A vida além da humana subsistência.

Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem, neste mundo, aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. (João 12:25). Num outro estudo já falamos sobre que vida devemos deixar para que a vida floresça em nós. Hoje trataremos da vida que floresce ao deixarmos de lado a vida regrada pelo egoísmo.

Há uma diferença significante entre existir e viver. Existir é simplesmente deixar que os pulmões respirem e o coração pulse. Viver significa viver em um mundo onde tudo vale a pena, onde há paz na alma, alegria no coração e alegria em cada instante. Pois em nós está a viva certeza de que há uma vida a nossa espera depois do tumulo.

Em uma oportunidade alguém escreveu um epitáfio muito amargo a respeito de uma pessoa: "Nasceu homem e morreu comerciante." Pode-se substituir a palavra comerciante por qualquer ofício ou profissão. Mas o comerciante se encaixa bem aqui, pois muitos de nós seguem pela vida comerciando a própria vida.

Seja pela roupa cara, seja pela fama, seja pelo poder ou até pelo melhor lugar numa sociedade e pôr fim no templo ou em uma igreja. Jesus em uma certa feita advertiu sobre isso (ler, Mat 23:1-11). Mas a vida brilha quando deixamos de lado toda a sede egoísta e nos empenhamos no servir em amor e verdade.

Jesus trouxe aos da época uma nova visão da vida. Eles viam a glória como uma conquista, a aquisição de poder, o direito a governar, a fama e o prazer de ser cumprimentado nas praças, mas Jesus ensinava que a glória era uma vida de serviço, e que para Ele era a uma cruz. Ensinou a eles e a nós que a vida real só chega por meio da morte; que unicamente se entregarmos a vida ganharemos; que a grandeza só chega pelo serviço em amor e verdade.

E até hoje muitos de nós não entendeu esse vivo ensinamento. E seguimos em busca de uma falsa segurança nas coisas e nos bens materiais, esquecendo-se de amar e respeitar o próximo. Esquecendo-se de que a verdadeira vida espiritual está em servir a Deus servindo aquele que necessita de nossa ajuda. Pois quando dedicamos um tempo de nossa vida para ajudar e amar o próximo semeamos vida num mundo de subsistência.

A vida real chega até nós quando compreendemos que o sorriso que brilha no semblante do próximo ao vencer, supera em milhões de vezes o prazer da própria vitória. E que vencer a nós mesmo é a maior vitória de vida. Paulo deixou claro isso ao dizer: Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. (Flp 1:21) ler também (Flp 1:18-30).

E se faz bem lembrar que a vida em Cristo só pode florescer com a morte do ego. Ou seja, morre o si mesmo egoísta, competitivo para nascer o ser amoroso em Cristo Jesus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 13/10/2019
Código do texto: T6768321
Classificação de conteúdo: seguro