DEMÔNIOS: INVENÇÕES E VERDADES

O que é verdade e o que é mentira sobre os demônios?

Essa questão se os anjos são todos demônios caidos é uma das mais fáceis de responder, porque no próprio modo de se referir aos demônios chamando-os de "anjos maus", já revela quem eles eram e o que se tornaram. A referência do termo *anjo unido ao termo de *mau, já trata da origem desse ser, que é angelical, e posteriormente da sua queda. Realmente essa expressão anjo-mau torna impossível qualquer possibilidade de que os demônios não tenham sido anteriormente anjos.

É verdade quando dizem que Deus não criou nenhuma criatura má. Assim como o fogo sobe para o alto assim que é aceso, os anjos assim que são criados imediatamente se voltam para Deus. É necessário dizer isso porque os que dizem que o mal tem origem instantânea -- como afirmam os maniqueus --, pecam por não discernir noções corretas de como se dá a criação em sua origem.

Os maniqueus dizem que o Diabo é a origem do mal, e que o Diabo se tornou mal imediatamente após ser criado. Portanto, como eu disse, refutado está essa falsa doutrina, pois não pode haver criação simultânea entre a inclinação para o bem e para o mal.

Ao ser criado, todo anjo e toda criatura realiza uma inclinação para o bem. Toda criatura criada por Deus é boa, tanto por uma bondade infusa em sua criação, pela graça, quanto por inclinação natural para o seu bem enquanto criatura, voltada para o criador. Donde se diz que Deus os criou perfeitos. Todas as coisas que Deus, nós céu e na terra fez, foram feitas perfeitas, com inclinação para a obediência segundo a equidade das coisas. Na criação imediata não há lugar para a operação do erro. E quado se diz que o Diabo peca desde o começo, não é desde o começo em que foi criado, mas desde o começo em que começou pecar. "Desde o começo", quer dizer que ele nunca parou de pecar desde que começou pecar.

O pecado dos anjos que os tornou demônios passou a acontecer quando surgiu a primeira claudicancia, a primeira tibieza, a primeira negação da justiça de Deus. Aqui já podemos dizer quem são os demônios: Os demônios são anjos caídos que rejeitaram a justiça de Deus. E aqui também cabe revelar um mistério que está no livro de Genesis, que é o seguinte: Assim que Deus criou a luz, antes de existir qualquer criatura vivente, Deus separou a luz das trevas. Antes de chegar ao quarto dia, que foi quando Deus fez o sol e a lua, os limites da luz e das trevas já estava dado, já estava estabelecido. Assim que Deus criou os dois luminares, segue novamente a expressão: "para seperar luz e trevas", "o luminar maior para iluminar o dia e o menor para iluminar a noite".

Essa separação se trata de uma sentença. Em sua pré-ciência, antes de criar qualquer coisa Deus já sabia que nem todas as criaturas aceitaram a sua luz, então Deus separou luz e trevas. Essa separação feita já no início, assim que a luz foi feita, quer dizer que Deus preferiu a luz e preteriu as trevas. Tudo que se opusesse à luz seria rejeitado e separado da luz. A luz separada das trevas é uma referência ao Verbo Divino, e as trevas é tudo o que se oporia ao Verbo Divino. É isso que significa a primeira distinção entre luz e trevas feita no Genesis. Só pode separar luz e trevas àquele que tem a presciência de qualquer queda antes mesmo de qualquer coisa cair.

O primeiro anjo a cair foi o Querubim, um anjo de estatura elevada, mas inferior aos Serafins. Um serafim não pode pecar, porque os Serafins representam na criação o Amor de Deus, que é o Espirito Santo. Enquanto os Querubins eram representantes do Verbo Divino, os Serafins eram e são representantes do Espírito Santo. Ora, é necessário dizer isso porque a queda do Querubim tem a ver com Trindade, e não com o Ser Supremo em si. Na ordem das distinções o Querubim pecou porque quis ser igual à Deus, não igual ao Supremo Ser, mas sim igual a primeira pessoa da Trindade, o Deus pai, o Querubim quis ser o criador, o que obviamente é impossível, porque a Criação já havia sido provida NO PRINCÍPIO, a saber, em JESUS.

