SÉRIE: APOCALIPSE 1 “OS SETE GRUPOS DE SETE”

Talvez a primeira coisa que a gente observa, ao ler Apocalipse, é a quantidade de grupos de sete que o livro contém. São sete grupos de sete principais, mas há ainda outros. Para resumir, pois é muita coisa, o numero sete em Apocalipse aparece em 11 capítulos, ou 54 vezes. São muitas as referências. O número sete na Bíblia tem o significa de plenitude, perfeição, totalidade, algo acabado, finalizado, perfeito.

Os grupos de sete principais são:

1. As sete Igrejas do Apocalipse

2. As sete cartas de Apocalipse

3. Os sete Espíritos de Deus

4. As sete bem aventuranças

5. Os sete selos

6. As sete trombetas (Ap 8.6)

7. As sete taças

SETE CARTAS PARA SETE IGREJAS DE APOCALIPSE

Foi revelado a João o estado de apenas sete Igrejas onde seriam mandadas mensagens no livro de Apocalipse. Existiam outras Igrejas nesse tempo, mas essa stipificavam a totalidade do que Jesus queria que a Igreja soubesse. São elas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, e Laodicéia. Todas as cartas para as sete Igrejas tem o mesmo formato, mudando apenas a mensagem:

1. Apresentação

2. Elogio (Laodicéia não tem elogio)

3. Reprovação (Esmirna e Filadelfia não tem reprovação)

4. Conselho

5. Promessa

Na Doutrina Dispensacionalista, as sete igrejas são sete períodos que a Igreja vai passar, sendo assim a primeira vai suceder, com seus eventos e promessas, à segunda, que também vão ocorrer seus problemas e promessas, e isso até o final. Porém a história mostra que não bate a Doutrina com os fatos. Não aconteceu da maneira que a Doutrina quer demonstrar, então a Doutrina Dispensacionalista, a respeito das Igrejas, é uma teoria falha. A melhor maneira de entender as sete cartas para as igrejas é que as cartas falam de todas as Igrejas, em todos os tempos e as sete igrejas representam todas as igrejas, em todos os tempos, em qualquer lugar. Ou seja, juntamente com a pregação do Novo Testamento, não deve faltar a pregação das Cartas de Apocalipse para as Igrejas.

Apocalipse é um livro bastante complicado, porém não é intransponível. Mas infelizmente a Igreja não se esforça em adentrar o livro e fica quase sempre pregando apenas até o cap. 3, onde terminam as cartas para a Igreja. Dificilmente vemos alguém pregando além do cap. 3 e quando assim o fazem, a pregação muitas vezes deixa a desejar.

Dia desses um amigo pastor nos disse que foi chamado a pregar numa Igreja e que iria pregar Apocalipse. Eu fiquei animado, a princípio. Eu lhe perguntei o que ele iria pregar de Apocalipse, no que respondeu: As Cartas, é lógico. Ai me desanimou e entristeceu. Apocalipse não é um livro impossível de entender ou de pregar, só exige um pouco mais de esforço. Apocalipse tem 22 caps. e a Igreja só prega três deles, quando prega.

OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS

Quem são esses sete Espíritos de Deus? As passagens bíblicas onde essa expressão é utilizada nos dizem o seguinte:

1. Em Apocalipse 1:4, os sete Espíritos de Deus são mencionados na saudação introdutória do livro.

2. Em Apocalipse 3:1, Jesus se apresenta à igreja em Sardes como sendo aquele que “tem os sete Espíritos de Deus”.

3. Em Apocalipse 4:5, na visão do trono de Deus, os sete Espíritos de Deus aparecem relacionados à figura de sete lâmpadas que estão diante do trono.

4. Em Apocalipse 5:6, na visão de Cristo exaltado recebendo das mãos do Pai o livro selado com sete selos, os sete Espíritos de Deus enviados por toda terra são mencionados em conexão com os sete chifres e os sete olhos do Cordeiro.

