MENINAS QUE BEBEM

Esse é um estudo bíblico e não um artigo médico. Então vou aqui falar algumas coisas a respeito do álcool nas meninas, ou mulheres, na primeira parte. Na segunda parte, entretanto, quero falar do problema do alcoolismo de forma cristã. O que entendemos que é o vicio de bebida? Como superar isso? Se você bebe, ou se você é parente de quem está bebendo, então leia.

PRIMEIRA PARTE – A DEPENDÊNCIA

CUIDADOS COM A SAÚDE QUE DEVE TER QUEM BEBE

Ontem foi mais uma das coincidências de Jesus. Fomos ao culto e uma irmã deu o testemunho que era alcoólatra. Ela disse que bebia das 9 da manhã, quando acordava, até as 22 horas, quando ia dormir e isso todos os dias.

Há muito a se falar sobre o assunto, mas quero começar chamando a atenção para as mulheres que tiveram alguém com o vicio em álcool na família. A minha família inteira, deve tomar muito cuidado, pois meu avô era alcoólatra e passou isso para o meu pai, que morreu alcoólatra. Um dos meus irmãos durante mais de dez anos foi alcoólatra, a ponto de gastar mais da metade do salário que ganhava no bar. Toda a minha família tem uma tendência física e espiritual ao álcool. Quem vem de família com antecedente alcoólatra deve tomar mais cuidado para não entrar por esse caminho.

Aprendi muita coisa com meu pai. Aprendi que quando uma pessoa está bêbada, a maneira mias rápida de ela voltar ao normal é com açúcar. Um copo de refrigerante, ou um doce bem doce, por exemplo, pode fazê-la se sentir melhor. Trabalho num hospital e um dia perguntei a um médico o que eles dão ao bêbado, quando ele chega e disseram que dão uma boa dose de glicose, que é açúcar.

Apesar que o Dr. Drausio Varela, que ensina algumas coisas no Fantástico, 1disse que nosso corpo consegue retirar, ou eliminar uma dose de álcool do sangue, por hora. Ou seja, ele diz que se a pessoa bebeu 8 doses, então ela vai continuar bêbada por oito horas. E que o café e o açúcar só conseguem manter um bêbado desperto. No caso das mulheres, seu metabolismo age diferente do dos homens e demora muito mais para sair o álcool do sangue.

Não estou aqui pra te ensinar a beber, mas outra coisa que aprendi com meu pai, é que beber de barriga vazia vai dar uma ressaca pior. No outro dia a cobrança da bebedeira da noite será terrível. A bebida, todas elas, desidratam, tiram a água do corpo. No outro dia a pessoa está com dores em todo o corpo e não sabe bem o que é, é falta de água. Não beba, mas se o fizer, intercale com muita água. Um copão de água para cada dose de bebida, seu corpo agradece.

Eu estou falando isso, pois no processo de cura, podemos ter algumas vezes uma recaída. E não é por que recaiu que a gente vai desistir. Um exemplo é o da doença. A gente toma os remédios e começa a melhorar, mas há um dia que os sintomas aparecem mais fortes – a gente vai parar de tomar os remédios por que um dia ficou os sintomas mais fortes? Não a gente continua a tomar os remédios até sarar. Dependendo do grau de entrega ao vicio, pode demorar mais pra uns e menos pra outros. Se a pessoa entrar em abstinência, o álcool é eliminado do sangue com 14 dias, mas a dependência psicológica, que acha que precisa do álcool, pode demorar mais. Você precisa mesmo beber? Quem disse isso?

Quem bebe fica com a boca seca. Essa secura sai com limão. Faça um copo de limonada e faça bochecho com essa limonada, deixando ficar um pouco na boca, antes de engolir. A idéia aqui não é beber a limonada, mas tirara secura da boca e a sensação de sede. Aliás, todo mundo tem que beber pelo menos dois litros de água por dia. Um sinal muito sério, de que falta água no seu corpo são dois: o primeiro é a sede – se deu sede é porque já passou, e muito, da hora de beber água; o segundo é o xixi que fica com cheiro muito forte – isso denota que o seu rim está sofrendo sem água, para poder limpar o seu corpo. Isso é grave. Cuidado.

