OS MINISTÉRIOS DA TRINDADE

Existem muitas maneiras de se estudar a Bíblia. Nós que a estudamos, fazemos isso, por que queremos saber mais de Deus e de nós. Uma das maneiras que podemos estudar a Bíblia é de forma microscópica, observando o texto de forma bem de perto, lendo as vírgulas, e como a palavra foi escrita no original. Essa forma é muito válida e é uma maneira. A maioria da Igreja e dos cristãos, usam essa fórmula para estudar, ler e pregar a Bíblia. Mas existe uma outra maneira que é macroscópica, ou com um binóculo. Imagine você lendo a Bíblia com um binóculo. Ler a Bíblia com um microscópio quer dizer ler de muito perto, mas com um binóculo é ler de longe.

Imagine uma mapa. Você pode ler um mapa com uma lupa, olhando de perto o nome das ruas e a geografia do lugar. Mas você pode também estudar o mapa de uma forma mais de longe, olhando mais de cima. Quando digo estudar a Bíblia com microscópio, quero dizer observando a Bíblia de maneira mais ampla. Como se você estivesse olhando para o capítulo que você estuda, mas sem esquecer dos capítulos anteriores e dos posteriores. Ler a Bíblia com binóculo pode ser tentar compreender o livro interio de vez e não apenas os capítulos.

Aqui, nesse estudo, eu exagero e tento compreender de uma vez só, todo o ministério da Trindade. Tendo responder algumas perguntas, como qual é a o ministério de Deus no Antigo Testamento; qual é o ministério de Jesus nos Evangelhos, e qual é o ministério do Espírito Santo na Era da Graça.

Separar a Trindade em momentos, não significa que a Trindade não esteja nos outros, mas sim que enxergamos mais essa pessoa da Trindade, em alguns momentos, mais do que as outras pessoas da Trindade, no mesmo momento histórico.

1. O MINISTÉRIO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

CRIADOR – A primeira coisa que a gente vai observar sobre Deus é que Deus é criador. A primeira frase da Bíblia é: “No princípio Deus criou”. Entendemos que não existia nada anterior a Deus. Deus vivia uma perfeita e feliz vida eterna, antes de criar. Mas por algum motivo, Deus resolveu criar.

O primeiro movimento de Deus que a gente observa na Bíblia é a Criação. Deus criou o Céu, os anjos, o Universo, o homem. Mas o homem pecou e Deus então fez o seu segundo movimento: Deus fez uma promessa.

A PROMESSA DE UM FILHO DA LINHAGEM SANTA – Deus sabia que o homem iria pecar, no exato momento em que pensou criar o homem. No Jardim o homem pecou o pecado da desobediência, porém Deus prometeu à mulher que Ele daria um filho que resolveria o problema do pecado. Deus então faz o seu terceiro movimento: gerou uma nação e lhe deu uma religião para gerar um filho.

A RELIGIÃO DE ISRAEL – Deus escolhe, protege e preserva uma linhagem santa que daria origem a um filho, o Filho: Jesus. Dentre todas as nações do mundo, Deus escolheu Israel, que foi criada por direção exclusiva de Deus, com a meta clara de dar à luz um filho. Filho esse que daria solução ao pecado, que é o que causou a separação entre Deus e o homem. A grande meta de Israel era gerar um Filho Santo. Mas para isso acontecer, Israel deveria ter santidade. Deus então elabora o Sistema Sacrificial, que é a maneira divina de dar o mínimo de santidade ao povo israelita, para que possam gerar uma semente santa. A religião de Israel era apenas religião. Religião é seguir normas e leis externas à pessoa, do lado de fora da pessoa, que na verdade não podem transformar o interior, a alma, o espírito da pessoa. A religião de Israel, o Sistema Sacrificial era bom e elaborado para salvar o povo, porém tinha a falha estrutural de ser externo, não dentro da pessoa. Por mais sacrifícios que se fizessem, ainda assim o Sistema Sacrificial era falho.

No Sistema Sacrificial, o pecador colocava a mão na cabeça do animal inocente e isso simbolizava que o seu pecado era transposto para o animal inocente, que seria sacrificado no lugar do homem pecador. A religião é externa e isso não pode curar a alma adoentada. Deus então faz uma nova promessa. Ele diz que nos últimos tempos o Espírito Santo seria derramando sobre toda a carne. Isso significa a promessa do Espírito Santo.