Isaías 11 é a chave. Isaías fala de Jesus e das características do Espírito Santo que estariam nele. “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” Isaías 11:2

Se observarmos corretamente essas descrições do Espírito Santo, vamos notar que essas características estão na Igreja do Novo Testamento.

1. Espírito do Senhor – ou Espírito Santo

2. Sabedoria

3. Entendimento

4. Conselho

5. Fortaleza, ou poder

6. Conhecimento

7. Temor do Senhor

Essas descrições do Espírito Santo que repousaria em Jesus, segundo Isaías, são características que foram dadas à Igreja de Cristo. Os sete Espíritos do Senhor que estão diante do Trono é a Igreja que contém os sete espíritos de Deus, ou as sete qualidades principais do Espírito Santo dada à Igreja.

AS SETE BEM-AVENTURANÇAS

As bem-aventuranças em Apocalipse, que significam bênçãos, são auto-explicativas.

1. “Bem-aventurado o que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; pois o tempo está próximo”. – Apoc. 1:3

2. “Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, porque as suas obras os acompanham”. – Apoc. 14:13

3. “Eis que venho como ladrão; bem-aventurado aquele que vigia e que guarda as suas vestes, para que não ande nu, e vejam a sua vergonha”. – Apoc. 16:15.

4. “Disse-me Ele: Escreve: Bem-aventurados os que têm sido chamados à ceia das bodas do Cordeiro?. Disse-me ainda: Estas são verdadeiras palavras de Deus”. – Apoc. 19:9

5. “Bem-aventurado e santo é o que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem poder, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante os mil anos”. – Apoc. 20:6

6. “Eis que venho depressa. Bem-aventurado o que guarda as palavras da profecia deste livro”. – Apoc. 20:7

7. “Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham poder na árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. Apoc. 22:14

Apocalipse é um livro que foi escrito num momento de crise para a Igreja e serve à ela até hoje e será de grande proveito principalmente quando esses últimos acontecimentos acontecerem. Podemos nos fiar nas bênçãos de Apocalipse para termos esperança de vitória sobre qualquer problema.

OS SETE SELOS

Os sete selos é descrito em Apocalipse 5.1. Os Sete Selos foram abertos pelo Leão de Judá. Judá era geralmente o reino entregue ao príncipe herdeiro de Israel. Jesus na tradição cristã, é o Rei dos reis, e não o príncipe herdeiro. O Leão de Judá é uma referência deliberada direta a um príncipe digno "do sangue de Cristo". Os sete selos foram abertos, um a um, pelo Cordeiro.

Cada abertura de um dos selos é seguida por um evento ou uma série de eventos. Apocalipse 6:1: "E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê". A visão do Livro dos Sete Selos foi referida por João, em Apocalipse. Quando cada um dos quatro primeiros selos é aberto, um cavalo e seu cavaleiro aparecem. Estes são geralmente referidos como Cavaleiros do Apocalipse.

Na abertura do primeiro selo surge um cavalo branco, que representa o Anticristo, com sua falsa inocência e paz, que governa o mundo (Apocalipse 6:2).

Na segunda abertura do livro, surge outro cavalo, desta vez vermelho, ao qual foi dada a ordem de que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros (Apocalipse 6:4).

Ao abrir do terceiro selo, João vê um cavalo preto, que segurando uma balança faz ofertas exorbitantes; o que significaria a escassez dos produtos e seus preços exorbitantes. Este cavalo representa a fome, a penúria, as trocas injustas (Apocalipse 6:4).

Na abertura do quarto selo surge o último dos quatro cavaleiros, que é a representação da fome, da peste e da destruição, do qual o que estava assentado sobre ele havia a palavra Morte, e o Inferno o seguia (Apocalipse 6:7-8).

A abertura do quinto selo é seguida por uma visão daqueles que foram "mortos por causa da palavra de Deus" (Apocalipse 6:9).