A BEBIDA COMEÇA COMO AMIGA

Sempre a bebida começa como algo legal, bonito, chique. Antigamente tinha na TV as propagandas de bebida, onde pessoas ricas, bem vestidas, numa festa, sorrindo, estavam com um copo na mão de alguma coisa. Eram homens de terno, relógio de ouro, ou esportistas. Eram mulheres com seus lindos vestidos compridos e caros e seus cabelos longos e bem cuidados. Parecia bonito beber. Todas essas propagandas foram banidas da TV brasileira.

As pessoas que cresceram com um familiar que bebe, essas, por ver os efeitos da bebida, tomam cuidado redobrado para não entrar por esse caminho. Como eu. Meu pai era alcoólatra e quando vinha bêbado era outra pessoa. São era um amor de pessoa, o melhor pai do mundo, porém quando bebia se transformava e ficava inconveniente, chato e valente. Um dia convidei o meu pai para almoçar na minha casa e estranhei quando ele sumiu, sem almoçar. Ele havia me roubado para ir beber. Quando eu era adolescente eu odiava o meu pai e não conversava com ele. Só depois de estar mais velho, casado, com filhos e ter alguns anos na igreja, ouvindo as tantas palestras dos irmãos que falam sobre tudo e também da bebida, é que comecei a entender que ele era escravo da bebida e precisava de libertação. Acabei virando amigo dele e com o tempo muitas pessoas diziam que eu era o pai dele. Sempre tive raiva e medo, da bebida que levou o meu pai embora.

Com todo respeito, mas eu sempre digo em casa, que se me virem agarrado a uma mulher gorda, daquelas de uns duzentos quilos, no bar, bebendo, com copo na mão e escutando forró de raiz, não sou eu não. Pra começar eu sempre gostei de mulher magra. Tenho um fraco pelas mais magras. Da bebida eu tenho medo. E forró raiz, aquele que não é sertanejo, é forró tipo Luiz não-sei-quem, detesto. E dizer então que eu estava num bar, com copo na mão, é mentira, pois acho vergonhoso beber e pior, publicamente. Beber em particular já é ruim, mas beber publicamente, com o risco claro de dar um belo vexame, não é pra mim. Pois não se engane, o bêbado dá vexame e é ridicularizado por todos, principalmente pelos que se dizem ser seus amigos. O bêbado é alvo de riso e esculhambação. No caso de mulher que bebe, já associam que é bêbada e prostituta. Ninguém respeita mulher bêbada. Mulher bêbada é pior, mas muito, muito pior, do que homem bêbado. Dizem que o homem sempre é homem e se o homem entrar por esse caminho, ele simplesmente bate a poeira do corpo um dia e si andando como se nada tivesse acontecido. A mulher por outro lado é cobrada pelo resto da vida e nunca mais é vista como alguém boa, sadia, daí pra frente. E vai ficar associado, mesmo que seja mentira, que ela é fácil e sai com qualquer um. Não importa que seja mentira, mas se é alcoólatra é automaticamente prostituta. O pior, é que pela bebida, muitas são mesmo e se vendem por um copo de cachaça.

Eu acho duas coisas extremamente desagradáveis numa mulher, cheiro de cigarro e estar bêbada. Não importa se ela está bem arrumada, se tem dinheiro, se tem um carrão, se suas roupas são de marca, se é bela, bonita, jovem, ou não. Não importa se as unhas estão bem feitas, mas se está cheirando a cigarro, está fedendo. E quanto mais perfume coloca, junto ao cheiro do cigarro, ai fica insuportável. Não é nem necessário falar então de uma mulher embriagada. A primeira coisa que pessoas de bebem vão fazer com a bêbada é sair de perto. A bêbada é solitária. Com o tempo a única amiga é a garrafa.

ALCOOLATRA

O bêbado é um alcoólatra. Ele precisa de álcool no sangue. No começo, inicia o caminho da queda, com amigos, numa festinha, que vira duas, que vai virando um monte de festinhas, de mais amigos, de um copinho de algo bem leve e muito gostoso, que depois vai virando um monte de outros copinhos e mais festinhas, bailes, raves, até que um dia a pessoa já está indo diretamente a um bar e bebendo com desconhecidos. O fim do poço é quando a garrafa invade a vida e faz parte da casa e o bar está dentro de casa. Mas pode ficar pior.