ACABANDO COM O A MALDADE NO MUNDO - O próximo movimento de Deus então é acabar com toda a maldade no universo. Daniel observou bem, que Deus estava trabalhando e orou, para compreender o que Deus estava fazendo e se alinhar ao que Deus estava fazendo. Neemias, no cap. 1, fez a mesma coisa. Sabendo da situação ruim que os israelitas estavam vivendo, Neemias esteve jejuando e orando, no versículo 4, até que subiu uma oração no seu coração e ele orou, a partir do versículo 5. Ele jejuou e orou até ter uma oração revelada a orar.

Imaginamos que Deus só vai acabar com a maldade nos últimos tempos, mas não é só isso. Deus sempre foi trabalhando, desde sempre, para acabar com as situações de maldade. Deus proveu um Jardim mas o homem pecou, Deus então proveu um culto através de Abel. A humanidade se corrompeu, Deus proveu a Arca de Noé. Nínive se corrompeu, Deus mandou Jonas. O mundo estava perdido, Deus mandou Jesus. E até a Tribulação é uma tentativa de fazer a humanidade se arrepender.

Deus crê muito que as situações de maldade podem ser revertidas, senão não haveria de trabalhar com a hipótese da conversão e restabelecimento de um homem completo, pleno, cheio do Espírito. Deus está preocupado sim, se os governos são ruins e maltratam o povo. Através de Paulo Deus mandou orar pelos governantes. Se o problema é físico, devemos orar e repreender a doença. Se o mal está na vida financeira, devemos orar, jejuar e sermos sábios para nos reconstruirmos e refazer nossas vidas financeiras. Deus manda estudar, Deus manda o trabalhador se aperfeiçoar, se especializar, no seu afazer.

PROMESSA DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO - O próximo movimento Deus é uma nova promessa. No fim dos tempos todos teriam dentro de si a religião de Deus. No fim dos tempos a religião não estaria do lado de fora das pessoas, mas dentro delas. O próprio Espírito de Deus estaria dentro de nós. O Espírito paira sobre todas as coisas, mas nós só recebemos Dele quando nos conectamos com ele, através de uma vida santa, de cultuarmos, de orarmos, ao lermos a Bíblia, ao nos santificarmos, ao trabalharmos nos afazeres da Igreja.

ESCOLHENDO UM PAI PARA SEU FILHO – O impressionante é que o Filho Prometido era o Filho de Deus. Ele tinha prometido o seu Filho que viria ao mundo para salvar o mundo dos seus pecados. O nosso problema é o pecado, não Satanás, ou o mundo, mas o pecado, o meu pecado, o nosso pecado. Deus disse para Moisés: Cuida da Lei. Deus disse para Elias: Cuide da Profecia. Deus disse para José: Cuide do meu Filho.

2. O MINISTÉRIO DE JESUS NOS EVANGELHOS

UNIÃO HIPOSTÁTICA – Nós precisamos saber três coisas básicas sobre Jesus, que deve sempre permear os nossos corações. Disso não podemos nos esquecer nunca. Qualquer estudo ou palavra sem esses elementos é incompleta. A União Hipostática, que é um termo Teológico cunhado na Idade Média, na Reforma Protestante, fala sobre Jesus ser cem por cento homem e cem por cento Deus. Aprendemos nessa Doutrina que Jesus não veio sabendo que era Deus, mas que ao decorrer dos Evangelhos ele vai se apresentando como Deus, até não haver dúvidas mais.

UM HOMEM NA DIREÇÃO PERFEITA DO ESPÍRITO – A segunda coisa que devemos ter em mente a respeito de Jesus, sempre, é que ele era um homem na perfeita direção e vontade do Espírito Santo. Jesus foi o nosso exemplo de um homem no Espírito. Jesus era cheio do Espírito no ventre da mãe, no nascimento, quando criança, na juventude, no amadurecimento, no ministério e sempre foi cheio, até na Cruz, o que ocasionou a sua ressurreição.

Jesus nos ensinou nos Evangelhos, pelo exemplo, que devemos orar, jejuar e esperar recebermos direções do Espírito. Nós devemos desejar revelações e quando acontecer, crer e andar por elas. A principal coisa do Ministério de Jesus foi mostrar que dá sim, para ser um homem, ou uma mulher cheios do Espírito, na direção do Espírito. Jesus nos ensinou como: orando, jejuando, crendo, andando na revelação.

RESIGNIFICADO DE DEUS – Jesus conseguiu com uma única palavra resignificar o grande Deus do antigo Testamento, chamando-o de Pai. Jesus dizer que Deus é Pai, muda tudo o que entendemos e compreendemos do Deus do Antigo Testamento. Um Deus que era longínquo e bravo, agora é tão próximo, ao ser chamado de Pai, que qualquer pessoa no mundo compreende isso imediatamente.