Quando um Anjo é criado [e todos os anjos foram criados simultaneamente] no mesmo instante, imediatamente, eles ficam sabendo que todas as coisas pertencem ao Filho de Deus, isso está dito com todas as palavras no livro de Hebreus 1:14: "Não são TODOS ELES administradores (ministros) à favor dos que hão de herdar à salvação". Todos os anjos sabem que foram feitos para isso, para realizar a vontade de Deus segundo Cristo. Essa é a Justiça de Deus que o Querubim rejeitou. Foi uma rejeição da ordem das coisas criadas em Cristo. Como representante da ciência, o Querubim rejeitou a ciência Divina, por onde se diz que eles não contemplam mais o Verbo Divino, pois agora existem em trevas: "E Deus fez separação entre luz e trevas". Tudo o que não é segundo o Verbo Divino está em trevas, separado eternamente da luz. Só os anjos que permanecem na luz, assistem diante de Deus.

Quantos anjos de quantas herarquias cairam? Ora, a quantidade de anjos são infinitas, são multidões de multidões, absolutamente mais que a multiplicação de qualquer matéria. A quantidade de criaturas físicas, comparada as quantidades de anjos criados, não são nada. Donde não se tem como precisar quantos anjos caíram, nem mesmo dizendo que foi uma terça parte, que é uma linguagem simbólica. O que se dá pra dizer é que caíram anjos de todas as hierarquias, exceto das de Serafins e Tronos. Os anjos dessas duas hierarquias simplesmente não podem pecar. Caíram querubins, principados, potestades, que se trata das hierarquias responsáveis pela ciência e pelo poder. Ciência e poder, foi o que os levou à pensar que poderiam ser iguais ao Criador. Portanto, todo demônio, seduzido pelo Querubim, foram seduzidos pela inveja. Eis o pecado da soberba, impondo a queda.

O pecado dos anjos caídos foi imposto por exortação, como quem é convencido por um clamor falso. Os anjos caídos foram seduzidos por exortação. E ao cair, se tornaram privados de muita coisa, mas não lhes foi tirado a ciência e o poder (o luminar menor) que já lhes pertencia. Todavia, tudo o que tem a ver com luminar maior, o sol da justiça, lhes foi tirado: "o príncipe desse mundo nada tem em mim". Os anjos caídos foram todos privados da luz Divina, da relação com o Filho, logo, de qualquer relação direta com a Trindade, etc. Foram todos separados da Luz como havia previsto a presciência Divina, por isso eles nada têm em Cristo Jesus. A inclinação dos anjos caídos, para o mau, se tornou permanente, como uma aderência impossível de reverter, donde se diz que os demônios crêem mas estremecem. Esse crer significa que os demônios têm plena lucidez que Deus é todo poderoso, e esse estremecer significa rejeição à esse poder.

Os anjos caídos só se submetem à Deus pelo medo que eles tem do juízo. Ao ver Jesus eles estremecem de medo, dizendo "já vieste nos atormentar?". Por que os demônios dizem isso? Ora, os demônios sabem que estão reservados ao fogo, a extinção, de modo que o medo do tormento, a expectativa do juízo, é absoluta e permanente. Quando dizem "não nos mande para fora do país", não é porque são territoriais, e sim mero medo de serem mandados para o abismo. Não existe nada do tipo 'demônios territoriais' como inventaram, todos os demônios continuam livres e lúcidos, podendo ir e vir e agir em qualquer lugar e como bem entenderem. O tormento é sempre em relação ao juízo. E chamar um espírito de imundo, é só a forma de comparar o nível da queda deles em relação ao que originalmente eram. Demônios são anjos que se tornaram entenebrecidos por se afastarem da luz.

Eu poderia dizer muito mais sobre os anjos caídos, mas creio que essa notícia por hora é suficiente.

YESHUÁ
Enviado por YESHUÁ em 13/10/2019
Código do texto: T6768193
Classificação de conteúdo: seguro