Num lugar onde trabalhei, tinha um rapaz que parecia estar bêbado o dia inteiro, e trabalhando conosco. Ele cheirava a álcool, falava como bêbado e ficava caindo nas coisas. Mas esse cara não saia do ambiente do trabalho para ir beber no bar. De onde ele tirava a bebida? Um dia descobriram que ele tinha uma garrafa de plástico, igual das crianças que levam algo para beber na escola, com pinga dentro. Mandaram ele embora dali. O cara vai embora, mas a ficha fica, pois o novo empregador, se houver, vai perguntar porque aquela pessoa foi mandada embora e vão dizer: por quê ele bebia na hora do trabalho. Quem vai querer alguém com um vicio desses?

COMO IDENTIFICAR O ALCOOLATRA?

O alcoólatra é a pessoa que já perdeu o controle da bebida. Mas como identificá-lo:

1. O alcoólatra tenta parar de beber durante uma semana e não consegue.

2. A bebida já está causando incidentes ruins em casa, na rua, no emprego, com amigos, com parentes.

3. O alcoólatra começa a pensar que poderia aproveitar melhor a vida se não bebesse. Esse é um estado que ele vai tomando consciência que algo não está bom.

4. O alcoólatra tem faltado no serviço nos últimos doze meses por causa da bebida.

5. O alcoólatra afirma para si mesmo que pode parar quando quiser, mas não consegue.

Quando a pessoa já está com algum desses sintomas deve pedir ajuda. O interessante é que os sintomas físicos, ou a dependência física some com 2 ou 3 dias, em casos leves, ou 14 dias, em casos mais graves. Porém a dependência mental, espiritual, pode durar a vida inteira. Entenda, o pior bêbado, aquele que se jogou e está hoje dormindo no meio da rua, pode ser limpo do efeito físico do álcool em 14 dias, no máximo. Porém a dependência espiritual é iguala do ladrão que foi preso e ficou vinte anos preso e no primeiro dia que saiu roubou e voltou para a prisão. Ele ficou vinte anos sem roubar, mas na primeira oportunidade ele roubou.

OS TRÊS SINTOMASDO ALCOOLISMO

FISSURA – ou uma forte necessidade ou compulsão pela bebida alcoólica. O viciado se ficar sem beber por muitas horas tem sérias crises de abstinência.

PERDA DO CONTROLE – o alcoólatra perdeu a capacidade de controlar a ingestão, que pode ser em qualquer lugar. Uma festa de aniversário de uma criança de um ano é pretexto para ficar bêbado.

DEPENDÊNCIA FÍSICA - Sintomas de abstinência, tais como vontade de vomitar, suor, tremedeiras e ansiedade, acontecem quando o consumo de álcool é interrompido depois de um período de consumo excessivo.

A MULHER BÊBADA PODE SOFRER AMNÉSIA

Fala arrastada, fala de coordenação motora (o bêbado parece que está caindo sempre), aleração na capacidade de raciocínio e o que acho tremendamente perigoso, a pessoa alcoolizada em excesso pode sofrer amnésia. Uma pessoa alcoolizada pode fazer coisas, quando bêbado que não faria em sã consciência e nunca vai se lembrar daquilo.

O ALCOOL NAS MULHERES

Primeiramente, é importante ressaltar que as mulheres enfrentam riscos particulares à saúde por uso de álcool, sendo mais vulneráveis aos efeitos dessa substância devido a diferenças na composição biológica entre os gêneros. Em comparação aos homens, elas têm relativamente menos água (o que faz com que o álcool fique mais concentrado), geralmente pesam menos e possuem níveis menores de enzimas responsáveis pelo metabolismo do álcool.

Isso faz com que, quando consumidas as mesmas quantidades de bebidas alcoólicas que os homens, elas apresentem níveis mais elevados de álcool no sangue e demorem mais tempo para metabolizá-lo, ou seja, os efeitos ocorrem mais rapidamente e tendem a ser mais duradouros. Com isso, elas têm maior probabilidade de ter problemas relacionados ao álcool com níveis de consumo mais baixos e/ou em idade mais precoce do que os homens.

