PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,29-32)(14/10/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, a presença de Cristo em meio à nós é o sinal visível de Deus, antes invisível aos olhos de nossa naturalidade. No início da Carta aos Hebreus, assim meditamos: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra."
.
Com efeito, são Paulo na primeira leitura de hoje apresenta o seu perfil apostólico aos fiéis da comunidade de Roma, falando de Cristo e da esperança da vida eterna que Ele nos trouxe, mostrando aos seus leitores que eles também já participam das mesmas graças das comunidades por ele fundadas. Diz ele: "Entre esses povos [que receberam a graça da salvação por meio da pregação da Boa Nova] estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo."
.
Enquanto que no Evangelho desta liturgia aqueles que haviam escutado as Palavras de Cristo e viram os sinais e prodígios que realizou, pediram um sinal do céu para nele crer, ao que o Senhor respondeu: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas."
.
Caríssimos, aqueles que procedem mal mesmo que vejam um sinal do céu não acreditarão, pois a fé é um dom de Deus e não fruto de uma exigência egoísta e totalmente descabida. Quem se aproxima de Jesus para lhe ouvir e pôr em prática as suas palavras, de imediato encontra a graça de que tanto necessita, porque tudo é possível àquele que crê.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.