3 - O GLORIOSOS MINISTÉRIO DO ESPÍRITO (2 Cor 3.8)

MINISTROS DE UMA NOVA ALIANÇA - “Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso? Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça! Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável. E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece! Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.” 2 Coríntios 3:6-12

Paulo nos ensina que somos ministros de uma Nova Aliança. E faz uma comparação ao Antigo Testamento, chamando-o de letra, se referindo às Leis do Antigo Pacto. Não somos da letra, mas do Espírito.A comparação é absolutamente desigual. Ai ele nos fala que andar pela letra, mas não pelo Espírito , mata. A letra, a religião, mata. O Antigo Ministério foi gravado com letra em pedra, mas mesmo esse ministério falho, tinha tal glória que os israelitas não poderiam olhar para o rosto de Moisés, depois que ele se encontrou com Deus, pois brilhava muito forte. Mas essa glória era desvanecente, ela ia apagando, diminuindo, até acabar de vez.

Paulo então fala que a glória que vem do Espírito é superior. Segundo ele o Antigo Testamento foi o ministério que trouxe condenação, e o ministério do Espírito será o ministério que trará justiça. Ele esta se referindo de um lado à crucificação de Jesus (a condenação) e o julgamento de todas as coisas (da Tribulação em diante). Mas ele continua dizendo que o que tinha glória, agora não terá glória, com a glória insuperável. Isso encerra de vez o Antigo Testamento. E se o que estava se desvanecendo manifestou glória, quanta não será a glória do que permanece, ou seja, vai caminhar para a eternidade?

O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO (2 COR 3.8) – Algumas Doutrinas temos que voltar no tempo para reestudá-las. Uma dessas é sobre o Espírito Santo. O Trinitarismo dos sécs III e IV, nos fala que a Trindade nas suas relações uns com os outros são considerados como um todo, coiguais, coeternos e consubstanciais, e "cada um é Deus, completo e inteiro. Ainda assim, a idéia que perpassou pelo tempo, é que o Espírito Santo é uma parte da Trindade subalterna, menor. Criou-se na mentalidade das pessoas que o Espírito Santo, por se mostrar como uma figura parda da Trindade, é subalterno, menor, inferior. Outro erro é chamar a Trindade de 1ª pessoa da Trindade, ou 2ª, ou 3ª, como se algum deles fosse menor do que os outros. Deus é a Trindade. A Trindade é Deus.

No Ministério do Espírito, o que nós temos agora é uma nova relação de Deus com o homem. No Antigo Testamento Deus criou uma religião, que religasse o homem desligado do Espírito Santo. Era imperfeito por que era externo, do lado de fora da pessoa, apenas religião, fatos a se cumprir e não vida a se seguir. A religião não é instintiva, o Espírito em nós é. É natural andar no Espírito, nem percebemos. Orar é fácil no Espírito, na carne, na velha natureza, é um peso enorme. No Espírito é fácil ir para a Igreja, na carne é insuportável.

O Ministério do Espírito é o religar do nosso espírito humano, que morreu no Jardim, ou perdeu a presença de Deus no Jardim, a presença do Espírito Santo e agora, nos últimos tempos, se religa novamente ao Espírito, pela obra da Cruz de Cristo, que pagou o preço, para que isso fosse possível. Através de Cristo nós estamos ligados ao Espírito de Deus novamente.

LINGUAS NÃO É SINAL DO BATISMO DA IGREJA – Diminuem muito o Ministério do Espírito Santo, ao restringi-lo apenas ao Batismo da Igreja, dizendo que o Batismo é falar em línguas. A Doutrina Pentecostal atual não avança muito além disso, ou seja, a incompreensão da obra do Espírito Santo é completa. As pessoas estão na Igreja e hoje é o ministério do Espírito, mas as pessoas não sabem o que é o Ministério do espírito e nem como ele opera. Parece até que a única coisa que a grande promessa de Deus no Antigo Testamento era só dar dom de línguas para algumas pessoas, pois Paulo fala claramente em 1 Coríntios que nem todo mundo via falar em línguas. Nem todos vão ter o dom de línguas.

O sinal do batismo da Igreja é o Ministério do Espírito. Como diz um pastor: Vamos melhorar isso ai. Ou será que o sinal do Ministério do Espírito é o Batismo da Igreja? Me parece que o ultimo é o mais acertado.

O SINAL DO MINISTÉRIO DO ESPÍRITO É O BATISMO DA IGREJA – A promessa não era que viria uma Igreja que falaria em línguas, mas que o Espírito de Deus seria derramado sobre todas as pessoas. E então saberão que eu estou no meio de Israel.