O ALCOOL E A LIBIDO

Está associada a idéia que o álcool aumenta o desejo sexual. Isso pode ser para algumas pessoas, durante os primeiros estágios da bebida, que libera hormônios de bem-estar, porém depois de um tempo o álcool no sangue retira todo o desejo sexual. A quantidade constante do álcool vai fazer que com o tempo a pessoa perca a vontade sexual. Isso pode atédemorar anos, mas um dia vai ser cobrado.

SEGUNDA PARTE - LIBERTAÇÃO

Tenho o costume de dizer que qualquer pessoa pode pecar com qualquer pecado. Mas o que é pecado? Pecado é tudo aquilo que Deus não quer para seus filhos. Deus não quer ver suas filhas bebendo e se embriagando.

Um dado interessante é que a Bíblia não proíbe beber. Eu sou cristão e a Bíblia que eu sigo não me proíbe beber. Eu posso beber, mas o que a Bíblia proíbe é perder a sanidade, a racionalidade, sair de si. Perder a razão, as faculdades, ficar viciado em qualquer coisa, isso é proibido.

E quando a pessoa não consegue se livrar mais sozinha e nem facilmente de algo, entendemos que ela está viciada. O vicio, a dependência do que quer que seja a dominou. Quando isso acontece a pessoa precisa de libertação.

QUALQUER PESSOA PODE PECAR QUALQUER PECADO

Uma coisa que devemos entender é que estamos numa Guerra Espiritual, conforme a Bíblia aponta. Existem seres que a Bíblia chama de demônios, que atacam todas as pessoas. E se há alguma espécie de pecado ou vicio, seja da forma que for então entendemos que tem demônios operando por detrás, na vida da pessoa. O cristão sabe eu existe essa Guerra e se santifica, ora, jejua, lê e aprende sobre a Bíblia, vai para a igreja, numa forma de combate espiritual. Nós dizemos que o crente buscando a Deus está se defendendo. O não cristão, ou não sabe, ou faz de conta que o mundo espiritual não existe e fica à mercê de ser atacado a qualquer hora e sofrer.

São muitos os relatos de pessoas que entram pelo caminho do alcoolismo e com o tempo passam a ouvir vozes ou ver vultos. Alguns associam ouvir vozes e ver cultos, como sendo de sua cabeça, onde pensa que a sua mente está lhe causando peças, não é. Todo e qualquer pecado, tem origem demoníaca e todo pecado tem algum demônio agindo ou querendo agir na vida da pessoa. É, por que tem uma diferença grande sobre ser tentado e a outra em ir e fazer o pecado. O diabo pode tenta a pessoa para que ela beba, mas quem vai comprar a bebida e beber é a pessoa. Tentado até Jesus foi, mas ele não pecou, ele não realizou o ato do pecado. Uma coisa é o diabo soprar no seu ouvido, outra é você ir até lá e fazer o que ele insinuou. Saiba que a cada copo de bebida, tem um mundo espiritual te espreitando, para te fazer mal. Não se iluda com isso.

Esse entre outros versículos nos mostram que temos trevas interiores. “Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.” 1 Coríntios 4:5

Todos temos pecado, originados do Pecado Original de Adão e Eva, o primeiro casal, que desobedeceu a Deus e comeu do fruto que Deus havia dito que não era para pecar. O pecado é, em primeira instância: desobediência a Deus. Sempre que pecamos, o nosso pecado aponta que estamos pecando em primeiro lugar contra Deus. Saber que não podemos fazer algo e fazemos, isso é pecado contra Deus e isso: a desobediência, pode trazer demônios à nossa vida. Não importa se sou crente ou não, os demônios não estão ligando para isso.

Nós cristãos somos atacado como todo mundo e temos problemas que até parecem que não tem origem espiritual, como o desemprego constante, mas nós oramos até o problema ir embora. Algumas vezes, com alguns problemas, como certas doenças, nós oramos durante meses, ou anos. Mas a vitória vai surgir.

