudor algum criando mensagens repletas de expressões recheadas de chavões não se importando com o perigo que correm.

O despreparo de alguns é tanto que em sua maioria dificilmente você encontrará um indivíduo desses pregando as Escrituras de forma expositiva, até porque, se pregasse expositivamente ele não teria como sustentar seus ensinamentos que tem como base apenas riquezas terrenas, pesam que a satisfação das necessidades humanas esta voltada única e exclusivamente em ter bens materiais. Não falam do pecado, das consequências dele, da salvação mediante a fé em Cristo Jesus, nem das doutrinas fundamentais à fé cristã.

Na realidade se observarmos constataremos que não existe nem espaço para as doutrinas existentes na Bíblia serem pregadas e seguidas como Jesus nos ordenou, isso porque o foco principal da maioria desses pregadores dos dias de hoje é, infelizmente satisfazer a clientela.

Os erros corriqueiros praticados por muitos pregadores são nada mais e nada menos que, o de transmitirem aquilo que não esta nas Escrituras Sagradas. A impressão que tenho é que a maioria deles em nome da satisfação humana abre mão de pregarem a mensagem da cruz, a salvação e a volta de CRISTO. Aliás, muitos já se intitulam moradores permanentes dessa terra, vivem como se JESUS nunca fosse voltar.

Levita Couto
Enviado por Levita Couto em 24/10/2019
Reeditado em 22/08/2022
Código do texto: T6778275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.