“Então vocês saberão que eu estou no meio de Israel. Eu sou o Senhor, o seu Deus, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será humilhado.

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.” Joel 2:27,28

O BATISMO DO CRISTÃO É DIFERENTE DO BATISMO DA IGREJA – Batismo significa rito inicial, ou começo de alguma coisa. Todo Israel foi batizado no Mar Vermelho, de uma única vez, para estarem aptos para entrarem como um povo na Terra Prometida. Jesus foi batizado nas águas do Jordão, para iniciar o seu Ministério. A Igreja foi batizada no Espírito, em Atos 2, no derramar do Espírito. O crente foi batizado num único Espírito, quando aceitou a Jesus.

“Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito.” 1 Coríntios 12:13

Algumas pessoas fazem uma confusão, achando que nós cristão fomos batizados em Atos 2. Em Atos 2 foi o inicio da Igreja. Porém as pessoas que aceitaram a Jesus, durante as eras, não foram até Atos 2 para aceitarem a Jesus, elas aceitaram a Jesus no seu tempo, onde estavam. Nós somos batizados no Espírito, ou temos nosso espírito recriado, ou reconectado, no momento da nossa conversão. Um pastor explicou isso muito bem. Ele nos disse que a sua avó o levava para a Escolinha Dominical, desde que ele tinha uns sete ou oito anos. Ele continuou a ir à Igreja e quando estava fazendo uns dezoito anos, de repente ele sentiu, agora eu sou crente. A conversão dele demorou a juventude dele todinha e ele nem percebeu. O Espírito Santo foi trabalhando nele e com ele e ele nem percebeu. Ele disse que foi ouvindo a palavra, fazendo parte disso e daquilo, crendo e um dia sentiu no seu espírito que agora ele era crente.

Nós dizemos que a pessoa é batizada no Espírito, ou é crente, no momento que aceita a Jesus, mas o mais correto era dizer que ela iniciou sua conversão quando aceitou a Jesus, e um dia, ela será batizada no Espírito, ou terá o seu espírito com plena visitação do Espírito de Deus. Batismo no Espírito é a reconecção do espírito humano - que perdeu a conecção no Jardim do Éden, através do Pecado Original - agora reconectado ao Espírito, na conversão, através de Cristo.

O Batismo da Igreja foi em Atos 2, mas o do cristão foi em 1 Cor. 12.

A ERA DA IGREJA É JUNTO COM A APOSTASIA – A Era da Igreja, ou Era da Graça, inicia no Batismo da Igreja em Atos 2 e vai até a Volta de Jesus, no final da Tribulação. Ao mesmo tempo que temos a Era da Graça, temos correndo paralelo a Era da Apostasia. Enquanto o Espírito Santo está sendo derramado sobre toda a carne, a Apostasia está causando cada vez mais efeitos e tirando a fé das pessoas. Jesus disse algo sobre isso em Lucas 18.8.: Quando o Filho do Homem voltar, encontrará fé na terra?

O SIGNIFICADO DO BATISMO DA IGREJA – O significado do Batismo eé dizer que a Igreja iniciou sua obra, seu ministério, que é ganhar o mundo para Cristo. Para isso Deus derramou Dons aos homens. (1 Cor 12) Os Dons de Poder, ou Dons do Espírito são dons da palavra, dons de cura e dons de revelação. Os Dons do Ministério, que são dados diretamente por Cristo, estão em 1 Cor 12.29. Apóstolos, evangelistas, profetas, pastores e mestres (ou professores, pregadores).

O SIGNIFICADO DO BATISMO DO CRENTE - O batismo do crente é de ordem pessoal. Se o Batismo da Igreja é para trabalho, o Batismo do cristão é para transformação pessoal, da sua natureza humana. O Espírito vai trabalhar no crente para que a sua natureza caída seja transformada em nova natureza. Gálatas 5 nos fala do contraste da velha natureza e da nova natureza.

CONCLUSÃO

Assim aprendemos algumas diferenças básicas nos Três Ministérios da Trindade na Bíblia e aprendemos um pouco mais sobre nós. No Antigo Testamento Deus trabalhou para que Israel gerasse um Filho. Nos Evangelhos Deus demonstra em Cristo como é um homem no Espírito. E depois da ressurreição de Jesus, Deus ensina, através das Cartas do Apóstolos, o que é viver no Espírito.

Amém

Fique na paz de Cristo.

pslarios
Enviado por pslarios em 22/10/2019
Código do texto: T6776323
Classificação de conteúdo: seguro