A menina, a mulher, a pessoa que bebe, em primeiro lugar ela tem que ter consciência que está com problemas e precisa de ajuda. Enquanto ela não se enxergar precisando de ajuda, vai ser difícil ajudar. Ela não compreende que precisa de ajuda. Ela já está levando a garrafa de bebida na bolsa, para ir trabalhar, mas ela ainda diz que não tem problemas. Desculpa ai, mas tem. Não é normal levar uma garrafa de bebida na bolsa, ou na hora do almoço uma mulher pedir uma dose de bebida no restaurante. Deve chamar atenção a quantidade de dinheiro que se está gastando cada vez mais do orçamento, com bebida. Não se engane, no começo começa com bebidas caras e chiques, que no fim vai virar as piores, mais venenosas e baratas que o mercado pode oferecer. A pessoa vai começar com whiskies caros, de duzentos reais e vai acabar com aquelas garrafinhas de plástico de pinga pura, extremamente venenosa de menos de dez reais. Se não acontecer da pessoa numa crise, num desespero de abstinência querer beber álcool caseiro, que é totalmente impróprio para consumo.

A pessoa ter entrado por esse caminho - o da bebida -, ou por qualquer caminho de pecado, demonstra o nível de ataque espiritual contra ela. Estatísticas mostram que cresce a quantidade de adolescentes alcoólatras.

O Salmo 42.7 diz que: “Um abismo chama outro abismo”. Isso significa que um pecado chama outro pecado e daqui a pouco a pessoa está praticando um monte de pecados que nem sonhava. O que você acha que tem num bar, numa Rave? Tem bebida, drogas, prostituição, roubo, violência.

Eu tenho vizinhos que deixam suas filhas de doze ou treze anos irem a festas e voltarem no outro dia. Próximo da minha casa tem uma festa ao ar livre, com alto consumo de álcool e drogas. Uma coleguinha nossa freqüenta ali, de vez em quando. Os pais acham que não tem problema. Mas me diga como um lugar onde consome drogas e bebidas, ao ar livre, uma menina de doze anos não vai arrumar encrenca? E será que ela fica a noite toda na rua, ou alguém a leva para casa? Não se iluda, o mundo é maligno. Eu estou falando das meninas, mas hoje em dia deixam os filhos, meninos ou meninas, com a idade de dez anos, ou até menos, irem a festinhas, ou na casa de amigos e voltarem no outro dia. Os pais nem sabem quem são os amiguinhos, mas deixam os filhos saírem todo fim de semana e estarem sabe-se-lá-onde. Gente, o diabo é perigoso.

A VERDADE LIBERTA

Jesus disse dele mesmo que ele é a o caminho, a verdade e a vida. A verdade é o que liberta. Fazer de conta que o filho, ou filha, virou alcoólatra é muito duro. Mas a garrafa dentro de casa, ou as saídas, com a constância da pessoa voltar bêbada aumentando, diz que ela está com problemas. Talvez a pessoa não consiga se ajudar e precise de alguém que assim o faça. Criticar é fácil, mas ajude, ao invés de criticar.

POR QUE A PESSOA BEBE?

Talvez a maior pergunta seja essa: Por que a pessoa bebe? A bebida é uma fuga da realidade. Assim como o é qualquer tipo de droga. As pessoas bebem porque a realidade, a sua realidade é muito dura e ela não consegue assimilar esse mundo muito bem. Na verdade sua alma tem uma sede, que não é do vicio, seja ele qual for, que se chama Deus. Já encontrei pessoas que me disseram que sentem muita falta de algo que ela não sabe definir o que é. Deus fez todas as pessoas, do sopro do seu Espírito, ou seja, nós, seres humanos, temos partículas de Deus correndo em nosso DNA e precisamos nos alimentar de Deus, para sermos completos e nos achar.

Nessa busca, do que não se sabe o que é, mas que é Deus, as pessoas vão dançar, vão beber, vão se divertir, ficar com os amigos, ai começam a namorar um, e outro e mais outro e de repente a sua cama está poluída de gente que ela mal está reconhecendo e ela começa a não se reconhecer, pois ela nota que não era isso que sonhou para a sua vida.