Quando o sexto selo é aberto, há um grande terremoto, e os sinais aparecem no céu. (Apocalipse 6:12,14) Além disso, 144.000 servos de Deus são "selados” nas suas testas, em Apocalipse 7.

Quando o sétimo e último selo é aberto, sete anjos com suas trombetas começam a soar, um por um. Os acontecimentos do Sétimo Selo são subdivididos pelos eventos seguintes, ao soar de cada trombeta. Este selo é aberto em Apocalipse 7, e a sétimo trombeta não soa até Apocalipse 11.

Em resumo:

• Primeiro Selo - Conquista mundial, Cavalo branco;

• Segundo Selo – Conflito e guerra, Cavalo vermelho;

• Terceiro Selo – Fome e escassez, Cavalo preto;

• Quarto Selo – Morte, Cavalo Amarelo;

• Quinto Selo – Visão do martírio, ou mártires;

• Sexto Selo – Perturbações “cósmicas” ou sinais do céu, e a marcação dos 144 mil;

• Sétimo Selo – Soar das sete trombetas dos sete anjos e o Juízo Final.

AS SETE TROMBETAS

As sete trombetas são tocadas uma por vez, por sete anjos e os eventos que se seguem são descritas em detalhes a partir de Apocalipse capítulo 8 a 11. De acordo com Apocalipse 8:1-2, os anjos começam a soar suas trombetas após a quebra do sétimo selo.

As Sete Trombetas e as pragas do Egito - flagelos semelhantes

Vejamos como as 7 trombetas do Apocalipse têm características semelhantes às pragas do Egito:

1ª trombeta: Apc. 8:7 - 3ª parte da terra queimada - no Egito a saraiva queimou as plantações - Êxodo 9:22-25/cumprimento literal

2ª trombeta: Apc. 8:8-9 - 3ª parte do mar em sangue - no Egito águas do rio e das casas tornaram-se em sangue - Êxodo 7:19-21/cumprimento literal

3ª trombeta: Apc. 8:10-11 - 3ª parte da água doce envenenada/cumprimento literal

4ª trombeta: Apc. 8:12 - 3ª parte da terra em trevas - igual às trevas do Egito - Êxodo 10:21-27/cumprimento literal

5ª trombeta: Apc. 9:1-12 - Gafanhotos c/ poder de escorpiões atormentarão aos homens q/ não têm o sinal de Deus por 5 meses - no Egito, gafanhotos destruíram plantações/Êxodo 10:4-18/cumprimento literal

6ª trombeta: Apc. 9:13-18 - 3ª parte da humanidade morta c/ fogo, fumo e enxofre - no Egito morte de todos os primogênitos pelo exterminador - Êxodo 12:29-30/cumprimento literal

7ª trombeta: Apc. 11:15-19 - Apc. 10:7 - I Cor. 15:51-52 - Jo. 6:39 - Volta de Cristo p/ buscar todos os seus/cumprimento literal.

AS SETE TAÇAS

É inevitável não fazer um paralelo entre as Sete Trombetas e as Sete Taças.

Aqui, praticamente temos uma chave de entendimento de Apocalipse. Os selos, trombetas e taças, são eventos que ocorrem paralelos uns aos outros. Ou seja, praticamente ao mesmo tempo. Assim como algumas coisas ocorrem umas atrás das outras, por outro lado tem eventos que ocorrerão ao mesmo tempo.

Esboço de Apocalipse 16:

16.1 – 2: A primeira taça

16.3: Segunda taça

16.4 – 7: Terceira taça

16.8,9: Quarta taça

16.10,11: Quinta taça

16.12 – 16: Sexta taça

16.17 – 21: Sétima taça

Continua...

Amém.

Fique na paz

pslarios
Enviado por pslarios em 16/10/2019
Código do texto: T6771154
Classificação de conteúdo: seguro