Mas eu tenho uma boa noticia pra você: Deus te ama, do jeito que você é. Deus nos ama apaixonadamente. Para Ele, você não está perdida, você é criação direta de Deus e Deus te ama. Deus odeia o que te faz mal, mas ele ama o ser humano.

Se você entende o mínimo de Biologia, vai entender que nessa corrida genética, na hora da fecundação houve uma corrida de milhares de bebês ainda não formados. Você venceu. Você correu mais. Você chegou em primeiro. E você chegou em primeiro, e nasceu, por que era da vontade de Deus. Você não é um erro biológico, você é escolha direta de Deus. Deus queria que você nascesse. Todos os seres humanos, nasceram por vontade direta de Deus. Ninguém nasceu sem a vontade de Deus.

A FUGA DA REALIDADE É UMA ESQUIZOFRENIA

Um dia eu tive uma visão de uma mulher, dona de casa, de uns trinta e poucos, quarenta anos, que estava saindo de um bar com uma garrafa de alguma coisa na mão. Eu não entendi a visão a principio, mas depois fui orando e foi surgindo em minha mente o assunto. Eu entendi que Deus me ensinava sobre a esquizofrenia. Eu pensei numa mulher, dona de casa, mãe de filhos, boa esposa, boa cozinheira, que tem necessidades, fomes não satisfeitas e se vê obrigada a sair de casa e beber, até esquecer de sua realidade, formando outra realidade. Ai está a chave: formar outra realidade. Essa outra realidade é virtual, ela não existe. Ai entendi por que os homens bebem – fuga da realidade. E entendi por que o travesti – sobretudo esse – é do jeito que é. O travesti, o homossexual, tipifica, simboliza, a fuga perfeita da realidade. O homossexual sua realidade é tão dura que ele quer ser outra pessoa. E a radicalidade é tão grande que ele quer ser uma outra pessoa completa, até mesmo de outro sexo, indo contra a sua natureza. Para o travesti, a sua realidade, seu mundo, sua vida, é dura demais.

Outro que também simboliza essa fuga, além do homossexual, é o drogado. O drogado não consegue lidar com a realidade, que pode ser o desemprego, o dinheiro curto, o casamento ruim, a família ruim, a vida ruim, a comida ruim, um mundo ruim. Pois para o drogado tudo é ruim, nada está bom. Ai ele usa a droga para fugir um pouco da realidade. Mas a droga age durante só alguns minutos. Só que a “brisa” dura só alguns minutos. O resto é mal estar mesmo. A droga tem a capacidade de levar a pessoa para outro mundo, outra realidade, durante algum tempo. Muito pouco tempo.

A bebida também. A bebida também tem a capacidade de tirar a pessoa da realidade durante algum tempo, muito pouco tempo. Assim como o drogado usa mais droga para sair mais desse mundo, a bêbada vai beber mais para sair mais desse mundo. A vontade não é beber, se olharmos lá no fundo da alma. A vontade é preencher um vazio que não sei qual é. E que já te disse que é Deus.

Poderemos nos surpreender, com amigos e familiares que conhecemos no calor do lar e que é outra pessoa nas luzes da balada. A bebida desinibe a pessoa, dando uma euforia e acaba com os filtros do que pode fazer e falar. A menina bêbada vai ficando desbocada, falando palavrões, respondona, chata, humilhando as outras pessoas, desagradável. Por mais bonita que seja, ninguém agüenta muito uma pessoa desagradável e que fica falando palavrões sem parar e humilhando os outros. Isso pra não dizer que o bêbado começa a falar de marcas de bebida. Começou a falar de marcas de bebida, é o fundo do poço.

A fuga da realidade seja bebendo, se drogando, sendo homossexual , ou se viciando de alguma forma, com algo que o tire da sua realidade, é uma esquizofrenia. Isso mesmo. A fuga da realidade é uma espécie de loucura. O drogado, o bêbado, o homossexual, são pessoas esquizofrênicas. Não saber lidar com a realidade é uma esquizofrenia, uma loucura. Não é normal.

A ORAÇÃO COMO TERAPIA

O que é que você não sabe lidar? Essa é a grande pergunta. Sabe como a gente resolve isso na Igreja? A gente ora. Oração é falar tudo para Deus. Oração é entregar o coração e falar o que dói, onde dói e por que dói. Deus viu o que causou nossas mágoas, Ele estava ali, naquele momento. Ele não quis o nosso sofrimento, mas Ele viu. A Bíblia diz que Deus é encontrado de quem o busca e não de quem não o busca. A oração serve como uma grande terapia, onde lavamos a nossa alma e falamos o que nos dói e por que dói.

Mas a oração tem algo mais. Ela tem respostas. Nós oramos a Deus e conforme a gente vai orando, Deus vai nos respondendo. Quanto mais a gente ora e fala de verdade o que nos dói, Ele vai revelando onde ir, o que falar, com quem falar, onde deixar de ir e vai direcionando a nossa vida para melhor. Uma pessoa por mais problemática que esteja, abandonada pela família, desconhecida dos que ela ama, ainda assim terá sempre um amigo, um ombro amigo, para chorar as pitangas: Deus. Mas a oração, é bom saber, é uma via de mão dupla. A gente ora e vamos obtendo respostas de Deus e começamos assim a lidar com o que dói. As dores da alma. A menina que bebe, ela tem dores na alma. Ela tem mágoas. Alguma coisa aconteceu que a feriu. Sua alma está adoentada. Ela só bebe por que não tem coisa melhor pra fazer. Ela não sabe o que fazer.

A BEBIDA COMEÇA INOCENTE, MAS DEPOIS COBRA SEU PREÇO

Para as mulheres o vicio cobra mais. Um pastor amigo evangeliza o Cemitério da Cachoeirinha. Lá tem um contingente de gente drogada que dorme nos túmulos vazios. Da um nó no estômago olhar para os “Filhos da Droga”, que são as crianças que nasceram de pai e mãe drogado que mora no Cemitério. Dia desses o irmão estava entregando marmitex lapelas dez horas da noite e estava chovendo e eu vi um casal muito jovem, de drogados. A menina parecia ter uns quinze anos, baixinha, linda de morrer. Eu creio que se ela tivesse outra vida poderia até ser modelo. Mas estava ali, com seu namorado também muito jovem. Estava eu e a minha família no carro e todos vimos. O irmão entregou o marmitex para os dois e disse que eles praticamente moravam ali, debaixo da sacada do ponto de ônibus, ao lado do Hospital Cahoeirinha. Estava chovendo, frio e fiquei com muita dó daqueles dois.

O irmão foi então explicando para nós que o drogado é reconhecido por que em geral ele fica descalço. Ele perde o sapato de alguma forma e seus pés estão sujos. Quase sempre se reconhece um drogado pela falta de sapato no pé, sendo esse um dos últimos estágios da droga, que ataca qualquer um. A droga não escolhe idade, sexo, ou dinheiro. Outra coisa que ele nos disse é que a droga cobra muito mais das mulheres. Pois a mulher quando não tem como pagar a droga vende o corpo, se prostitui, para se drogar. Isso causa feridas enormes, abertas, não curadas na mulher.

Talvez as meninas que vão para a balada beber, não se deram conta ainda, por que talvez tenham um emprego, uma casa, uma família – ainda -, que ela pode estar se prostituindo. A profissional do sexo transa por dinheiro. Um estágio baixo é a menina transar por uma dose. Ai é o fim.

A troca de parceiros ainda jovem. Namorar um, namorar outro, é um sinal de prostituição. Existem pessoas que nunca casaram formalmente, na Igreja e no cartório, mas informalmente passaram por todas as fases de um casamento ruim. Elas conheceram alguém, ficaram com alguém, moraram com alguém e se separaram ruidosamente, da pior maneira possível, com pratos e panelas voando. Alguns saíram desses relacionamentos ruins, com filhos nos braços. Algumas mulheres chegam a não amar o filho, por que foi fruto de um relacionamento fracassado que não deveria ter tido nunca. E não deveria mesmo. Ai vem o próximo, e o próximo e o próximo. Alguns com menos de trinta anos já casaram sem nunca terem casado, moraram junto, e se divorciaram sem casar, com um, com dois, com vários. Isso é prostituição.

Algumas meninas que passaram por esses casamentos, sem ser casamento, desistiram de encontrar o homem ideal e passaram a sair com qualquer gato pingado. Agora qualquer pé rapado, com dinheiro pra pagar uma dose é um pretendente. O poço só vai se afundando cada vez mais. Ai além da bebida, acumula relacionamentos ridículos no currículo.

CONCLUSÃO

Não se iluda esse artigo não é para você que bebe se sentir bem, é para você se sentir podre e entender que precisa de ajuda. Se está acontecendo tudo isso ai, é por que você está podre e precisa reconhecer isso para pedir ajuda. A primeira coisa que a pessoa tem que fazer para sair da vida ruim é compreender que está vivendo uma vida podre, apodrecida.

E seu não estou deixando de ser bíblico ao te dizer isso. A maior carta do Apóstolo Paulo é Romanos. O livro contém, 16 capítulos e durante 7 deles, Paulo vem demonstrando que todo mundo pecou. Todo mundo errou. O judeu e o não judeu, igualmente pecaram contra Deus. Um dos maiores livros da Bíblia diz durante 7 longos capítulos que está todo mundo errado e merece o castigo divino, que já estão sofrendo nessa vida. Quem está fazendo errado já esta pagando de alguma forma. No caso das mulheres que bebem, ela já está pagando com sua aparência que vai ficando feia a cada dia, com seu caráter que vai perdendo valores a cada dia, com seus relacionamentos, onde adquiriu um “dedo podre”, ou seja: aprendeu a escolher só gente ruim para estar ao seu lado. Também, como quer encontrar um bom marido numa balada? Está no lugar errado. O bom moço está trabalhando, estudando e cuidando da sua vida.

Uma coisa que a Igreja de hoje faz errado e muito errado, é tentar ajudar o pecador, para que ele se sinta melhor. Isso é um erro primário e bobo. Segundo a Bíblia o pecador precisa saber que está no pecado e que precisa pedir perdão e misericórdia a Deus, para que Ele possa ter misericórdia e mudar a sua vida. Deus tem poder e capacidade de mudar a sua vida ruim em uma vida boa? Sim, Ele tem, mas isso depende de você se entregar a Ele e pedir misericórdia e andar com Ele. Mas eu não quero ir para a Igreja, pode dizer alguém. Mas eu não estou mandando você ir para a Igreja, eu estou falando para você começar a andar com Deus e o futuro pertence a Ele. Hoje em dia se oferece primeiro a Igreja e depois se oferece Deus. Inverteram o processo.

Esse artigo não para você ler e achar bonitinho e continuar acreditando que beber é um bom negócio, não é. O meu pai era encanador e chegou a ter um oficina onde comandou quarenta homens. Ou seja, ele chegou a ganhar muito dinheiro. Que gastou tudo com prostitutas, com farra, com bebedeiras. Não nos deixou uma casa, um carro, ou uma bicicleta velha. Com uns cinqüenta e poucos ele estava morando na rua, como indigente. Aluguei pra ele um cômodo num lugar e ele ficou ali até o fim da vida, com 78, se não me engano. Eu cresci vendo o meu pai chegar altas horas bêbado, brigando com todo mundo e cheirando a perfume barato.

Você menina, vai pagar pra ver, até onde a bebida vai te levar? Eu posso te dizer agora, nem precisa esperar muito. Se continuar a beber você vai ficar velha, feia, sem dentes, sem emprego, uma daquelas pingucinhas de bar. Sabe aquelas tiazinhas que o pessoal fica tirando um sarro. Essas um dia foram crianças, viraram meninas, adolescentes, mulheres e acabaram na porta do bar. Todas têm uma história. Enquanto é tempo ainda da pra mudar a sua. Não espere mais. Não pague pra ver. Não acredite no diabo que diz que a bebida é melhor do que Deus.

E como é que eu paro de beber? – pode alguém perguntar. É muito simples: não bebendo. Sofra a abstinência. Ore a deus, peça ajuda e Ele vai ajudar. Deus te ama. Não se abandone. Não se perca. Ainda tem jeito. Sempre tem. Com Deus sempre tem.

Amém

Fique na paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 24/10/2019
Código do texto: T6777908
Classificação de conteúdo: seguro